Salatul - Tahajjud

11-04-2009 23:16

O Al-Qur’án, assim como os Hadices, refere o Salátul-Tahajjud com inúmeras e ímpares virtudes.

Consta nos Hadices que durante a última porção da noite, ALLAH dirige aos Seus servos, cheio de misericórdia e benevolência, sendo felizardo aquele que fôr abençoado de alguma forma.

 

ALLAH diz:

“E durante a noite, prosta-te diante d’Ele, e glorifica-O durante a longa noite.” [Al-Qur’án 76:26]

“E em algumas partes da noite (também) pratique a oração (voluntária). Com isso (isto é, recitar o Qur’án no Salát) como um Salát (oração) adicional para ti, talvez assim teu Senhor te eleve a uma posição louvável (isto é, honra de intercessão no Dia de Quiyámah).” [Al-Qur’án 17:79]

 

E diz ainda:

“Ó tu, encoberto nas vestes! Levanta-te e ora durante a noite, excepto durante um pouco; a metade dela ou um pouco menos, ou um pouco mais. E recita o Qur’án (em voz alta) num estilo lento (Tartil).

Por certo, Nós vamos revelar-te palavras de grande peso. Na verdade, o levantar-se à noite (para a oração) é muito duro, mais forte e bom em impressões, e mais adequado para (compreender) a palavra (de ALLAH).

Na verdade, durante o dia tens ocupações prolongadas com afazeres normais. Recorda o nome do teu Senhor e dedica-te a Ele com uma completa devoção.” [Al-Qur’án 73:1-8]

 

ALLAH também elogia aos que praticam o Salátul-Tahajjud, dizendo:

“Os seus flancos levantam-se do leito invocando o seu Senhor com temor e esperança, e gastam em caridade daquilo que Nós lhes concedemos. Ninguém sabe pois, o que lhes reservamos para a frescura dos olhos, como recompensa daquilo que costumavam fazer.” [Al-Qur’án 32:16-17]

 

O significado de Tahajjud

 

Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Na última terça parte da noite, O nosso Senhor, O Glorioso, desce para os céus da terra (isto é, para o céu mais próximo da terra) e proclama: Existe alguém que Me pede (isto é, que faz Duá) para que Eu lhe possa conceder o seu pedido? Existe alguém que Me implora (algo) para que Eu lhe possa satisfazer? Existe alguém que busca o Meu perdão para que Eu lhe possa perdoar?[Al-Bukhari e Musslim]

 

O termo “desce” utilizado nesta narração é de entre os termos considerados ambíguos (Mutashabihát); o seu significado real só ALLAH é que sabe. Essa forma de “descer” é uma forma compatível a Ele mas desconhecida para nós. Nós somente cremos no Hadice e no Seu descer. Portanto, aqueles que conseguem perceber isto sentem dificuldade em dormir nas suas confortáveis camas, no lugar de deixá-las em troca de busca do perdão, da misericórdia e benevolência de ALLAH.

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Depois dos Salátes obrigatórios, o Salát mais elevado é o que é praticado no meio da noite, isto é, o Tahajjud.[Musslim]

E numa outra narração de Abu Umámah (que Allah esteja satisfeito com ele), o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Vocês deveriam fazer o Tahajjud, pois isto é uma prática das almas piedosas antes de vós; é uma forma especial de procurar o contentamento do vosso Senhor, remover os maus efeitos do pecado e protegervos das transgressões das Leis Divinas.[At-Tirmizi]

 

Depreendemos deste Hadice que desde outrora, o Tahajjud foi sempre uma prática dos piedosos, e também uma fonte de procurar e obter o contentamento de ALLAH para connosco. Essa prática possui a qualidade de obliterar os efeitos maléficos dos pecados e consequentemente, evitar-se a repetição da prática dos mesmos. Segundo um Hadice relatado por Al-Bukhari e Musslim, Mughira Bin Sho’ba (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) ficava de pé no Salátul-Tahajjud durante muito tempo, ao ponto de os seus pés ficarem inchados. Foi-lhe perguntado porque é que esforça-se excessivamente na oração, sabendo que todos os seus pecados tanto do passado como do futuro já foram perdoados? Ao que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “Sendo assim, não deverei eu ser-Lhe um servo mais grato (por este favor extraordinário)?”

