O Tauba (arrependimento) - Parte 4

02-08-2009 18:02

Método de pedir Tauba

 

ALLAH no Cur’ane dá grande ênfase ao Tauba quando diz:

"Quem se arrepender depois da sua injustiça e se emendar saiba que ALLAH perdoar-lhe-á, porque Ele é Indulgente e Misericordioso." (Cap. 5, Vers 39)

E diz: “Procurai o perdão do vosso Senhor, porque na verdade Ele é Perdoador.” (Cap. 71, Vers 10)

 

Existem várias formas de manifestar o Tauba através de Duás e outras súplicas, ensinadas pelo Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). Eis a selecção de algumas delas:

 

Chaddad Bin Awss (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) recomendou a recitação do seguinte Duá:

 “Ó ALLAH! Tu És o meu Senhor; não existe divindade além de Ti; Tu criaste me e eu sou Teu servo; eu mantenho-me firme segundo as minhas capacidades na promessa que fiz a Ti; peço a Tua Protecção contra as consequências das minhas más acções; eu reconheço completamente as dádivas com que Tu me abençoaste, e confesso as minhas falhas; por conseguinte perdoai-me, porque na verdade ninguém fora de Ti perdoa os pecados.”

 

E a seguir disse: “Quem recitar durante o dia com verdadeira crença e sinceridade, e vier a falecer naquele dia antes do anoitecer certamente será daqueles cuja residência é o Jannat, e quem recitar o mesmo durante a noite com verdadeira fé e convicção, e morrer antes do amanhecer, na verdade será daqueles cujo local eterno é o Jannat.” (Relato de Al-Bukhari)

 

Também é recomendado a recitação do seguinte Duá, após os Salates Obrigatórios (Fardh): “Eu procuro o perdão da parte de ALLAH”

 

Segundo um Hadice, quem tiver praticado um pecado, e desejar que ALLAH o perdoe, que levante as suas mãos e diga:

”Ó ALLAH! Certamente eu me arrependo perante Ti por isto (pecado), jamais voltarei a cometê-lo.”

 

Durante o dia ou à noite, sempre que puder recite:

 “Eu procuro o perdão da parte de ALLAH, do qual não há outra divindade além d’Ele, o Vivo, o Firme; eu arrependo-me perante Ele.”

Certa vez o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse ao seu tio Abbass (que Deus esteja satisfeito com ele):

«Ó Abbass, meu tio! Quero-te oferecer algo especial, i.é, dizer-te algo de especial através do qual o Senhor Todo-Poderoso, perdoará todos os pecados, sejam eles novos ou velhos, intencionais ou não, pequenos ou grandes, vistos ou oculto; o mesmo consiste em praticar 4 Rakates de Salat facultativo acrescidos de 300 vezes o terceiro "Khalimah"». (vide o método de fazer o "Salat Tassbih"). (Relatos de Abu Daud, At-Tirmizi, Ibn Majah, Al-Baihaqui)

 

Ammar Bin Yássir narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) ordenou: "Ó gente, pedi perdão à ALLAH e procure a Sua clemência, porque eu peço Tauba a ALLAH, cem vezes por dia." (Relato de Musslim)

 

Diferença entre Tauba e Isstighfar

 

Uma das diferenças básicas entre o "Isstighfár" e o "Tauba" é que o primeiro é recomendado após a prática de uma boa acção, como forma de purificá-la das eventuais falhas ocorridas. Enquanto o "Tauba" é feito após a prática de uma má acção, como forma de se adquirir o perdão pela mesma.

 

Como fazer o Salatut-Tassbih

 

O Salatut-Tassbih é constituído por quatro Rakátes, em cada Rakat o Tassbih é recitado 75 vezes, perfazendo no total 300 vezes. O "Tassbih" recitado neste Salat é o terceiro Khalimah:

 “Glorificado seja ALLAH, louvado seja ALLAH, não há outra divindade além de ALLAH e ALLAH é o Maior.”

 

Eis o modo:

  1. Faça o Niyat do "Salatut-Tassbih" e logo a seguir inicie o Salat dizendo «Allahu Akbar». Faça normalmente as recitações próprias desta primeira posição de Salat, ou seja, o "Saná", o "Surat Al-Fátiha" e um Surat de sua preferência. Em seguida recite o "Tassbih", isto é, o terceiro "Khalimah", 15 vezes.
  2. A seguir, faça o "Ruku" normalmente e depois recite o 3º "Khalimah" 10 vezes.
  3. Volte para a posição erecta, i. é, a posição seguinte entre o "Ruku" e o "Sajda", faça as recitações próprias desta terceira posição e depois recite o 3º Khalimah 10 vezes.
  4. Vá para o "Sajda", depois das recitações normais, recite o 3º Khalimah 10 vezes.
  5. Levante-se do primeiro "Sajda" para a breve posição do sentar "Jalssá", e recite 10 vezes o 3º Khalimah.
  6. Volte para o segundo "Sajda", que como o anterior, termina com a recitação do 3º Khalimah 10 vezes.
  7. A seguir, antes de se pôr de pé para o segundo "Rakat" permaneça sentado como se estivesse no "Jalssá". Nesta posição recite 10 vezes o 3º "Khalimah".
  8. Terminando o primeiro "Rakat", levante-se para o segundo. Os procedimentos nos restantes Rakates são semelhantes ao primeiro. Contudo, no segundo e depois no quarto "Rakat", recite o 3º "Khalimah" após o "Tacha-Hud (At-Tahiyátu)". Assim, ao fim dos quatro "Rakátes", o número total de "Tassbih" será 300.

 

É aconselhável que o "Salatut-Tassbih" seja feito diariamente, no entanto, se não for possível uma vez por semana ou por mês e na impossibilidade, então uma vez por ano, ou pelo menos uma vez na vida.

 

O "Salatut-Tassbih" pode ser feito em qualquer ocasião, excepto naturalmente nos três momentos em que qualquer Salat facultativo está proibido, quer dizer, após o "Al-Fajr" até o nascer do sol, no "Zawal" e depois de "Al-Assr" até o pôr-do-sol.

—————

Voltar