Ya'juj e Ma'juj

12-04-2009 02:02

Dando sequência aos artigos sobre os sinais da aproximação do Fim do Mundo, desta vez falaremos acerca do reaparecimento dos Ya’juj e Ma’juj, conhecidos também em termos bíblicos como Gog e Magog.

 

São uma comunidade descendente de Yáfice, filho do profeta Nuh (AS) (Noé). Consta no livro de Daniyál (AS) de que eram descrentes e bárbaros na Mongólia e Manchúria e governaram a Turquia e a China por vários anos, antes da vinda do profeta Issa (AS) (Jesus).

Segundo o Al-Qur’án, Zul-Qarnain chegou a um local onde algumas pessoas lhe queixaram sobre os males causados pelos Ya’juj e Ma’juj e pediram-lhe que erguesse uma barreira de modo a protegê-los dos mesmos:

“Até que quando chegou a um lugar entre duas montanhas, encontrou aquém delas um povo que mal compreendia uma palavra (da língua dos outros povos). Eles disseram: Ó Zul-Qarnain! Os Ya’juj e Ma’juj fazem estragos na terra; acaso poderemos pagar-te um tributo para que erijas uma barreira entre nós e eles? Ele disse: Aquilo pelo qual o meu Senhor me habilitou é melhor (do que o tributo). Ajudai-me pois, com uma força (de homens) e erigirei entre vós e eles uma barreira: Trazei-me blocos de ferro. Até que quando nivelou o espaço entre duas montanhas, disse: Soprai! Até que, quando (com o sopro) tornou vermelho o ferro, em blocos como fogo, disse: Trazei-me cobre fundido que deitarei por cima dele (i.e. do ferro). Assim (os Ya’juj e Ma’juj) não puderam escalá-la nem abrir nela qualquer brecha. Disse (Zul-Qarnain): Isto (a feitura desta barreira) é uma misericórdia do meu Senhor. Quando chegar a (Hora da realização da) promessa do meu Senhor, Ele reduzi-la-á em pó; e a promessa do meu Senhor é verdadeira. Nesse Dia, deixaremos que eles avancem massivamente uns entre os outros, a trombeta será soada e depois reuni-los-emos a todos.” [Al-Qur’án 18:93-99]

 

Estas duas comunidades são bastante numerosas e são também descendentes de Ádam (AS) (Adão), conforme consta no Bukhari e Musslim: “ALLAH dirá (no Dia de Quiyámat): Ó Ádam! Este responderá: Eis-me ao Teu dispor. ALLAH dirá: Avançai aqueles que estão destinados ao Fogo. Ádam dirá: Quem são esses que estão destinados ao Fogo? ALLAH dirá: De entre mil, 999 vão para o Inferno e um para o Paraíso. Nessa altura, as crianças tornar-se-ão cinzentas e toda mulher grávida irá parir. Ele dirá: De entre vós existem duas nações que nunca se juntaram sem que destruíssem as coisas – os Ya’juj e Ma’juj.

 

Portanto, segundo o Al-Qur’án, Zul-Qarnain ergueu a barreira para evitar que eles emergissem. Eles somente reaparecerão pouco antes do Fim dos tempos, quando lhes for concedida a permissão para saírem. E quando isso acontecer, sairão em multidão como ondas dos oceanos. Consta no sagrado Al-Qur’án:

“Até ao dia em que Ya’juj e Ma’juj forem soltos (for aberta a barreira) e todos eles se apressarem a sair para fora de cada vertente das montanhas, então estará próximo o cumprimento da verdadeira promessa. E eis os olhares fixos dos descrentes, que exclamarão: Ai de nós! Estávamos no desleixo; aliás, fomos injustos.” [Al-Qur’án 21:96-97]

 

Certa vez, o profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam) visitou Zainab bint Jah’sh (RTA) num estado muito agitado, dizendo: “Não existe divindade para além de ALLAH! Ai dos árabes, por um mal que se aproxima. Um buraco como este se abriu na barreira dos Ya’juj e Ma’juj (fazendo um círculo com o polegar e o indicador)”. Zainab (RTA) disse: “Ó Rassulullah (sallallaho alaihi wassalam)! Será que nós seremos destruídos, mesmo existindo pessoas piedosas entre nós”? Ele respondeu: “Sim, caso o mal seja espalhado”. [Bukhari]

