Regras na hora de dormir

11-04-2009 17:37

Consta no sagrado Al-Qur’án: “ALLAH recolhe as almas no momento da morte e, dos que não morreram ainda, (recolhe-a) durante o seu sono. Ele retém aquela cuja morte fora decretada, e reenvia a outra até um término prefixado. Na verdade, nisso há sinais para os sensatos”. [Al-Qur’án 39:42]

 

“E entre os Seus sinais está o do vosso dormir, durante a noite e, durante o dia, o de procurardes a Sua graça. Certamente nisso há sinais para os que escutam”. [Al-Qur’án 30:23]

 

“E fizemos o vosso sono para um descanso”. [Al-Qur’án 78:9]

 

Dando continuidade na publicação de artigos sobre os Sunnates (método) do nosso querido Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele), apresentamos algumas regras que devemos observar na nossa hora de dormir:

 

a) durma cedo

Para além de ser um hábito muito benéfico à saúde, dormir cedo torna fácil ao crente despertar para o Salátul-Fajr. Era prática do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) dormir logo após o Salátul-Ishá; Abu Barzah Al-Asslami (que Deus esteja satisfeito com ele) conta que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) costumava retardar o Ishá e não gostava de dormir antes ou discursar depois disso [Bukhari].

 

b) feche as portas, tape os alimentos e apague os candeeiros

É aconselhável recitar Bissmillah quando estiver a fechar (trancar) as portas da casa ou a tapar os utensílios que contenham comida ou bebida. Antes de dormir, apague (desligue) qualquer fogo (candeeiro ou fonte de luz) que por ventura esteja aceso [Bukhari].

 

c) escolha uma cama adequada

Uma cama excessivamente macia ou luxuosa causa preguiça e faz com que a pessoa durma mais do que o necessário, tornando-se negligente em muitos aspectos. Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) conta que o travesseiro do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) no qual dormia era revestido de couro e continha fibras de palmeira no interior [Abu Dawud, Ahmad].

 

d) limpe a cama

Consta no Bukhari em que Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: «Quando alguém de vós for dormir, que limpe a cama sacudindo-a com as vossas vestes, pois não se sabe o que possa ter estado nela; e recite o seguinte Duá:

“Em Teu nome, ó meu Senhor, eu deito o meu corpo e em Teu nome eu o levanto; se reteres a minha alma, tenha misericórdia sobre ela, e se a soltares, proteja-a assim como Tu proteges os Teus servos piedosos.”»

 

e) cubra as partes privadas

As partes privadas da pessoa devem estar constantemente cobertas, seja em que circunstância for, excepto quando é mesmo necessário. Num Hadice relatado por Tirmizi, consta que certa vez, quando o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) foi perguntado acerca das partes privadas, respondeu: “Cubram-nas (sempre), excepto (na presença) de vossas esposas”.

A seguir, foi novamente interrogado: “E se um homem estiver na presença doutro?” Respondeu: “Se puderdes evitar que alguém as veja (as partes privadas), então fazei isso”. Questionaram-no mais uma vez: “E se estivermos sozinhos?” O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “ALLAH é mais merecedor de respeito (Hayá) do que vós”.

 

Baseando-se neste Hadice, é inadmissível que se durma descoberto, ou seja, mesmo que o indivíduo durma sozinho ou com a esposa, deverá se preocupar em ter as partes privadas constantemente cobertas.

A pessoa não deve igualmente dormir de forma que haja o risco dessas partes ficarem expostas durante o sono; por exemplo, não deverá depender apenas do cobertor ou lençol para se cobrir, dormindo sem roupa ou com vestes que possam expor as partes íntimas, pois durante a noite, está fora do alcance da pessoa prever como o corpo ou a roupa estarão posicionados.

 

f) durma com wudhú e sobre o lado direito

Ibn Abbass (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Purificai os (vossos) corpos e ALLAH irá purificá-los (espiritualmente), pois não há servo que dorme no estado de pureza sem que um anjo passe a noite consigo e, cada vez que ele se vira, (o anjo) diz: Ó ALLAH! Perdoe o Seu servo, pois ele dormiu no estado de pureza”. [Tabaráni]

 

É aconselhável dormir em estado de Wudhú e sobre o lado direito. Consta no Bukhari em que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quando for dormir, faça o Wudhú como se fosse efectuar o Salát, deite-se sobre o lado direito e diga:

«Ó ALLAH! Por certo, eu submeti a minha alma a Ti, confiei os meus assuntos a Ti, voltei a minha cara para Ti, procurei refúgio e protecção em Ti, com esperança e temor em Ti; não há refúgio nem abrigo contra a Tua ira senão em Ti, creio no Livro que Tu revelaste, e no Profeta que Tu enviaste.» Se morrer nessa noite, morrerá com fé; deixe que estas sejam as últimas palavras (antes de dormir)”.

 

Deitar-se sobre o lado direito e colocar a mão sob a bochecha alivia a pressão exercida sobre o coração durante o sono, fazendo com que este se torne leve e, consequentemente, seja fácil acordar.

Deve se evitar deitar de barriga para baixo, pois consta que quando o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) viu alguém deitado dessa forma, mostrou o seu repúdio dizendo que ALLAH não gosta desta posição [Tirmizi].

 

g) recite as devidas súplicas

Ali ibn Abi Tálib (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que cerca vez quando a sua esposa Fátima (que Deus esteja satisfeito com ela), filha do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele), foi ter com o pai a fim de pedir que lhes arranjasse uma escrava (para auxiliá-la nos trabalhos domésticos), o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Não deveria eu vos ensinar algo que é melhor para vós do que uma escrava? Quando forem para a cama, recitem trinta e três vezes Subhánallah, trinta e três vezes Alhamdulillah e trinta e três vezes Alláhu Akbar; isso é melhor para vós do que uma escrava”. [Bukhari, Musslim]

 

Para além destes Tassbihát, existem algumas súplicas mencionadas nos Hadices que podem ser recitadas antes de dormir, tais como os últimos dois versículos do capítulo Al-Baqarah e os capítulos Al-Ikhláss, Al-Falaq e An-Náss. Depois de os recitar, pode-se soprar sobre as palmas das mãos e passá-las pelo corpo começando pelo rosto, depois pela cabeça, seguindo para a parte da frente e por fim pelas costas até onde puder; este processo é feito três vezes [Bukhari, Musslim].

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) tinha o hábito de recitar todas as noites os três últimos capítulos do sagrado Al-Qur’án, procedendo assim como foi mencionado no Hadice anterior, de forma a obter protecção por parte de ALLAH contra a magia e mau olhar. É relatado no Tirmizi de que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) não dormia antes de recitar os Surates As-Sajdah e Al-Mulk, pois os mesmos servem para garantir ao recitador a protecção contra os castigos do Qabr.

 

Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Existe um capítulo no Al-Qur’án que contém apenas trinta versículos; no Dia da Ressurreição, (o capítulo) intercederá a favor do recitador ao ponto de lhe tirar do Inferno e ser admitido no Paraíso; esse capítulo é o Al-Mulk” [Tirmizi]

Se a pessoa recitar o Áyatul-Kurssi (Versículo do Trono) antes de dormir, ALLAH indicará um anjo para proteger o recitador contra o Shaitán (durante o sono) até à aurora [Bukhari]. Por fim, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) costumava recitar o seguinte: “Ó ALLAH! Em teu nome eu morro e vivo”.

 

h) ao acordar, recite o seguinte duá:

“Todos os louvores pertencem a ALLAH, Quem nos deu a vida depois de a ter tirado, e para junto d’Ele seremos ressuscitados.”

 

—————

Voltar