Para onde vai a alma depois da morte?

12-04-2009 01:59

A morte é uma lição para todos nós. Quando vemos algum morto, de certo que isso nos faz recordar o dia em que também estaremos naquela situação, e suscita em nós a curiosidade de saber para onde a nossa alma vai após separar-se do corpo.

A resposta a esta questão apenas pode ser conseguida através dos ensinamentos islâmicos, pois ninguém conseguiu desvendar esses mistérios.

O conhecimento do Homem é muito limitado e assemelha-se ao de um bébé que se encontra no ventre da mãe, achando que o mundo todo é só aquele onde ele vive. Ele não consegue aperceber-se que, para além de uns meros centímetros, existe um enorme mundo para o qual ele terá que se dirigir após o período de gestação.

 

O mundo em que vivemos também é pequeno quando comparado com o do Além, para a qual todos nós caminhamos dia após dia. O Islão descreve estes momentos quando a alma é tirada do corpo e levada para os céus. Certamente que é uma informação ímpar, que nenhuma outra fonte nos pode facultar. Num relato de Abu Hurairah (RTA) consta que: “Quando a alma do crente sai, acompanham-lhe dois anjos que o levam para cima (céu). Hammad diz: “E ele menciona a boa fragrância de Musk.

E diz ainda: “Os habitantes celestiais dizem: Eis a boa alma proveniente da terra; que ALLAH abençoa a si e ao seu corpo no qual vivia. De seguida é lhe levado ao Senhor que diz: Leve-lhe ao seu destino final.[Musslim]

 

Segundo um Hadice de Al-Bará, Rassulullah (sallallaho alaihi wassalam) mencionou o modo como a alma do crente será honrada após a separação do corpo. Os anjos enviar-lhe-ão bênçãos, será colocada numa mortalha do Jannah (Paraíso), perfumada com uma fragrância superior ao Musk. De seguida, os anjos levar-lhe-ão na sublime viagem de honra, onde as portas do céu ser-lhe-ão abertas.

Consta ainda que todos os anjos entre a terra e os céus e todos os existentes nos céus, enviam-lhe bênçãos. As portas dos céus lhe são abertas e não existe anjo algum que guarnece as portas dos céus que não ora a ALLAH para que ela (a alma) ascenda por onde eles estão.

Quando o anjo da morte leva a alma, não deixa nas suas mãos nem por um pestanejo, sem que primeiro a coloquem na mortalha (do Jannah) e perfumem-na. Por isso, ALLAH diz no Al-Qur’án:

“Nossos mensageiros (anjo da morte e seus assistentes) levam-lhe a alma, e eles nunca negligenciam nos seus deveres.” [Al-Qur’án 6:61]

 

E dele liberta a fragrância do mais fino Musk existente na terra. Por onde passam, os anjos perguntam: “Quem é essa boa alma? É-lhes dito: É o fulano, filho do fulano... – chamando-lhes com os melhores nomes pelos quais ele era conhecido na terra. E quando chegam ao primeiro céu, então pedem para que lhes seja aberto e assim acontece. (Em cada céu) os anjos próximos a ALLAH acompanham-lhe (despedindo-lhe), uma vez que ele dirige-se para o céu seguinte, até que chegue ao sétimo céu.

De seguida, ALLAH diz: “Coloque o livro do Meu servo no Illiyin (registo de boas acções).”

“E o que é que te fará conhecer o que é o Illiyin? É um livro escrito. Que os anjos aproximados o atestam.” [Al-Qur’án 19:21]

 

Portanto, eles colocam o seu livro no Illiyin e de seguida é dito: “Levem-no de volta à terra, pois dela Eu criei, e para ela retornar-lhe-ei, e dela Eu ressuscitar-lhe-ei novamente”. Porém, quando a alma do descrente sai, Hammad diz: “Os habitantes celestiais dizem: A má alma proveniente da terra chegou”.

E é-lhe dito: “Leve-a para o seu destino final”. Segundo um Hadice de Al-Bará, os anjos do céu amaldiçoam, as portas dos céus são fechadas e todos os grupos de anjos do Mais Misericordioso, que se posicionam nas portas, rogam para que ela não ascenda através dos locais onde eles se encontram. A alma má é colocada numa mortalha do inferno, com perfumes do inferno. É levada aos céus e as portas daqui não lhe são abertas. De seguida, daquela altitude atiram-lhe para baixo.

Consta que, por onde passam os anjos perguntam: “Quem é esta alma maldosa? Eles dizem: É fulano, filho do fulano....” – chamando-lhe com os piores nomes pelos quais ele era conhecido na terra. E quando chegam ao primeiro céu, pedem para que lhes seja aberto mas assim não acontece. O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) recitou o seguinte versículo: “Aqueles que desmentirem os Nossos versículos e se ensoberbecerem, jamais lhes serão abertas as portas do céu, nem entrarão no Paraíso, até que um camelo passe pelo buraco de uma agulha. Assim castigamos os pecadores.” [Al-Qur’án 7:40]

 

Depois ALLAH diz: “Regista o seu livro no Sijjin (registo de más acções) na terra mais baixa”, e diz: “Retorna o Meu servo para a terra, pois Eu prometi-lhes que Criei da terra, e para ela retornar-lhe-ei, e dela Eu ressuscitar-lhe-ei novamente”. De seguida, eles (os anjos) atiram-lhe do céu para baixo (até que ela volte ao seu corpo), e de seguida, recitou o seguinte versículo: “Consagrando-vos a ALLAH, e não Lhe atribuais parceiros, porque aquele que atribuir parceiros a ALLAH, será como se houvesse sido arrojado do céu, como se o tivessem apanhado as aves, ou como se o vento o lançasse a um lugar longínquo.” [Al-Qur’án 22:31]

 

E a alma retorna ao seu corpo. Que ALLAH nos salve desses tormentos e nos dê a honra de morrer como bons muçulmanos.

—————

Voltar