Consta num Hadice relatado por Musslim em que o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: “A seguir, Issa ibn Mariam virá a um povo em que ALLAH os protegerá dele (i.e. do Dajjál); ele (Issa) limpará o rosto deles (do povo) e anunciar-lhes-á os seus graus no Paraíso. Enquanto isso estiver a acontecer, ALLAH revelar-lhe-á: Eu libertei alguns servos Meus e ninguém conseguirá lutar contra eles; levai os Meus servos (piedosos) para segurança no Tur (para a montanha, onde estarão seguros).

 

Seguidamente ALLAH enviará os Ya’juj e Ma’juj que se afluirão de locais elevados. O primeiro de entre eles passará pelo lago Tabariyyah (na Palestina) e beberá toda sua água; o último de entre eles passará pelo mesmo local e dirá: “Outrora havia água neste local”, ou seja, apenas notará indícios de ter havido água aí. O profeta Issa (AS) e seus companheiros estarão cercados (no Tur); (nessa altura, devido às dificuldades) a cabeça dum touro será mais almejada para qualquer um deles do que cem dinares são para qualquer um de vós (hoje). Issa (AS) e seus companheiros rogarão a ALLAH, e ALLAH enviará vermes sobre os seus pescoços (i.e. dos Ya’juj e Ma’juj) e na manhã seguinte todos eles perecerão.

 

Seguidamente, Issa (AS) e seus companheiros descerão e não encontrarão uma porção de terra sem que esteja ocupada com putrefacção e fedor deles. Issa (AS) e seus companheiros implorarão a ALLAH, e Ele enviará pássaros com pescoços como o dos camelos Bakht (que possuem pescoços longos), que os carregarão (aos Ya’juj e Ma’juj) e os atirarão onde ALLAH lhes ordenar.

Seguidamente, ALLAH enviará chuva que nenhuma casa ou tenda escapará dela, que limpará a terra e a deixará como espelho (i.e. limpa).

 

Num outro Hadice também relatado no Musslim, consta que eles prosseguirão até chegar ao monte Al-Khumr e dirão: “Nós matamos os que estão na terra, agora vamos matar os que estão nos céus”. Seguidamente, atirarão flechas para o céu e ALLAH retorná-las-á cobertas de sangue. Segundo Abu Hurairah (RTA), o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: “Ya’juj e Ma’juj cavam diariamente até poderem ver os raios solares; então, o responsável deles diz: Regressem e continuarão amanhã. Enquanto isso, ALLAH restaura o mesmo tornando ainda mais forte do que antes, (continuando assim) até que chegue o tempo deles (saírem) e ALLAH desejar enviá-los à humanidade. Eles cavarão até puderem ver os raios solares e o seu responsável dirá: Regressem e poderão cavar novamente amanhã, Inshá-Allah; desta vez ele dirá Inshá-Allah (se ALLAH quiser). No dia seguinte, eles virão e notarão que o buraco está como haviam deixado; continuarão a cavar e sairão para junto da humanidade.

 

Eles beberão água e as pessoas se refugiarão deles nas suas fortalezas. Atirarão flechas para os céus e estas voltarão cheias de sangue, pelo que dirão: Nós derrotamos as pessoas da terra e esmagamos os povos celestiais. Seguidamente, ALLAH enviará vermes sobre os seus pescoços, que lhes aniquilará. O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: Por Aquele em cujas Mãos está a minha alma, as bestas da terra engordarão com as suas carnes.” [Tirmizi, Ibn Májah]

 

Consta também na Bíblia o seguinte: “Quando se tiverem completado os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá para seduzir as nações que estão nos quatro cantos da Terra – Gog e Magog. Ele as reunirá para o combate; seu número será como a areia no mar. Eles invadirão toda a extensão da terra e

investirão contra os acampamentos dos santos e a cidade bem-amada, mas descerá um fogo do céu e os devorará.” [Apocalipse 20:7-9]

—————

Voltar