Tayammum (a ablução simbólica)

14-04-2009 16:30

A purificação é uma condição fundamental e a água é o meio essencial para realizá-la, mas se não houver água no lugar onde residir ou por onde estiver a viajar, ou mesmo se houver mas se a pessoa estiver doente e for prejudicial o seu uso, ou a água esteja contaminada, etc., Deus estabeleceu um substituto para as abluções, o ''tayammum'', onde se emprega, ao invés de água, uma pedra, areia ou um punhado de terra limpa. Esta é uma facilidade concedida, pela preocupação com as pessoas, e um sinal da importância da purificação.

 

Diz Deus no Alcorão Sagrado surata 5 versículo 6:

''Ó crentes! Sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o vosso rosto, as mãos e os antebraços, até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas, e lavais aos pés, até aos tornozelos. E quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou houverdes tocado as mulheres, e não encontrardes água, recorrei a terra limpa e esfregai, com ela vossos rostos e mãos. Deus não deseja vos impor carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.'' 

 

O ''tayammum'' é um purificação por meio da terra, que substitui a água no caso dela  não estar disponível. Não é o propósito do ''tayammum'' cobrir o rosto e as mãos de pó, pelo que, se após feito o ''tayammum'' restar algum vestígio de terra nas mãos, pode-se soprá-la.

Na verdade o propósito do ''tayammum'' é o de fazer algo que compense as abluções, para que ninguém possa abster-se de fazer as orações nas horas determinadas e nem se acostume a adiá-las ou fazê-las com relaxamento, com a desculpa de não ter encontrado água.

 

O ''tayammum'' foi estabelecido para os casos de grande necessidade. As almas crentes o aceitam com total tranquilidade de espírito e o consideram uma concessão generosa de Deus a está nação, que veio para facilitar o cumprimento das obrigações religiosas.

 

Como se Faz o Tayammum

 

Quando houver falta de água para as abluções, impõe-se o ''tayammum''. Escolha uma terra, pedra ou areia que sejam limpas, ou seja, sem vestígios de impureza. Tenha em mente a intenção de praticar a ablução, e diz-se:

''Bismillahir Rahman Rahim'' (Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso)

Põe-se as mãos abertas com os dedos bem esticados, sobre a terra. Espalma-se, assim, a terra , levantando as mãos rapidamente e soprando o resto de poeira. Em seguida passa-se as duas mãos pelo rosto.  Em seguida passa-se uma mão sobre a outra, até a altura dos pulsos. 

 

Graças a esta simples operação pode-se realizar a oração, como se tivesse sido feitas as verdadeiras abluções. Se ao levantar de manhã, a pessoa achar que está impura e não encontrar água, deve fazer o ''tayammum'' conforme foi ensinado e isto será suficiente, como se tivesse feito as abluções.

 

Devemos ter sempre no coração, a intenção de estarmos nos purificando e pronunciar o nome de Deus, enquanto se estiver fazendo o ''tayammum''. 

As regras do ''tayammum'' são as mesmas que as da ablução. Porém, anulam-se quando encontramos água. Com o mesmo ''tayammum'' pode-se fazer o número de orações obrigatórias ou voluntárias que se queira, até que aconteça algo que o anule ou que se encontre água.

 

—————

Voltar