O Jummah

11-04-2009 23:37

Derivado de “Jamaa”, Jumu’ah em árabe significa congregação, ajuntamento ou agrupamento. Esta pequena congregação recorda-nos a grande congregação que por sinal terá lugar neste mesmo dia que é o Quiyámat, em que se congregarão todos os seres humanos desde Adam (que Deus esteja satisfeito com ele) até ao último Homem.

 

Sexta-feira é um dia solene e sagrado. Infelizmente, muitos muçulmanos não conhecem o seu valor e por isso não cumprem com as obrigações deste importante dia. Daí que achamos necessário falar deste grande dia e das suas virtudes como meio de recordar a aqueles que estão no desleixo. O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Sexta-feira é o melhor dia perante ALLAH, superior ao dia de Idul-Adhá ou Idul-Fitr”. Cinco eventos importantes são atribuídos a Sexta-feira, designadamente:

  • A criação de Adam (que Deus esteja satisfeito com ele)
  • A expulsão de Adam (que Deus esteja satisfeito com ele) para a Terra
  • A morte de Adam (que Deus esteja satisfeito com ele)
  • A existência dum momento em que qualquer duá é aceite, desde que não se peça algo Harám. Nota: Este momento não foi revelado para assim os crentes passarem o dia inteiro na sua busca.
  • A realização do Quiyámat. É de salientar que exceptuando ALLAH, ninguém sabe nem mesmo os Profetas ou os anjos, quando se realizará o Quiyámah. Os anjos, os céus, a terra, os ventos, os oceanos, as montanhas têm medo de Sexta-feira. (Relato de Ahmad)

 

Consta que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Nós fomos os últimos a vir neste mundo, mas no dia de Quiyámat seremos os primeiros a entrar no Jannat. Antes de nós foi dado aos judeus e cristãos o Livro de Guia, e a nós (fomos dados) depois deles. Eles foram ordenados a respeitar a Sexta-feira mas divergiram nisso. Por conseguinte, ALLAH favoreceu-nos com a Sua graça para aderirmos às Suas ordens, assim, eles foram deixados atrás. Os judeus respeitam o dia seguinte (Sábado) e os cristãos o dia que segue (Domingo)”. (Relato de Bukhari & Musslim)

 

Consta também que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A noite precedente à Sexta-feira é uma noite branca e a Sexta-feira é um dia brilhante”. (Relato de Mishkát)

 

O que fazer no dia de Jumu'ah

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) também disse: “Quem praticar cinco coisas num dia, i.é, na Sexta-feira, será incluído no grupo dos que vão entrar no Jannat:

1. Visitar um doente

2. Participar num funeral

3. Jejuar

4. Participar no salátul Jumu’ah

5. Libertar um escravo” (Relato de Ibn Hibban)

 

Deve-se procurar ir cedo ao Massgid, pois o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Quem for à primeira hora ao Massjid é como aquele que fez Curbani de um camelo; quem for a seguir é como aquele que fez Curbani de uma vaca; quem for a seguir é como aquele que fez Curbani de um carneiro; quem for a seguir é como aquele que fez Curbani de uma galinha; e quem for a seguir é como aquele que fez Curbani de um ovo”. (Relato de Bukhari & Musslim)

 

Os Anjos param nas portas dos Massgids registando aquele que entra primeiro e o que vem a seguir até o Imam levantar-se para o Khutba; depois fecham os registos e não registam mais ninguém.

É Sunnat tomar banho, vestir-se da melhor roupa e perfumar-se. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) diz num hadice narrado por Abu Ayub (que Deus esteja satisfeito com ele)  em que este diz:  ”Quem tomar banho na Sexta-feira, perfumar-se, vestir a melhor roupa que possui e dirigir-se para o Massjid tranquilamente, fazer dois rakats facultativos se puder, não incomodar a ninguém e depois manter-se calado quando o Imam fizer o Khutba e a seguir fazer o salát, tudo isto servirá para obliterar os seus pecados (menores) até ao Jumu-ah seguinte.” (Relato de Ahmad)

 

Um outro hadice relatado por Musslime narrado por Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) diz: “Quem fizer Wudhu da melhor forma e a seguir dirigir-se para o salátul Jumu’ah, manter-se calado (no Massgid) e escutar atentamente o Khutba, ser-lhe-ão perdoados os pecados entre uma Sexta-feira e outra, e mais três dias.

