Os 99 atributos de Allah

12-04-2009 01:57

Consta no sagrado Al-Qur’án: “Os mais sublimes atributos pertencem a ALLAH; invocai-O.” [Al-Qur’án 7:180]

De entre os Seus atributos, alguns foram mencionados no Surat Al-Hashr:

“Ele é ALLAH! Não existe outra divindade excepto Ele, Conhecedor do invisível (oculto) e do visível (manifesto). Ele é o Beneficiente, o Misericordioso. Ele é ALLAH! Não existe outra divindade excepto Ele, o Soberano, o Santíssimo, a Paz, o Confortador, o Predominante, o Todo-Poderoso, o Dominador, o Orgulhoso! Glorificado seja ALLAH de tudo quanto Lhe associam.

Ele é ALLAH, o Criador, o Omnifeitor, o Formador; são Seus os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos céus e na terra O glorifica, porque é Todo-Poderoso, Prudentíssimo.” [Al-Qur’án 59:22-24]

 

Abu Huraira (RTA) narra que o profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam) disse: “ALLAH possui noventa e nove nomes, cem menos um; quem contá-los (i.e. memorizá-los) entrará no Paraíso”. [Bukhari, Musslim] De acordo com a tradição islâmica, os 99 nomes de ALLAH são os seguintes, com as respectivas traduções:

 

