O que o Islão diz a respeito da barba

10-04-2009 23:59

Os muçulmanos foram influenciados pelo Ocidente, sendo fácil esquecer, ou melhor, ignorar o Sunnat do Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). Poucos muçulmanos percebem a magnitude das suas acções ao imitarem os Kuffár (descrentes).

 

Muitas vezes confundimos um irmão muçulmano (fora do Massjid) por um Káfir (descrente), devido ao seu rosto e aparência. Como podemos dizer “Assalámu Alaikum”, quando não se sabe se é muçulmano? Mesmo assim, muitos ficam surpresos e sem saber a razão de estarem a ser ignorados!

Este artigo tem como objectivo enfatizar a importância da barba. Muitos muçulmanos têm tido dúvidas a respeito deste ponto, havendo até pessoas que preferem manter a barba imitando a moda, do que se deterem ao que foi prescrito pelo Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele).

 

Uma compilação desta natureza tornou-se importante, pois o impacto do modo de vida ocidental parece estar a atrair os muçulmanos a seguirem a moda ingenuamente, de forma que a importância da barba, por si só seja considerada duvidosa e alvo de zombaria.

Àquele que julga este problema trivial para ser retratado, que ALLAH o guie. Já para aquele que deseja aprender e praticar o que é correcto, aqui estão provas suficientes do Al-Qur’án, Hadices e estudiosos experientes.

 

Em relação à obediência ao sagrado Al-Qur’án e ao Sunnat

 

“Ó vós crentes! Entrai no Islam integralmente, e não sigais as pegadas (passos) do Shaitán. Na verdade, ele é para vós um inimigo declarado.” [Al-Qur’án 2:208]

 

“Ó crentes! Obedecei a ALLAH e obedecei ao Mensageiro, e aos que entre vós têm autoridade.” [Al-Qur’án 4:59]

 

“Ó crentes! Obedecei a ALLAH e ao Seu Mensageiro, e não lhe volteis as costas quando o ouvirdes falar.” [Al-Qur’án 8:20]

 

“Realmente, tendes no Mensageiro de ALLAH um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar ALLAH...” [Al-Qur’án 33:21]

 

“E aquilo que o Mensageiro vos der, aceitai-o, e aquilo que ele vos proibir, abstenham (do mesmo), e temei ALLAH. Certamente que ALLAH é severo no castigo.” [Al-Qur’án 59:7]

 

À luz dos versículos acima citados, torna-se bastante evidente de que o sucesso e a salvação nesta vida temporária bem como na vida eternado Além, depende somente da obediência total, do cumprimento dos mandamentos de ALLAH e da emulação do puro estilo de vida do nosso querido Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele).

 

Importância da barba pelas palavras do Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele)

 

Abu Darda (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Eu não tenho ligação com aquele que faz a barba, grita e molha suas roupas com lágrimas, isto é, na infelicidade ou na aflição”. [Muslim]

Abu Hurairah (que Deus esteja satisfeito com ele) e Ibn Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) narram que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Apare bem o bigode e deixe a barba crescer”. [Muslim]

Ibn Abbáss (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Aquele que faz a barba não pode reivindicar a Misericórdia de ALLAH”. [At-Tibráni]

O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirma num Hadice: “Contrarie os Mushrikin (idólatras), alongai a barba e diminuí o bigode”. [Al-Bukhari]

 

Num outro Hadice, o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) exorta-nos: “Aparai os vossos bigodes e alongai as vossas barbas e contrariai os Május (adoradores do fogo)”. [Musslim]

 

Os ensinamentos indicam que Umar, Abu Hurairah, Ammar Ibn Yássir, Abdullah Ibn Umar e Jábir (que Deus esteja satisfeito com eles), todos eles mantinham as barbas com o comprimento de um punho ou mais. Jábir (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: “Nós costumávamos manter as barbas longas e somente durante o Haj e o Umrah, tínhamos o hábito de apará-las até o comprimento requerido (de um punho)”. Abdullah Ibn Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) costumava cortar uma porção da barba (que excedia o tamanho da mão).

 

Consenso entre os grandes imámes de jurisprudência

 

  • Abu Hanifa (que Deus esteja satisfeito com ele)

 

Imám Muhammad (que Deus esteja satisfeito com ele) relata no seu livro “Kitabul Aathaar”, onde relata do Imám Abu Hanifa (que Deus esteja satisfeito com ele), segundo Haitham e de acordo com Ibn Umar (que Deus esteja satisfeito com ele), que Ibn Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) costumava segurar a barba na sua mão e cortá-la, aparando deste modo, o excesso de pêlos. Imám Muhammad (que Deus esteja satisfeito com ele) diz que isso é o que nós seguimos e foi a decisão do Imám AbuHanifa (que Deus esteja satisfeito com ele). Portanto, de acordo com os seguidores da escola hanafita, manter o comprimento da barba menor do que o tamanho de um punho é Harám (proibido), e isto é um Ijma (opinião de consenso).

 

  • Sháfei (que Deus esteja satisfeito com ele)

 

Imám Sháfei (que Deus esteja satisfeito com ele) afirma no seu livro “Kitabul Umm”: “Fazer a barba é Harám” [Shari Minhajdar Shara Fassl Aqueeqa].

 

  • Málik (que Deus esteja satisfeito com ele)

 

Sheikh Ahmad Nafarawi no comentário sobre uma afirmação no panfleto de Imám Abu Zayed diz que: “O acto de se barbear é sem dúvida Harám, de acordo com todos os Imámes”.