 

Num outro Hadice, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse:  ”Praticar os cinco saláts diários, um Jumu’ah para outro, um Ramadhán para outro, servem para obliterar os pecados (menores) do seu praticante, desde que ele evite os pecados maiores”. (Relato de Musslim)

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) recomenda-nos inclusive a deixar em reserva roupa exclusiva para o dia de Jumu’ah. (Relato de Abu Daúd)

 

No dia de Jumu’ah, recomenda-se a recitar abundantemente o Salát Alan Nabi (Durud Sharif) e o Surah Kahf (em particular na parte da manhã).

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Sexta-feira é o melhor dia da semana, portanto enviai muitos Duruds para mim nesse dia”. (Relato de Abu Daud)

 

Recomenda-se ainda a recitar o Surah Yá-Sin e Ad-Dukhán na noite de Sexta-Feira, i.é, a noite entre Quinta e Sexta-feira, pois o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quem recitar o Surah Ad-Dukhán na noite de Jumu’ah, é incumbida a setenta mil Malaicas a tarefa de pedir perdão a ALLAH a seu favor até ao amanhecer”. (Relato de At-Tirmizi)

Pedir perdão a ALLAH a favor de todos muçulmanos, engajar-se no Ibadát e nos Duás.

Não incomodar as pessoas no Massjid, saltando por cima delas, isto especialmente para aqueles que chegando atrasados querem forçosamente ir para frente. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Quem incomodar a um muçulmano na verdade está a incomodar a mim e quem incomoda a mim está a incomodar a ALLAH”. (Relato de At-Tabarani)

 

O Salátul Jumu’ah

 

ALLAH diz: “Ó crentes! Quando for feito o chamamento (Azán) para o salát do dia de Jumu'ah (Sexta-feira), apressai-vos à recordação de ALLAH (ao salát) e deixai o negócio, isto é melhor para vós se soubésseis. E quando o Salat terminar, dispersai-vos pela terra e procurai a graça de ALLAH, e lembrai-vos muito de ALLAH para que possais ter sucesso”. (Capítulo 62, Versículos 9 e 10)

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Quem for para o Jumu'ah a pé, terá por cada passo a recompensa de um ano de jejum e Ibadát da noite inteira”. (Relato de Musslim)

O salátul Jumu'ah é obrigatório para todos os muçulmanos exceptuando o escravo, a mulher, a criança, o demente, o viajante e o doente.

Todos os muçulmanos devem ter em mente a responsabilidade e obrigatoriedade de fazer o Jumu'ah. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) diz: ”Eu pretendia colocar alguém no meu lugar como imám para dirigir o salátul Jumu'ah e ir queimar as casas desses que não participam no Jumu'ah”. (Relato de Musslim & Al-Hákim)

 

Note-se que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) desejou queimar casas, incluindo os seus ocupantes que desleixassem o Jumu'ah. Sabemos que ALLAH realiza os desejos do Seu Profeta, por isso, notamos que de facto esse tipo de gente vive no fogo, não têm sossego espiritual nem paz e nem harmonia nos seus lares.

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quem deixar desleixadamente três Jumu’ah (consecutivos) ALLAH selar-lhe-á o seu coração”; e num outro hadice o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quem deixar três Jumu’ah sem motivo justificativo perante o Shariah, será registado no grupo dos munafiquins”. Num outro hadice consta ainda que quem deixar três Jumu’ah seguidos, esse deixou o Islão de lado.

 

Condições para a validação do Salátul Jumu'ah

 

Segundo o Imám Abu Hanifa, o Jumu'ah deve ser realizado numa cidade ou numa vila grande e o número mínimo de participantes deve ser de três muçulmanos. Porém, segundo o Imám Cháfei, o número mínimo de presentes deve ser de 4 e noutro parecer menciona 12 pessoas. Se não se reunirem as condições para a celebração do salátul Jumu'ah, deve-se fazer o salátul Zuhr.

O tempo para se praticar o salátul Jumu'ah é o mesmo do salátul Zuhr. Anass (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) efectuava o salátul Jumu'ah cedo quando estivesse muito frio, e quando estivesse muito quente retardava o salát.