1 ALLAH O Deus

2 Ar-Rahmán O Clemente, o Beneficiente

3 Ar-Rahim O Compassivo, o Misericordioso

4 Al-Malik O Soberano

5 Al-Qudduss O Santíssimo

6 As-Salám A Paz

7 Al-Mu’min O Confortador

8 Al-Muhaymin O Predominante

9 Al-Aziz O Todo-Poderoso

10 Al-Jabbár O Dominador

11 Al-Mutakabbir O Orgulhoso

12 Al-Kháliq O Criador

13 Al-Bári’e O Omnifeitor

14 Al-Mussawwir O Formador

15 Al-Ghaffár O Indulgentíssimo

16 Al-Qah’hár O Invencível

17 Al-Wah’háb O Dadivoso

18 Ar-Razzáq O Sustentador

19 Al-Fattáh O Abridor

20 Al-Álim O Omnisciente

21 Al-Qábidh O Restringente

22 Al-Bássit O Expandidor

23 Al-Kháfidh O Rebaixador

24 Ar-Ráfi’e O Exaltador

25 Al-Mu’iz O Honrador

26 Al-Muzhil O Desonrador

27 As-Sami’e O Omniouvinte

28 Al-Bassir O Omnividente

29 Al-Hakam O Árbitro

30 Al-Adl O Justiceiro

31 Al-Latif O Subtil

32 Al-Khabir O Informado

33 Al-Halim O Tolerante

34 Al-Azhim O Ingente

35 Al-Ghafur O Indulgente

36 Ash-Shakur O Abundante na Gratidão

37 Al-Ali O Altissimo

38 Al-Kabir O Grandioso

39 Al-Hafizh O Preservador

40 Al-Muquit O Dador de Subsistência

41 Al-Hassib O Julgador

42 Al-Jalil O Glorioso

43 Al-Karim O Generoso

44 Ar-Raquib O Vigilante

45 Al-Mujib O Exorável

46 Al-Wássi’e O Abrangedor

47 Al-Hakim O Prudente

48 Al-Wadud O Amoroso

49 Al-Majid O Mais Venerável

50 Al Bá’iss O Ressuscitador

51 Ash-Shahid O Omnipresente

52 Al-Haq O Verdadeiro

53 Al-Wakil O Guardião

54 Al-Qawiy O Fortíssimo

55 Al-Matin O Firme

56 Al-Waliy O Patrono

57 Al-Hamid O Louvável

58 Al-Muhssiy O Registador

59 Al-Mubdiy O Originador

60 Al-Mu’iyd O Reprodutor

61 Al-Muhyiy O Vivifi cador

62 Al-Mumit O Letífero

63 Al-Hay O Vivente

64 Al-Qaiyum O Subsistente

65 Al-Wájid O Perfeitíssimo

66 Al-Májid O Magnifi cente

67 Al-Wáhid O Uno

68 As-Samad O Único, que é Independente e de Quem Tudo e Todos Dependem

69 Al-Qádir O Capaz

70 Al-Muqtadir O Omnipotente

71 Al-Muqaddim O Promovedor

72 Al-Mu’akkhir O Atrasador

73 Al-Awwal O Primeiro

74 Al-Ákhir O Último

75 Az-Zháhir O Evidente

76 Al-Bátin O Latente

77 Al-Wáli O Regente

78 Al-Muta’áliy O Sublime

79 Al-Barr O Benfeitor

80 At-Tawwáb O Remissório

81 Al-Muntaquim O Vingador

82 Al-Afuw O Perdoador

83 Ar-Ra’úf O Afectuoso

84 Málikul-Mulk O Possuidor de Soberania

85 Zhul-Jaláli Wal-Ikrám O Majestoso e Benevolente

86 Al-Muqssit O Justo

87 Al-Jámi’e O Congregador

88 Al-Ghaniy O Opulento

89 Al-Mughni O Enriquecedor

90 Al-Máni’e O Impedidor

91 Ad-Dhár O Lesador

92 An-Náfi ’e O Beneficiador

93 An-Nur A Luz

94 Al-Hádiy O Guia

95 Al-Badiy’e O Engendrador

96 Al-Báqui O Eterno

97 Al-Wárice O Herdeiro

98 Ar-Rashid O Orientador

99 As-Sabur O Pacientíssimo

 

Existe consenso entre os eruditos e piedosos de que é obrigatório crer em todos os nomes de ALLAH e nos respectivos atributos. Por exemplo, o nome “Al-Qádir”, que significa “o Capaz”, implica que todo crente deve necessariamente crer que ALLAH é capaz de tudo e somente Ele tem o poder de fazer aquilo que deseja; deve ainda acreditar que as Suas habilidades são as mais perfeitas e delas provém toda a criação.

Aquele que recitar todos estes nomes, sem se limitar a apenas alguns, estará invocando e louvando a ALLAH através de todos os Seus atributos e qualidades, adquirindo deste modo a recompensa prometida. Esta é a opinião favorita de Imám Bukhari.

 

Deve-se ainda actuar de acordo com as interpretações destes atributos, ou seja, o crente deve ponderar nos seus significados e aderir às obrigações que daí advêm. Portanto, quando se diz que ALLAH é Ar-Razzáq, que significa “o Sustentador”, deve ter a certeza e acreditar firmemente de que a Sua provisão o atingirá.

Segundo Ibn Battal, a forma de actuar de acordo com o significado destes atributos é a seguinte:

a) Nos atributos que demonstrem qualidades tais como Ar-Rahim (o Misericordioso) e Al-Karim (o Generoso), o crente deve seguir o exemplo e procurar desenvolver em si essas mesmas qualidades perante outras criaturas.

b) Nos atributos que pertencem exclusivamente a ALLAH, tais como Al-Jabbár (o Dominador) e Al-Azhim (o Ingente), o servo é obrigado a reconhecê-los e submeter-se aos mesmos, mas não deve desenvolver essas qualidades em si.

c) Nos atributos que reflictam alguma promessa por parte de ALLAH, tal como Ar-Razzáq (o Sustentador), o crente deve ter esperança nela, e se implicam alguma advertência por parte d’Ele, tal como Al-Muntaquim (o Vingador), deve temê-la e abster-se da mesma.

 

Quando se fala dos atributos de ALLAH, três aspectos devem ser considerados:

1) Quaisquer dos Seus atributos são incomparáveis às qualidades semelhantes que as Suas criaturas possam apresentar. Este princípio é suportado pelos seguintes versículos: “Nada se assemelha a Ele.” [Al-Qur’án 42:11] “E ninguém é comparável a Ele.” [Al-Qur’án 112:4]

2) Deve-se crer em ALLAH da forma como Ele próprio descreveu a Si, pois ninguém para além d’Ele é capaz de O descrever. Consta no sagrado Al-Qur’án:

“Diz (ó Muhammad): Acaso sois mais sábios do que ALLAH?” [Al-Qur’án 2:140]

Este princípio inclui também as qualidades de ALLAH descritas pelo Profeta (sallallaho alaihi wassalam), pois a seguir a ALLAH, ninguém mais seria capaz de fazê-lo melhor do que ele: “E ele (Muhammad) não fala por capricho; isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada.” [Al-Qur’án 53:3-4]

3) É de esperar que o Homem não consiga compreender a verdadeira natureza destes atributos, pois percebê-los na íntegra é impossível. Consta no sagrado Al-Qur’án:

“Ele (ALLAH) sabe o que está na frente deles e o que está atrás deles, e eles não O abrangem em conhecimento.” [Al-Qur’án 20:110]

 

Isto significa que é impossível para a criatura humana compreender toda a essência dos atributos do seu Criador. Se o Homem é incapaz de compreender a verdadeira natureza da sua própria alma, da luz que é algo tão aparente ou de tantos outros fenómenos, como poderá ele perceber na íntegra cada qualidade ou atributo d’Aquele que criou a si e a tudo o resto?

