O tassmiyah

10-04-2009 23:27

Bissmillahir-Rahmánir-Rahim é denominado por Tassmiyah. O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “Qualquer trabalho importante que não for iniciado com Bissmillah, será considerado incompleto (e sem Barakah)”.

 

À luz do Hadice acima mencionado, qualquer trabalho que realizamos deve ser iniciado com a recitação do Tassmiyah. Devido ao Barakah (bênção) pela sua recitação, InshAllah o mesmo será concretizado sem grandes dificuldades.

ALLAH começou o Sagrado Al-Qur’án com Tassmiyah. Era prática dos habitantes da era dos Jáhiliyah (ignorância) começarem os seus afazeres através dos nomes dos seus ídolos.

A fim de eliminar esta prática, aquando da revelação do primeiro versículo do Al-Qur’án, havia instruções de que o Al-Qur’án fosse recitado em nome de ALLAH: “Recite em nome do teu Senhor.”

 

Allamah Suyuti (que Deus esteja satisfeito com ele) diz que, além do sagrado Al-Qur’án, todos outros Livros Divinos também foram principiados com Bissmillah. Consta em algumas narrações que quando o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) iniciava algum trabalho, recitava ou escrevia Bismikallahumma, mas após a revelação do versículo Bissmillahir-Rahmánir-Rahim, ele optou pela recitação deste último, lançando o início deste Sunnat.

 

O tassmiyah como ibadat

 

No Al-Qur’án e nos Hadices recomenda-se repetidamente que, quando fecharem as portas das vossas casas, recitem Bissmillah; quando apagarem a luz, recitem Bissmillah; quando taparem algum utensílio, recitem Bissmillah; na altura da refeição, antes e depois dela, quando beberem água, quando fizerem Wuzú ou quando montarem algum animal, recitem Bissmillah..

Na realidade, ao instruir a recitação do Bissmillah na altura de qualquer trabalho, o Islão virou o rumo de toda a vida do ser humano para o seu Criador ALLAH, renovando a cada passo o compromisso e o juramento de que a sua existência e qualquer trabalho seu não se pode alcançar sem o desejo e vontade de ALLAH, tornando assim todos os movimentos e afazeres mundanos num Ibádat (acto de adoração). A acção por si só é muito pequena e nem é necessário despender-se algum tempo, mas em contrapartida, os benefícios que daí advêem são enormes e tornam o Duniya (mundo) em Din (religião).

 

O descrente também come e bebe, sucedendo o mesmo com o muçulmano. Mas o muçulmano, quando recita Bissmillah ao colocar o bocado de comida na sua boca, está confessando que essa comida, desde a sua existência até ser preparada, só foi possível pela intervenção dos céus e das terras, dos astros e doutras criaturas, bem como do esforço de centenas de pessoas.

Assim, o muçulmano afirma que estava fora do seu alcance a possibilidade de obtê-la. Foi somente através da graça e favores de ALLAH, que fê-la transcender todas essas etapas até torná-la alimento para si. O mesmo acontece quando recitamos Bissmillah ao dormir, andar, utilizar os meios de transporte, etc.

 

Veja-se a beleza dos ensinamentos islâmicos, que através de uma pequena instrução e ensinamento, faz chegar o Homem no topo da perfeição e torna-o reconhecedor das dádivas e do poder do seu Criador ALLAH, ao mesmo tempo que admite a sua fraqueza e limitação em relação a todos os aspectos.

Abu Bakr Siddiq (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A pessoa que recitar Bissmillahir-Rahmánir-Rahim, ALLAH registar-lhe-á dez mil boas acções e dez mil pecados ser-lhe-ão perdoados, elevando-lhe dez mil graus.

 

Ditos do Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) sobre o tassmiyah

 

Anass Bin Málik (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “Quando a pessoa despir-se para se aliviar das necessidades naturais ou para manter relações sexuais, o Shaitán (Satanás) intefere nos seus afazeres, pertubando-os. Porém, se o homem ou a mulher despir após ter recitado Bissmillah, ALLAH criará uma barreira entre a pessoa e o Shaitán, impossibilitando-lhe de a poder ver (a pessoa).”

