Salatul - Isstikhára

11-04-2009 23:41

Isstikhára significa pedir o bem a ALLAH ou consultá-Lo em assuntos que a pessoa tenha dúvidas. A maioria das pessoas interpreta de forma errada o significado de Isstikhára e acha que, logo depois de efectuar este Salát, é necessário sonhar algo, interpretação esta que é errada, pois não é necessário que a pessoa obtenha a resposta através de sonhos.

 

Quando ALLAH deseja clarificar algo ao crente, Ele fá-lo-á sem que seja necessariamente por  meio de sonhos. É de salientar aqui que é proibido fazer Isstikhára para tudo aquilo que é considerado Fardh (obrigatório) ou Harám (proibido) no Islão. Por exemplo, ter dúvida se deve efectuar o Haj ou não, se deve jejuar ou não, ou ainda, se deve cometer adultério ou não, etc.

 

Virtudes do Isstikhára

 

Sád Ibn Abi Waqqáss (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “O bom do homem é quando ele pretende fazer algo, leva indicações através do Salátul-Isstikhára”. Sád Ibn Abi Waqqáss (que Allah esteja satisfeito com ele) disse ainda: “A pessoa que efectua o Isstikhára jamais irá arrepender-se”.

 

O exemplo de Isstikhára é como o de uma criança, que chora perante os pais por desejar algo, mas que eles sabem que o que ela deseja é prejudicial para o filho. Então, os pais não satisfazem o desejo do filho e este, devido à sua ignorância, pensa que os progenitores não gostam de si.

Quando a criança cresce e torna-se mais consciente, compreende que o que estava pedindo aos pais na sua infância, era prejudicial para si. Da mesma forma, ALLAH, que também quer o nosso bem e é Quem sabe melhor o que é bom para todos nós, algumas vezes não aceita de imediato o nosso pedido.

 

Forma de efectuar o Salátul - Isstikhára

 

Muitos acham que o Salátul-Isstikhára deve ser feito somente à noite e antes de dormir ou logo após o Salátul-Ishá, o que não é correcto, pois este Salát pode ser efectuado a qualquer momento, desde que não coincida com horas consideradas impróprias para Salátes Nafl. A forma correcta de efectuar o Salátul-Isstikhára consiste em fazer o Wudhú e depois, dois rakátes Nafl com intenção de Isstikhára. A intenção pode ser feita da seguinte forma: “Ó ALLAH, eu tenho duas opções; Ó ALLAH, qual delas é melhor, decide por mim”. Depois de efectuar os dois rakátes Nafl, complete o Isstikhára fazendo o seguinte Duá:

 

 

 

 

Tradução: “Ó ALLAH! Eu suplico-Te o bem através da Tua ciência e a habilidade através do Teu poder, e rogo-Te (os favores) da Tua bondade. Na verdade, Tu tens o poder e eu não. Tu sabes tudo e eu nada sei. Tu és o Grande Sábio das coisas ocultas. Ó ALLAH! Se no Teu conhecimento, este assunto é benéfico para a minha fé, para a minha vida e para a consequência dos meus assuntos, então decreta-o para mim; mas se no Teu conhecimento, este assunto é maléfico para a minha fé, para a minha vida e para a consequência dos meus assuntos, então afasta-o de mim e afasta-me longe disso, e prescreva para mim o bem onde quer que esteja, e faça com que eu esteja feliz e satisfeito com isso.”

 

Durante o Duá, quando estiver a recitar as palavras que se encontram sublinhadas, a pessoa deverá ter o assunto em questão no seu íntimo (deverá imaginá-lo).

Alguns Ulamá dizem que depois de efectuar o Isstikhára, o coração da pessoa fica mais “inclinado” para uma determinada posição (não persistindo mais dúvidas), e que ela deverá seguir essa posição para a qual o seu coração mais se “inclinou”. Mas se a pessoa ainda não tiver alcançado uma posição firme, o Isstikhára será considerado como feito e ALLAH fará o que for melhor para ela.

 

Abdullah Ibn Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que quando a pessoa faz o Isstikhára, o seu coração deve estar tranquilo; a decisão de ALLAH é a melhor para ela, mesmo que ela pense o contrário, mais tarde irá compreender a verdade.

 

O Isstikhára é composto de dois rakátes e seguido do Duá, conforme descrito acima, e pode ser efectuado quando há tempo e oportunidade para tal. Contudo, muitas vezes o ser humano vê-se obrigado a tomar decisões instantâneas, não tendo oportunidade de seguir o método acima descrito. Nesse caso, o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) recomendou-nos o seguinte Duá:

 

 

 

cuja tradução é: “Ó ALLAH! Escolhe aquilo que é melhor para mim”.

—————

Voltar