O direito dos familiares

11-04-2009 17:34

 

No Islão, além dos pais, é dada uma grande relevância aos familiares. Em termos Islâmicos diz-se Silatur-Rahim que significa a «ligação uterina».

 

Abdul Rahman Ibn Auf (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que ouviu do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) o seguinte: ”ALLAH, o Altivo diz: «Eu sou Ar-Rahman - o Compassivo - Criei o laço familiar e denominei de Rahim - O Misericordioso – que Obtive da raíz do Meu Nome - Rahman. Portanto, quem ligar isso (o laço familiar), Eu juntarei a ele, e quem cortar isso, Eu cortarei (o laço) com ele».”

 

ALLAH na Sua Infinita Sabedoria designou o sistema de natalidade, ligando os laços familiares. Em contrapartida exigiu alguns direitos do indivíduo que classificou-os com o título de Rahim. Quem cumprir com esses direitos, i.é, mostrar benevolência para com os seus familiares e tratá-los bem, então, existe a promessa de ALLAH, de juntar-se a ele, agraciando-lhe com a Sua Misericórdia e Dádivas, e quem violar esses direitos, ALLAH não derramará a Sua Misericórdia sobre ele.

 

Anass narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Quem desejar o aumento do seu sustento e o permanecimento por muito tempo dos vestígios dos seus pés, i.é, longa vida – que ligue as relações uterinas.” (Al-Bukhari e Musslim)

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) diz num Hadice contado por Abu Huraira:

“1. Dê a quem te priva (i.é a quem não te dá).

2. Ligue as relações com aquele que as corta.

3. E perdoe aquele que é injusto para consigo.

Se fizer estas três coisas, ALLAH introduzir-lhe- á no Paraíso.”

 

Existem algumas acções virtuosas perante ALLAH e por isso são o meio de Misericórdia e de aquisição de várias outras dádivas. Neste caso, o bom relacionamento com familiares serve para aumentar o Rizk (provisão) e a longevidade. Numa outra perspectiva, diríamos que o corte de relações familiares tem por um lado implicações negativas na saúde do indivíduo e por outro não permite que o mesmo desempenhe com eficácia os seus deveres e obrigações para consigo mesmo e para com a sociedade.

Contudo, havendo um relacionamento harmonioso entre o indivíduo e a família, haverá consequentemente boa disposição e o desempenho das actividades quotidianas resultarão certamente em êxito.

 

Quando nos referimos a apoio familiar, pode se entender em dois sentidos: Apoio financeiro ou simplesmente uma motivação (incentivo). O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) aconselhou-nos a dar caridade aos necessitados, começando pelos familiares próximos. (Abu Daud)

 

Zubair Bin Mo’tim narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: «Quem violar os direitos familiares não entrará no Jannat.» (Al-Bukhari e Musslim)

Deste Hadice depreende-se que o mau relacionamento familiar será um dos impedimentos para a pessoa entrar no Jannat (Paraíso). É natural haver entre familiares, pessoas com mau carácter, indivíduos pouco sociáveis e, por vezes, com atitudes rudes. Mesmo assim, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) exorta-nos a não retribuir com agressões físicas e verbais.

 

Abdullah Ibn Omar (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: ”Não cumpre com os direitos familiares aquele que mostra bondade para com os parentes como compensação da bondade a ele demonstrada. A pessoa que realmente cumpre com os direitos é aquela que trata bem os seus familiares mesmo quando estes são avarentos e injustos para com ele (infrigindo os seus direitos).” (Al-Bukhari)

 

E disse: «Se um familiar próximo tratar-te indiferentemente e ignorar os laços familiares, não lhe dê costas, mas continue cumprindo com a tua parte nas obrigações familiares para com ele».

Uma boa forma de se criar aproximação entre os familiares é visitá-los sempre que for possível, oferecer presentes em ocasiões como o Eid, pois isto ajuda eliminar os atritos. Mas existe ainda uma outra obrigação, assim como consta no Alcorão: «Ó vós que credes! Salvai a vós mesmos e vossas famílias do fogo.»

 

Portanto, ALLAH recomenda a preocuparmo-nos com os nossos familiares no aspecto do Din (religião), incentivando-os para a prática do bem. O Dawat, sendo algo de grande importância, deve primeiramente ser feito aos familiares tal como o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) o fez no início da proclamação do Islão, sendo primeiro aos seus familiares. Tal prática é lógica, se estivermos convictos de que o não cumprimento das ordens de ALLAH implicará o lançamento do indivíduo para o fogo do inferno.

 

Por isso, não podemos assisitir pacifica e indiferentemente aos atropelos às ordens de ALLAH e aos Sunnates (práticas) do Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) por parte dos nossos familiares. Por exemplo, se houver um incêndio numa casa em que estejam familiares nossos, qual seria a nossa reacção? Será que nada faríamos para os salvar?

 

Além de mais, consta nos Hadices que no Dia do Juízo Final os nossos familiares vendo-nos a entrar no Jannat, reclamarão perante ALLAH por não lhes ter transmitido o conhecimento do Din e, por isso, eles se encontrarem naquele estado. Sendo verdade, ALLAH ordenará aos anjos para nos lançarem ao fogo. Por isso, o versículo do Alcorão em referência, ordena-nos a não nos preocupar somente com a nossa salvação mas igualmente com a dos nossos familiares.

 

Para isso, deve-se ser cortês e delicado, o nosso comportamento deve servir de exemplo, porque a nossa exortação pouco ou nada valerá se a nossa conduta não for de acordo com ela.

 

—————

Voltar