 

Sunnah Salát antes do Salátul Jumu'ah

 

Abdullah Ibn Abbass (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) praticava 4 rakáts antes e outros 4 após o salátul Jumu'ah. (Relato de At-Tabarani)

Jábir Bin Abdullah (que Deus esteja satisfeito com ele) conta que certa vez, numa Sexta-feira, Sulaikh Ghatfani (que Deus esteja satisfeito com ele) veio ao Massgid enquanto o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) estava no Mimbar (púlpito). Sulaikh veio e sentou-se sem fazer o Saláh (Sunnah). O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) perguntou-lhe: “Já fizeste os dois Rakáts?” Sulaikh respondeu negativamente, pelo que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) retorquiu: “Levante e faça primeiro dois Rakáts”. (Relato de Musslim)

 

Na base destes Hadices, os Imámos Cháfei e Ahmad e outros juristas asseguram que os dois Rakáts de Tahiyyatul Massgid são indispensáveis para quem vem ao salátul Jumu'ah, mesmo se o Imám já estiver no Mimbar para o Khutba. Porém, segundo os Imámos Abu Hanifa, Málik e outros, não permitem que se efectue algum salát durante o Khutba, baseando-se no Hadice em que se recomenda que os crentes escutem atenta e silenciosamente o Khutba, sendo essa a prática habitual entre os Sahábas.

Os argumentos de ambos são válidos, e depreende-se unanimemente de que se recomenda que o crente chegue cedo ao Massgid e que faça pelo menos dois Rakáts antes do Khutba.

 

Sunnah Salát após o Salátul Jumu'ah

 

Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quem fizer o salátul Jumu'ah, que faça outros 4 Rakats a seguir”. (Relato de Musslim)

Abdullah Ibn Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) não fazia nenhum salát após o salátul Jumu'ah até que regressasse à casa e, de seguida, fazia dois Rakáts em casa. (Relato de Bukhari & Musslim)

Portanto no que concerne a Sunnah salát após o salátul Jumu'ah recomenda-se que se façam dois, quatro ou ainda seis Rakáts, ou seja, quatro mais dois.

 

O Khutba

 

O Muazzin deve fazer o Azán perante o Imám. Durante o Khutba, o Imám deve estar de pé no Mimbar e virado para as pessoas, pois não é permitido fazer o Khutba sentado. As pessoas devem estar sentadas e viradas para o Quibla. É permitido ao Imám segurar uma bengala durante o Khutba.

O Imám deve fazer uma ligeira pausa durante o Khutba. A duração mínima dessa pausa pode ser o tempo suficiente para recitar três vezes “Subhanallah” ou uma vez o Surah Ikhláss.

O Khutba deve ser feito em árabe, numa voz suficientemente audível para a congregação escutar e não deve ser muito prolongado ao ponto de saturar as pessoas.

 

É obrigatório escutar o Khutba, independentemente de perceber ou não o árabe. Durante o Khutba, o indivíduo deve manter o máximo de silêncio, não se podendo cumprimentar a outros nem mesmo com gestos, pois consta que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse:

Na Sexta-feira quando o Imám está fazendo o Khutba, se disseres ao teu companheiro «estejas quieto», então proferiste algo fútil.” (Relato de Bukhari & Musslim)

 

Durante o Khutba também não se pode recitar nada nem mesmo o Tassbih. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A pessoa que fala durante o Khutba é como o burro carregado de livros”. (Relato de Ahmad)

Se durante o Khutba alguém cumprimentar-lhe, não deverá responder. O Imám pode aproveitar da grande congregação de Sexta-feira para dirigir alguns conselhos aos presentes antes do Khutba na língua local. Porém, se a congregação perceber o árabe, o mesmo pode ser feito durante o Khutba.

 

Durante o Khutba, quando o imám fizer duá, não se deve levantar as mãos, pois Ommarrah Bin Ruwaibah diz: “ALLAH que arruine essas duas mãos, pois nós nunca vimos o (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) a levantar as suas mãos na invocação (Duá) durante o Khutba”. (Relato de At-Tirmizi)

 

Quem dirigiu o Khutba tem a prioridade de dirigir o salátul Jumu'ah, contudo é permitido a um outro dirigir o salát, desde que tenha participado no Khutba.

O salátul Jumu'ah é composto por dois Rakáts Fardh. O Imám deve recitar os Surahs em voz audível. O salátul Jumu'ah substitui o Zuhr, por isso depois de ter feito o Jumu'ah, a mesma congregação não deve fazer o Zuhr como precaução, pois isso não tem bases no Shari’ah.

 

Que ALLAH nos dê forças para cumprirmos todas as Suas ordens e aceite de nós os nossos ibadats. Ámeen.

—————

Voltar