Ussmán (que Deus esteja satisfeito com ele) afirmou: “Se não houvesse o Tassmiyah, as criaturas seriam destruidas.”

 

Certa vez, um beduíno foi ter com o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) dizendo: “Ó Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele)! Sou bastante pecador; orai por mim para que ALLAH perdoe os meus pecados”. O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “Recite Bissmillahir-Rahmánir-Rahim, que isso perdoará os teus pecados”.

O beduíno disse espantado: “Só isso, ó O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele)?” Ao que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “Qualquer muçulmano, homem ou mulher, que recitar Bissmillahir-Rahmánir-Rahim com toda a convicção, ALLAH através da Sua Graça e Misericórdia, irá libertá-lo do Fogo de Inferno.

 

Outras passagens sobre o tassmiyah

 

O versículo (em árabe) Bissmillahir-Rahmánir- Rahim consiste em 19 letras, e em troca de cada uma delas, ALLAH cria um anjo para servir de escudo contra o Fogo de Jahannam (Inferno). Quando Ussmán (que Deus esteja satisfeito com ele) perguntou ao Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) à cerca de Bissmillah, o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “De entre os nomes de ALLAH o Bissmillah também é um, e a aproximação entre este nome e o Issmul-Azam (Maior nome de ALLAH) é semelhante à aproximação entre o olho e o rótulo ocular.” Ikrimah (que Deus esteja satisfeito com ele) diz que as primeiras duas coisas que ALLAH criou foram o Lawhe-Mah’fuz (Tábua Preservada) e a caneta. ALLAH ordenou à caneta que escrevesse sobre o Lawh tudo que iria existir. A primeira coisa que a caneta escreveu foi Bissmillah.

 

ALLAH tornou Bissmillah responsável pelas Suas criaturas enquanto elas o recitarem. A primeira pessoa a receber o Bissmillah foi o Profeta Ádam (que Deus esteja satisfeito com ele). Ele afirmou: “Enquanto os meus filhos o recitarem, estarão protegidos contra o castigo”.

Abu Saíd Al-Khudri (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “A mãe do profeta Issá (que Deus esteja satisfeito com ele) enviou-o para junto de um professor a fim de obter o Ilm (conhecimento). O professor disse: Diga Bissmillahir-Rahmánir-Rahim. Issa (que Deus esteja satisfeito com ele) perguntou: O que é Bissmillah? O professor respondeu: Eu não sei. Issá (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: O ‘bá’ é Baháillah (Glória para ALLAH), o ‘sin’ é Sanalillah (Louvor para ALLAH) e o ‘mim’ é Mamlakátuhu (Reino de ALLAH).

 

Diz-se que Bissmillah é um tesouro para os que se encontram imersos na recordação de ALLAH; é uma honra para os fortes e um meio de adquirir força para os fracos; é uma luz e alegria para os amigos e amantes de ALLAH.

A pessoa que recitar Bissmillah através da língua, o mundo tornar-se-á sua testemunha, e caso recitar do coração, o Áquirah (Além) tornar-se-á sua testemunha.

Quando recitarmos o Bissmillah, devemos ter em conta o profundo significado do mesmo, devendo ser de maneira seguinte: Estou começando o meu trabalho em nome d’Aquele ALLAH, que é Puro e Isento de parceiros; em nome d’Aquele ALLAH que é Independente de filhos; em nome d’Aquele ALLAH que embelezou o mundo através de várias luzes; em nome d’Aquele ALLAH que escreveu o destino de tudo quanto existe neste mundo; em nome d’Aquele ALLAH que dotou os corações e olhos de luz; em nome d’Aquele ALLAH que encheu os corações dos amigos através do Seu Esplendor e Manifestação na hora da aurora.

 

Por isso, devemos criar o hábito de recitar Bissmillah em ocasiões permissíveis e recomendadas, para que possamos beneficiar da sua bênção. O mesmo hábito deve ser incutido nas crianças desde a sua infância e mantido nos adultos.

—————

Voltar