Tarawih - 8 ou 20 rakats?

11-04-2009 23:54

Correctamente pronunciado é Taráwih e não Tarawéh ou Tarábih. A palavra Tarawih é derivada de TARWIHA, que significa dar descanso (RÁHAH) i.é ao sentar-se no intervalo para descansar após cada quatro Rakates. Portanto, TARWIHA significa todos os quatro Rakats após os quais há um ligeiro descanso.

 

O tempo de Salat Taráwih inicia após o Salat Ishá e antes do Witr. O Salat Taráwih é sunnat e são vinte Rakates com Salam após cada dois Rakates.

Os Khulafa Rashidun sempre fizeram vinte Rakates e o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) recomendou-nos a seguirmos o Sunnat dos Khulafa Rashidun dizendo: “Assegurai firmemente o meu Sunnat e o Sunnat dos Khulafa Rashidun”.

 

Contudo existe também um Hadice (apesar de ser considerado fraco) relatado por Ibn Abi Shaiba e Al Baihaqui em que consta que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) também fez vinte Rakates.

Consta que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) veio para a mesquita numa noite de Ramadan e fez vinte Rakates, na noite seguinte as pessoas juntaram-se e o Profeta apareceu e fez com eles vinte Rakates.

Na terceira noite congregou-se uma multidão ainda maior mas o Profeta não apareceu e depois

disse: “Eu soube da vossa congregação mas receei que esse Salat pudesse tornar obrigatório sobre vós, por isso não apareci”.

 

Então as pessoas faziam os vinte Rakates individualmente até a era de Omar (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: “Acho que seria melhor juntar todas as pessoas e fazermos atrás dum único Imam. E assim fez, juntou a todos e nomeou a Obai Ibn Káb como Imam e fizeram vinte Rakates”.  (Al-Hidayah)

 

Pois agora já não havia o receio de o Taráwih tornar-se obrigatório, porque o Wahyi (revelação) já tinha cessado. Portanto a partir dessa data todos os Sahabas (que Allah esteja satisfeito com eles) unânimamente fizeram vinte Rakates em Jamat (congregação).

Os quatro Imamos, Abu Hanifa, Málik, Chafei e Ahmad Ibn Hambal são unânimes que o Tarawih não são menos de vinte Rakates e é por isso que em Makka e Madina que são bases e centros do Islão sempre fizeram vinte Rakates. Mas, estranhamente, agora está a surgir um fenómeno: o de fazer oito Rakates e dizem que Aicha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse que o Profeta fez oito Rakates no mês de Ramadan e noutra ocasião i.é fora de Ramadan.

 

Será que os Sahabas e os Khulafa Rashidun não sabiam isto? Ou sabiam mas queriam ter o prazer de contrariar a prática do Profeta instituindo os vinte Rakates? E porque o número vinte e não outro? Não será porque o Profeta fez esse numero?

 

Portanto isso indica que essa pratica de oito não está relacionada a Tarawih mas sim a Tahajjud, por

isso nesse Hadice Aicha (que Allah esteja satisfeito com ela) diz: “No Ramadan e outra ocasião fora de Ramadan”. O Profeta mesmo nesses oito Rakates, prolongava-os tanto que até os pés inchavam-se e quando a Aicha perguntou-lhe porque fazia tanto esforço se ALLAH já lhe tinha perdoado os pecados, o Profeta respondeu: "por gratidão a essa honra".

 

Se o numero não tiver importância então lembramos aos que fazem oito Rakates que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) não saía para fora da mesquita depois de oito, para sentar, fumar, conversar e atrapalhar os que estavam concentrados nas orações e no Ibadat.

 

Segundo o Hadice de Salman Al-Farsi, ALLAH instituiu o Salat nas noites de Ramadan, para assim as pessoas ocuparem-se no Ibadat durante as noites. Portanto se alguém quer insistir no numero oito, que o faça mas ocupando toda a noite no Ibadat e se quiser retirar-se, que se retire indo para casa, respeitando os que querem continuar a fazer o Ibadat.

 

 

 

—————

Voltar