 

Isto também é mencionado no “Tamheed” (comentário de “Muatta”) [Sunan Imám Málik], em que fazer a barba é Harám e de entre os homens, somente os que escolhem esta prática (de barbear-se) são os hermafroditas (aqueles que possuem características tanto masculinas como femininas).

 

  • Ahmad ibn Hanbal (que Deus esteja satisfeito com ele)

 

Os seguidores de Imám Ahmad (que Deus esteja satisfeito com ele) afirmam no famoso “Al-Khanie’a Hanbali Fatawa Kitab” que: “Deixar crescer a barba é essencial e rapar a mesma é Harám”.

 

Também nos livros de Mazhab Hanbali “Sharahul Muntahaa” e “Sharr Manzoomatul Aadaab”, afirma-se que: “O ponto de vista mais aceitável é que é Harám (proibido, o acto de se barbear)”.

Além disso, é valido notar que de acordo comos catedráticos islâmicos, é ilícito (Harám) o acto de se barbear, e aquele que se barbeia, está legalmente se declarando um companheiro que não segue correctamente a Lei (é um Fássiq); desta forma, não é permitido indicar este homem como um Imám (líder); fazer o Salátul-Taraweeh seguindo este Imám é Makruhe-Tahrimi (muito próximo da proibição)” [Shami, Vol. 1, p. 523].

 

Durre-Mukhtar diz: “A nenhum daqueles que recebe o Dá’wah, é lhes permitido aparar a barba menos do que um punho, como se fosse um muçulmano ocidentalizado ou um hermafrodita” [Vol. 2, p.155). Do mesmo modo, “é proibido (Harám) um homem rapar a barba doutro homem” [Vol. 5, p. 359].

 

Alguns pontos salientes a respeito da barba

 

A barba é um aspecto natural, serve de adorno e é uma característica saliente do homem. Ela distingue claramente o homem da mulher.

ALLAH afirma no sagrado Al-Qur’án:

“Shaitán disse: E certamente que os desencaminharei e dar-lhes-ei falsas esperanças, e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas do gado, e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de ALLAH.” [Al-Qur’án 4:119]

 

O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “ALLAH amaldiçoa os homens que adoptam a aparência das mulheres e as mulheres que adoptam a aparência dos homens”. [Al-Bukhari]

O próprio Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) possuía uma barba densa, bem crescida e que cobria o seu peito.

 

Todos os Profetas anteriores ornamentaram e embelezaram as suas nobres aparências com a barba, e ordenaram os seus seguidores a fazerem o mesmo. Todos os Sahábas (que Deus esteja satisfeito com eles) meticulosamente observavam esta prática, em conformidade com o Sunnat (i.é, ao limite de um punho à volta do queixo). Os juristas dos quatro Mazáhib (escolas da jurisprudência), conforme atrás descrito, são unânimes em afirmar que manter a barba é Wájib (obrigatório) e não apenas um Sunnat. E há consenso entre todos eles de que rapara barba ou apará-la até menos que um punho é Harám (proibido) e equivalente a cometer um pecado maior (Kabira).

 

Não cumprir com esta obrigação é rejeitar e opor-se propositadamente à aparência do Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele), a quem dizemos amar; esta indiferença é um desafio à lógica e uma violação dos ensinamentos do Shariat, representando um insulto ao Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). A pessoa que viola esta obrigação fica num estado permanente de pecado encontra-se constantemente sob a praga e descontentamento de ALLAH, até que se arrependa e deixe crescer a barba em conformidade com o Sunnat, que é do tamanho de um punho.

 

Também é Harám (proibido) aparar ou rapar os pêlos que crescem imediatamente por baixo do lábio inferior. É preferível remover o bigode por completo aparando-o muito junto à pele (não rapando), para que a brancura por cima do lábio seja visível. Deixar o bigode crescer por cima do lábio superior é Makruh (detestável); se o crescimento chegar à boca, será considerado Makruh-e-Tahrimi, ou seja, perto do Harám.

 

Manter a barba constitui o cumprimento de uma acção Wájib, símbolo de Imán, uma insígnia visível do Mu’min (crente) e uma expressão de amor para com ALLAH e Seu Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele).

 

Conclusão

 

Sendo assim, um muçulmano que se barbeia ou apara a barba (além do comprimento recomendado) assemelha-se a um hermafrodita, o seu direito de se tornar Imám aproxima-se da proibição, a sua evidência não é válida e não terá direito de votar nem de receber votos. Fazer a barba ou apará-la para além do sugerido é um hábito dos Kuffár (descrentes).

 

Imám Ghazali (que Deus esteja satisfeito com ele) diz: “Saiba que a chave para a plena felicidade (Sádah) concentra-se no seguimento do Sunnat e da vida do Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) em todos os seus feitos e aspectos, quer se refira até mesmo ao acto de comer, dormir, levantar, falar, etc. Eu digo isso somente em relação aos rituais de louvor, porque nenhum destes aspectos foram esquecidos por ele (Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele))no Sunnat – então, o que eu digo inclui cada aspecto da vida quotidiana do Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele)” [Kitáb al-Arbain Addin, Cairo 1344, p. 89].

 

Além disso, ALLAH disse ao Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) no sagrado Al-Qur’án, o seguinte: “Diga (ó Muhammad) se vós (na verdade) amais ALLAH, então sigai-me, ALLAH amarvos-á e perdoar-vos-á vossos pecados.” [Al-Qur’án 3:31]

A recitação diária de uma legião de anjos é: “Sagrado é o ser masculino adornado com a barba e o feminino com tranças” [Takmela e Bahr al-Raiq, Vol. 3, p. 331].

—————

Voltar