Salatul - Ishráq

11-04-2009 23:40

Consta num Hadith narrado por Abu Hurairah (que Deus esteja satisfeito com ele), em que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “De todas as acções, o Salát será a primeira a respeito da qual a pessoa será questionada no Dia do Julgamento; se for bem sucedida, (a pessoa) terá sucesso e felicidade, caso contrário, terá insucesso e desgraça.

 

Se existir alguma deficiência nas orações obrigatórias, ALLAH dirá aos anjos: "Vejai se existe alguma oração facultativa nos registos do Meu servo. Assim, a deficiência das orações obrigatórias será compensada com as orações facultativas”. Da mesma forma serão questionadas as restantes acções.

 

Deste Hadith, depreendemos que nos nossos registos, devem constar sempre práticas facultativas, para que sirvam como emenda das deficiências encontradas nas práticas obrigatórias.

 

Muitos muçulmanos argumentam que é suficiente observar e estabelecer as orações obrigatórias, pois as facultativas são somente para santos e piedosos. De facto, apesar de ser suficiente praticar as orações obrigatórias, quem poderá garantir que as mesmas são observadas de forma apropriada e conveniente? A maioria de nós não consegue efectuar sequer um Sajdah (prostração) com total concentração e dedicação a ALLAH, um facto bastante triste e lamentável.

 

Portanto, é muito provável que haja alguma falha ou deficiência nas nossas acções, e por isso, não existe outro meio de compensá-las senão pela prática de acções ou orações facultativas. Este aspecto é reforçado ainda mais num outro Hadice, em que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) diz:

 

Salát é a primeira ordem comandada por ALLAH, a primeira a ser apresentada perante ALLAH e a primeira a ser questionada no Dia do Julgamento. Se a oração obrigatória for classificada como deficiente, então, essa deficiência será compensada com as orações facultativas; depois, proceder-se-á da mesma forma com o Zakát.

Após adicionar as acções facultativas às obrigatórias e o prato da balança pender favoravelmente, essa pessoa será enviada ao Paraíso; caso contrário, o Inferno será o seu destino.”

 

Assim sendo, o Salátul-Ishráq é também uma das orações facultativas muito virtuosas.

 

Depois de se efectuar o Salátul-Fajr e até o nascimento do Sol, é recomendável manter-se sentado, recitando o Al-Qur’án, Durud Sharif, Duás ou qualquer outro Zikr, e não falar sobre assuntos mundanos ou exercer alguma actividade mundana. Após o nascimento do Sol, quando este já tiver erguido e completado a sombra equivalente ao comprimento de uma lança, ou seja, aproximadamente quinze minutos a seguir ao nascimento, efectuam-se dois ou quatro Rakátes Nafl de Salátul-Ishráq.

 

A pessoa que efectuar este Salát, Inshallah, terá a recompensa equivalente à de ter efectuado um Haj e um Umrah. Se a pessoa não se mantiver sentada e tiver realizado alguma actividade, mesmo assim poderá efectuar o Salátul-Ishráq, o que também é válido; contudo, a recompensa será menor neste caso.

 

Consta num Hadith Qudssi em que ALLAH diz: “Ó filho de Ádam! Praticai quatro Rakátes nas primeiras horas do dia (Ishráq), que eu concretizarei todos os teus afazeres do dia”. [Tirmizi e Abu Dawud]

 

—————

Voltar