 

A recomendação da sua prática

 

Consta numa narração de Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) em que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Que a bênção de ALLAH esteja sobre o servo que acorda à noite e pratica o Salátul-Tahajjud e também acorda a sua esposa, e ela também faz o Salát; porém, se ela não acorda (devido ao sono), ele salpica ligeiramente água ao rosto dela. E similarmente, que a bênção esteja com a serva que acorda à noite para o Salátul-Tahajjud e também acorda o seu marido, e este também pratica o Salát; porém, se ele não acorda, ela salpica ligeiramente água ao rosto dele.

 

Segundo um Hadice relatado por Musslim, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou que existe um tempo durante a noite em que se o servo pedir (a ALLAH) algo de bom neste e noutro mundo, Ele conceder-lhe-á; isto aplica-se a todas as noites.

Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) narra que O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Essas práticas, nomeadamente o misswák, o Salátul-Witr e Tahajjud são facultativas para vós mas obrigatórias para mim.” Portanto, o Salátul-Tahajjud é uma prática bastante recomendada tanto no Al-Qur’án como nos Hadices. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) e os Sahábas praticavam rigorosa e assíduamente este Salát.

 

Maulana Muhammad Yussuf Binnori (que Allah esteja satisfeito com ele) recomendava aos seus alunos a acordarem no Tahajjud e dizia que o Al-Fajr é para todos, porém aqueles que estão no Caminho de ALLAH, deveriam efectuar um maior esforço e acordarem no Tahajjud.

 

Modo de execução do salat

 

Um grande Álim aconselhou que para qualquer problema ser resolvido, independemente do seu tamanho, acorde durante a noite, faça 2 rakátes (Nafl) e deite 2 lágrimas (no Duá). Começe então a pôr em prática este magnífico Salát e verá a diferença na sua vida. Experimente fazê-lo com fé, esperança e convicção em ALLAH e verá a Sua ajuda em todos os assuntos. ALLAH gosta que você Lhe peça; Ele é Rico, Generoso e responde ao Duá do necessitado. Peça-Lhe com humildade e sinceridade. Para Ele nenhum problema é grande ou difícil.

 

A hora de Tahajjud começa após o Salátul-Ishá e termina no início de Subh-Sádiq (Sehri). O melhor momento para efectuar o Salátul-Tahajjud é a última terça parte da noite, i.é, dividindo-se o tempo entre o pôr-do-Sol e a hora de Sehri (Subh- Sádiq) em três partes, a última delas é que representa a hora mais adequada para o Tahajjud.

 

Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que no Salátul-Tahajjud, algumas vezes o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) recitava (Al-Qur’án) em voz alta e noutras vezes em voz baixa [Abu Dawud].

Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) praticava treze rakátes durante a noite, incluindo o Witr e dois rakátes de Sunnat de Al- Fajr [Musslim].

 

Noutra narração, Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) menciona sete, nove e onze rakátes, além dos dois Sunnat de Al-Fajr [Al-Bukhari]. Portanto, o Tahajjud é composto no mínimo por dois e no máximo por doze rakátes.

 

Abdullah Ibn Abbass (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que certa noite ele ficou com o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). Quando chegou a hora de Tahajjud, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) levantou-se, limpou os dentes com misswák, fez Wudhú e durante aquele tempo, recitou os versículos 190 a 200 do Surah Ál-Imran. De seguida, levantou-se e fez dois rakátes com um prolongado Quiyám, Ruku e Sajdah. Depois voltou para a cama e dormiu (por um curto espaço de tempo), começando a ressonar. Ele fez isso três vezes (isto é, acordar, limpar os dentes com misswák, fazer Wuzú e dois rakátes com um longo Quiyám, Ruku e Sajdah). Daí que fez 6 rakátes (além dos dois primeiros rakátes) e de cada vez, limpava os dentes com misswák, fazia Wuzú e recitava aqueles versículos do Surah Ál-Imran. E mais tarde fez os três rakátes de Al- Witr.

 

Seguidamente, o Muazzin deu o Azán para Al- Fajr e naquele momento ele recitava o seguinte: Allahum-maj’al fi qalbi núrun, Wa fi lissáni núrun.

Que traduzido quer dizer: “Ó ALLAH! Ilumine o meu coração e ilumine a minha língua; ilumine os meus ouvidos e olhos, e ilumine à frente e atrás de mim, em cima e em baixo de mim. Ó ALLAH! Ilumine-me”. [Musslim]

—————

Voltar