Tauhid: A Unicidade de Deus

10-04-2009 23:36

O que realmente significa «Não há outra divindade além de Deus, o Único.»?

 

Para falarmos sobre esse assunto, as nossas melhores referências seriam tiradas do Alcorão e dos dizeres (ou ditos) do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). Se olharmos o Alcorão e os dizeres dos Profetas que Deus enviou, veremos que a principal questão que eles acentuaram foi o monoteísmo (tawhid), ou seja, a de adorarmos somente a Todo-Poderoso Deus, e não Lhe atribuirmos qualquer parceiro ou semelhante, de nenhum jeito.

 

Em todos os lugares que lemos, no Alcorão, nós vemos que o Profeta sempre chamou a atenção do seu povo para isto:

«Adorai a Deus, porque não tereis outro deus além dEle! Não (O) temeis?». Cap. 23, vers. 32

Deus relembra as pessoas, ao lhes dizer:

«E que Me agradecêsseis, porque esta é a senda recta.». Cap. 36, vers.61

Todos os muçulmanos, nas suas orações diárias, dizem:

«Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda». Cap 1, vers. 5

 

Isso é um sinal e uma afirmação feita pelo indivíduo de que ele está a adorar tão somente ao Todo Poderoso Deus, sem Lhe adicionar qualquer parceiro ou companheiro. O leitor deve estar lembrado da estória de como o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) iniciou a sua mensagem.

 

Ele chamou a atenção das suas gentes, e as congregou no sopé do Monte Safa, próximo à Ka’aba, e lhes perguntou: «Se eu vos disser que há um exército por trás desta montanha que veio para invadir a vossa cidade, acreditar-me-eis?» Responderam: «Sim, porque nunca soubemos que mentiste anteriormente!» Ele lhes disse: «Há um só Deus e eu sou o Seu Mensageiro». Depois ele lhes disse: «Se acreditardes na Unicidade de Deus, vós governareis o mundo».

 

O esforço por Tawhid

 

Para nós parece-nos simples dizermos: «Não há uma divindade além de Deus», porém, por que tinha o Profeta de espalhar essa ideia entre o seu povo, e por que foi necessário que permanecesse em Makka por treze anos para lhes ensinar o significado de «Não há outra divindade além de Deus», e de como deveriam praticá-lo em suas vidas quotodianas? Essa é uma questão que merece ser estudada.

 

A nossa religião, o Islão, é chamada de «a religião da unicidade», isto é, Tawhid. O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) uma vez disse:

«A fé é uma árvore com setenta galhos; o mais alto deles é a afirmação de que não há outra divindade a não ser o Deus Único e o mais baixo deles consiste na retirada dos obstáculos perigosos dos caminhos.»

 

Com tudo isso em mente, que coisas dão alguma reflexão da crença num Deus Único (Tawhid)?

  1. A palavra ou o termo Tawhid, por si só, significa a unicidade de Deus; que Ele é o Único que deve ser cultuado, e que os seus conselhos e mandamentos devem ser seguidos.
  2. Cultuarmos tão somente a Deus significa anularmos todas as outras falsidades, quer sejam seres humanos, como um rei, um governante, ou uma coisa não vivente, como dinheiro, ou uma posição adquirida, como fama ou influência.
  3. Cultuar a Deus significa: «Cultuarmos a Deus como se O víssemos, porque mesmo que não O vejamos, Ele nos vê.»
  4. A pessoa cultuar a Deus significa submeter-se a Ele de todo o espírito e coração, de toda a mente; significa dedicar todos os seus (deles ou delas) desejos, feitos, actos, motivos e tudo o mais que lhes (a eles ou elas) foi outorgado, tão somente a Ele.
  5. Cultuarmos tão somente a Deus é darmos sempre prioridade às Suas ordens em detrimento a tudo o mais, a despeito dos nossos próprios interesses ou dos interesses de outrém. A esse respeito, Deus diz: «Ó crentes, não vos anticipeis a Deus e ao Seu Mensageiro, e temei a Deus, porque Deus é Omniouvinte, Sapientíssimo.» Cap. 49, vers. 1
  6. Embora o muçulmano deva ser correspondível quanto ao governo, quanto a um grupo ou uma associação, ou qualquer outro organismo, é sua obrigação, como muçulmano que submeteu todo o seu ser tão somente a Deus, apontar o certo do errado, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Alcorão e pelo Sunnat.

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: "Qualquer um que ver o erro terá que mudá-lo com todas as forças das suas mãos. Se não puder, que o faça com a língua (com argumentos), se não puder, que o faça como o coração, sendo, isto, a mais fraca fé que a pessoa possa ter."

 

A melhor porfia para o agrado de Deus é dizermos a verdade, mesmo na frente de um governante tirano e corrupto; é como o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) diz: "A melhor porfia (jihad) é uma afirmação verdadeira dada perante o governante transgressor."

 

"Não há outra divindade além de Deus"

 

Tentemos, portanto, deixar que nossas vidas quotidianas reflictam o conceito da unicidade (tawhid), e creiamos que de facto somos muçulmanos em primeiro lugar, em último lugar, em todos lugares, que submetemos a nossa vontade, os nossos intentos, feitos e actos, inteiramente a Deus; e deveremos tentar aplicar o Islão nas nossas vidas quotidianas, porque ele é um completo modo de vida, não importando quais sejam os obstáculos e empecilios, e não importando quais sejam as suas fontes.

 

Tentemos o melhor de nós para sabermos o que "não há outra divindade além de Deus" realmente importa, e tentemos o melhor que possamos para vivermos e praticarmos os seus significados nas nossas vidas do dia a dia. É realmente surpreendente vermos como, nos primórdios da história do Islão, um pequeno número de muçulmanos era capaz de governar o mundo inteiro, e como hoje mais de 1200 milhões de muçulmanos não podem governar a si mesmos. A única explicação é que os nossos antepassados e ancestrais entendiam realmente o signifi cado e as implicações do "Não há outra divindade além de Deus".

 

Eles viviam de acordo com essas duas circunstâncias e se conscientizavam do significado do dizer do Profeta, quando lhes dizia: Se acreditardes em "não há outra divindade além de Deus" governareis todo o mundo, ao passo que nós, da presente geração, estamos vendo os resultados da tradição (hadice) em que o Profeta Mohammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) predisse: "O mundo vos irá atacar em todas as direcções e de toda a forma, assim com um grupo de comensais famintos se acerca dos seus pratos." Seus companheiros perguntaram: "Ó Mensageiro de Deus, seremos então a minoria?" Ele respondeu: "Pelo contrário! sereis muitíssimos, mas ireis parecer como a espuma da água corrente."

 

Revivamos o significado do "não há outra divindade além de Deus" em nossas mentes e nossos corações, e actuemos de acordo com isso. Peçamos o perdão de Deus.

"Dize: Amparo-me no Senhor dos humanos, o Rei dos humanos, o Deus dos humanos, contra o mal do sussurro do malfeitor, que sussurra aos corações dos humanos, entre gênios e humanos!".

Cap. 114, vers. 1-6

 

—————

Voltar