 

Em vários Hadices, o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) informa-nos de que ALLAH possui um grandioso nome e que se distingue dos outros. Buraidah Asslami (RA) narra que quando o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) ouviu um homem a dizer: “Ó ALLAH! Eu peço a Ti porque Tu és ALLAH, não existe outra divindade excepto Tu, o Uno, o Único, não gerou nem foi gerado, e ninguém é igual ou comparável a Ti”, afirmou: “Ele (o homem) invocou ALLAH pelo Seu grandioso nome; se Ele (ALLAH) for implorado através do mesmo, concede, e se for solicitado (através do mesmo), responde”. [Tirmizi, Abu Dawud]

 

Num outro Hadice consta que certa vez quando Ánass (RTA) estava sentado no Massjid na companhia do Profeta (sallallaho alaihi wassalam), um homem estava orando dizendo: “Ó ALLAH! Eu peço a Ti porque todos os louvores são para Ti, não existe outra divindade excepto Tu, o Compassivo, o Gracioso, o Originador dos céus e da terra, ó Dono da Majestade e Honra, ó Vivente, ó Subsistente, eu peço a Ti”. Então, o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: “Ele invocou a ALLAH pelo Seu grandioso nome; se Ele (ALLAH) for implorado através do mesmo, concede, e se for solicitado (através do mesmo), responde”. [Tirmizi, Abu Dawud, Ibn Májah]

 

No entanto, algumas pessoas afirmam que cada nome de ALLAH tem um significado secreto com um determinado efeito; outras dizem que cada atributo auxilia espiritualmente, servindo àquele que persiste na recitação constante e repetitiva do mesmo; outras ainda declaram que o grandioso nome de ALLAH é secreto e concedido apenas a certas individualidades, através do qual superam obstáculos extraordinários. Quanto a este tipo de proclamações, não existe prova alguma quer no sagrado Al-Qur’án assim como nos ditos do profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam). E ALLAH sabe melhor.

 

Os verdadeiros benefícios que podem ser adquiridos ao conhecer os nomes ou atributos de ALLAH podem se resumir no seguinte:

a) Através deles, o crente estará a glorificar e louvar a ALLAH, sendo esta uma das melhores formas de o fazer; consta no Al-Qur’án: “Ó fiéis! Recordai frequentemente a ALLAH.”

b) Conhecer as qualidades de ALLAH é uma forma do crente reconhecer o Senhor dos Mundos, pois crer n’Ele tendo apenas uma vaga ideia Sua não produz os mesmos efeitos. Aumenta também a fé da pessoa, pois quanto mais o crente reconhecer ALLAH e Seus atributos, mais intensa se tornará a sua crença.

c) O crente sentir-se-á confortável e firme ao depositar toda a sua confiança somente no Todo Poderoso, criando uma ligação íntima com o seu Criador.

d) Para aquele que sabe que o seu sustento provém de ALLAH, pedirá somente a Ele a sua provisão; e para aquele que sabe que ALLAH é Omnipresente e Omnisciente, antes de praticar qualquer pecado saberá que Ele estará a observá-lo, abstendo-se assim dessa prática errada.

e) O crente adquire enormes recompensas ao aprender ou ensinar estes atributos, sendo um dos mais nobres ensinamentos.

 

O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) glorificava e louvava a ALLAH através de nobres e preciosas súplicas, mencionando os Seus nomes e atributos:

a) É relatado no Tirmizi de que Ánass (RTA) narra que o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) costumava dizer: “Ó Vivente! Ó Subsistente! Através da Tua misericórdia eu peço auxílio.”

b) Consta no Musslim de que Sauban (RTA) narra que quando o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) completava o Salát, pedia três vezes perdão a ALLAH e dizia: “Ó ALLAH! Tu és a Paz e a paz provém de Ti; abençoado és, ó Possuidor de Majestade e Honra.”

c) Ibn Abbass (RTA) narra que quando o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) estivesse triste, costumava recitar o seguinte: “Não existe divindade digna de adoração excepto ALLAH, o Ingente, o Tolerante; não existe divindade digna de adoração excepto ALLAH, Senhor do Trono Magnífico; não existe divindade digna de adoração excepto ALLAH, Senhor dos Céus, Senhor da Terra e Senhor do Trono Nobre.”

—————

Voltar