Salatul - Janaza

11-04-2009 23:50

Salátul-Janáza ou “Oração Fúnebre” é de facto um Duá (súplica) a favor do falecido. Esta prática é classificada como Fardh Kifáyah, isto é, se algumas pessoas o fizerem, as outras se tornam livres dessa responsabilidade; contudo, é um dos deveres do muçulmano participar no Janáza de seu familiar, amigo, parente ou relativo muçulmano.

 

Segundo o Imám Abu Hanifa (que Allah esteja satisfeito com ele), no Salátul-Janáza existem dois Faráidh: Quiyám (ficar de pé) e pronunciar os quatro Takbires (Alláhu Akbar), e três Sunnates: Saná (louvar a ALLAH), Salát Alan Nabi (enviar saudações para o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) e Duá para o falecido.

 

De acordo com o Imám Sháfei (que Allah esteja satisfeito com ele), o Salátul-Janáza é constituído por seis Faráidh:

  1. Fazer o Niyat (intenção);
  2. Pronunciar os quatro Takbires, levantando as mãos e cruzando-as de seguida;
  3. Recitar o Suratul-Fátiha após o primeiro Takbir;
  4. Recitar o Salát Alan Nabi depois do segundo Takbir;
  5. Recitar o Duá para o falecido a seguir ao terceiro Takbir;
  6. Efectuar o Salám após o último Takbir; recitar o Duá antes do Salám é Sunnat.

 

Método de efectuar o Salátul - Janáza

 

 1. Fazer o Niyat (intenção feita no íntimo):

 


“Faço intenção de efectuar o Salátul-Janáza para ALLAH e súplica para o defunto”.

 

 2. Pronunciar o primeiro Takbir, levantando as mãos e cruzando-as como nas outras orações, e depois, recitar o seguinte:

 


“Glorificado sejas Tu, ó ALLAH! Louvado sejas e abençoado é o Teu Nome, e exaltada é a Tua Majestade, e ninguém é digno de adoração excepto Tu.”

 

Segundo o Imám Abu Hanifa (que Allah esteja satisfeito com ele), a pessoa deverá levantar as mãos somente no primeiro Takbir. De acordo com Imám Sháfei (que Allah esteja satisfeito com ele), levantam-se as mãos em todos os Takbires e, após o primeiro, a pessoa deverá recitar o Suratul-Fátiha ao invés do Duá acima.

 

 3. Pronunciar o segundo Takbir e recitar o seguinte Salát Alan Nabi (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele):

 


“Ó Allah! Derrame a Tua misericórdia sobre Muhammad e seguidores de Muhammad, assim como derramaste (a Tua misericórdia) sobre Ibrahim e seguidores de Ibrahim; decerto que Tu és Louvável e Glorioso.

Ó Allah! Abençoe Muhammad e seguidores de Muhammad, assim como abençoaste Ibrahim e seguidores de Ibrahim; de certo que Tu és Louvável e Glorioso.”

 

 4. Pronunciar o terceiro Takbir e recitar o seguinte Duá, caso o falecido seja adulto:

 


“Ó ALLAH! Perdoa os nossos vivos e os nossos mortos, os nossos presentes e os nossos ausentes, as nossas crianças e os nossos adultos, os nossos homens e as nossas mulheres.

Ó ALLAH! A quem Tu manténs vivo de entre nós, mantenha-o vivo no Isslam, e a quem Tu dás a morte de entre nós, faça-o morrer com fé.”

 

Se se tratar de um rapaz, recita-se o seguinte:


E se for uma rapariga, o seguinte:

 


“Ó ALLAH! Faça dele/a um meio para a nossa salvação, torne a ele/a um meio de recompensa e tesouro para nós, e faça dele/a um/a intercessor/a a nosso favor, e torna-o/a daqueles cuja intercessão é aceite.”

 

 5. Pronunciar o quarto Takbir e efectuar os dois Salames. Segundo Imám Sháfei (que Allah esteja satisfeito com ele), pode-se recitar ainda os seguintes Duás após o quarto Takbir e antes do Salám:

 


 

“Ó ALLAH! Se ele praticou o bem, aumente a sua recompensa, e se ele praticou o mal, perdoe as suas falhas. Ó ALLAH! Não nos prive da Sua recompensa e, depois dele, não nos coloque sob teste.”

 

“Ó ALLAH! Perdoa-lhe, tenha misericórdia dele e eleve o seu grau.”

 

 

Alguns massáil relacionados com este salát

 

a)   As pré-condições para os outros Salátes também são aplicáveis para o Salátul-Janáza. O mesmo acontece com os actos que invalidam o Salát.

b)  O corpo do falecido deve ser colocado de tal forma que a cabeça fique do lado direito do Imám e os pés do lado esquerdo, estando este virado para o Quibla. O Imám deverá posicionar-se à frente do peito do defunto, de acordo com o Imám Abu Hanifa (que Allah esteja satisfeito com ele); segundo Imám Sháfei (que Allah esteja satisfeito com ele), se o defunto for homem, o Imám deverá posicionar-se à frente da cabeça e se for mulher, à frente da cintura da falecida.

c)   É Musstahab (recomendável) formar fileiras em número ímpar e devem estar próximas umas das outras, sem deixar muito espaço entre elas, tal como acontece nos outros Salátes, pois não existe Rukú nem Sajdah. Acontece muitas vezes que as pessoas deixam as fileiras incompletas para o Salátul-Janáza somente com o intuito de formar um número ímpar das mesmas. É de notar que esta prática é incorrecta pois é mais importante preenchê-las do que formá-las em número ímpar.

d)   Se alguém estiver atrasado e achar que efectuando o Wudhú poderá perder o Salátul-Janáza, então nesse caso é permitido fazer o Tayamum.

e)   Caso a pessoa chegue atrasada e o Imám já tiver recitado um, dois ou três Takbires, deverá esperar pelo Takbir a seguir e, após o Salát, recuperar os perdidos, não sendo necessária a recitação dos Duás.

f)    O corpo e o Kafan deverão estar livres de qualquer tipo de impureza, caso contrário o Salát não será válido. Contudo, se alguma impureza sair do corpo depois do banho e de se vestir o Kafan, isso não afectará a validade do Salátul-Janáza.

g)   É recomendável que seja um parente ou relativo do falecido a dirigir o Salát, a não ser que cedam esse direito a um Álim ou piedoso.

h)   Caso o Imám recite o quinto Takbir por engano, os Muktadis não deverão segui-lo nisso, devendo esperar pelo Salám para se juntarem novamente a ele.

i)    Para além de Imám Abu Hanifa (que Allah esteja satisfeito com ele), os outros Imámes permitem a realização do Salátul-Janáza de um corpo ausente, estando numa outra cidade, país ou região.

j)    Se os cadáveres de muçulmanos se misturarem com os de não muçulmanos, não sendo possível diferenciá-los, então o Salátul-Janáza será feito com a intenção de beneficiar apenas os muçulmanos.

k)   Mesmo que existam vários cadáveres, é melhor efectuar o Janáza para cada um em separado, mas se apenas um Salát for efectuado para todos, também estará correcto.

l)    Para se efectuar um único Salát, os corpos deverão ser colocados de forma que todas as cabeças estejam alinhadas na mesma direcção.

Se forem de classes diferentes, a sequência deverá ser: homens, rapazes, mulheres e raparigas, devendo o Imám se posicionar na direcção do peito dos corpos e próximo aos cadáveres dos homens, ficando as raparigas mais afastadas.

—————

Voltar