O Curbani

11-04-2009 18:16

Curbani é um termo árabe que literalmente significa aproximar-se de algo. É um dos rituais a ser observado pelos Hajis (peregrinos) e, anualmente por todo o muçulmano que reúna capacidades para tal. A sua história está directamente ligada à passagem de lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) e do seu filho Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele).

 

 

 

Perspectiva histórica

 

lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele), o patriarca dos profetas, ansiava ter um filho e rogou a ALLAH que concretizasse esse seu desejo, dizendo: “Ó meu Senhor! Conceda-me um filho que seja um dos justos.

 

Já na idade avançada, ALLAH anunciou o nascimento dum rapaz clemente. ALLAH quis depois fazer-lhe um teste e ordenou-lhe que deixasse sua esposa e seu filho ainda pequeno no deserto. Imagine a obediência e a convicção de lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele), que desde a juventude foi submetido a vários testes: foi expulso pelo pai e lançado no fogo por combater a idolatria; toda a vida ansiava ter um filho e, quando menos hipóteses tinha, ALLAH concede-lhe um filho; isto certamente teria sido a maior satisfação para lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele), mas logo de seguida, ALLAH ordena-o que deixasse a esposa e o filho no deserto. lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) leva a sua esposa Hajra e seu filho Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) e deixa-os no deserto de Paran, em Makka, que até à altura não era habitada e regressa a Palestina.

 

Quando Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) cresceu e atingiu a idade que permitia apoiar ao pai, ALLAH faz um segundo teste, ainda mais forte que o anterior. lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) sonha em noites seguidas, recebendo ordens de ALLAH para sacrificar pela causa de ALLAH o seu único filho. Ele volta novamente a Makkah, para cumprir com esta ordem de ALLAH.

Sem dúvida que este segundo teste era muito mais forte que o primeiro. ALLAH ordena-lhe a sacrificar o seu filho, a coisa mais preciosa que lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) teve. Talvez fosse mais fácil sacrificar a sua própria vida do que sacrificar com a sua mão o seu filho; mesmo que tivesse mais filhos trata-se de uma acção bastante sentimental.

 

Mas por ser ordem de ALLAH, manteve-se firme no seu cumprimento. lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) dirigiu-se para o filho e disse:

“Sonhei que eu te oferecia em sacrificio, portanto veja o que achas? lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) não necessitava da opinão do filho, pois tratava-se de uma ordem de ALLAH e nisso a opinião do filho em nada adiantava ou alterava a ordem de ALLAH.

Mas ele apenas quis, por um lado, envolver o consentimento do filho nessa execução e, por outro, aliviar o peso da consciência, porque no acto de sacrificio podiam-se manifestar os sentimentos naturais de um pai. O filho respondeu-lhe: “Ó meu querido pai! Faz o que te é ordenado, encontrar-me-ás, se ALLAH quiser, entre os pacientes.

 

Certamente a preparação de Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) era excelente. Ele depositou a inteira confiança em ALLAH e não se baseou na sua coragem ou determinação; foi uma atitude humilde e encorajadora para o pai. Assim, ambos partiram para o lugar do sacrifício.

Mas o satanás começou a sua campanha para ver interrompida a missão de lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele). Aparecendo perante a mãe de Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) na forma de um homem muito simpático, perguntou sobre o paradeiro de Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) e ela respondeu que tinha ido com o pai trazer lenha.

 

O Satanás disse: “Tu não sabes que o pai levou-o para sacrificá-lo?” Hajra, mãe de Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele), respondeu: “Alguma vez viste um pai sacrificar o seu filho?” O Satanás disse: “Sim, ele (o pai) diz que seu Deus o ordenou que fizesse isso.”  Então Hajra, reagiu de maneira nobre e digna de sua familia dizendo: “Se é assim, então incumbe-se que a ordem seja cumprida.” Ouvindo isso, o Satanás ficou completamente desesperado e optou por outra estrategia, perseguindo pai e filho que iam em direcção a Mina.

 

Primeiro apareceu perante lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) na forma de um amigo e tentou impedi-lo do cumprimento dessa ordem. Contudo, lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) reconheceu-o e, por isso, não teve êxito. Depois, no Jamaratul Aqaba, apareceu na forma de um grande corpo e bloqueou o caminho. Um anjo que estava com lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) disse-lhe para atirar pedrinhas e lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) atirou sete pedrinhas sobre o Satanás recitando “ALLAHU AKBAR” cada vez que atirava e, assim, o Satanás foi derrotado.

 

O Satanás reagiu novamente no Jamaratul Wussta e Ula, mas lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) procedeu da mesma forma até chegar ao local do sacrifício.

Estes locais ainda estão assinalados e os Hajis simbolicamente atiram pedrinhas nos três Jamarates. Este acto foi apreciado por ALLAH e por isso Ele ordenou que fosse mantido vivo, instituindo-o nos rituais de Hajj.

 

Chegando ao local, lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) disse ao filho que se deitasse, com a testa virada para o chão pois, nessa posição, além de demonstrar humildade, evitaria o possível surgimento da fraqueza paternal no acto de sacrifício.

Consta nas narrações que lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) afiou bem a faca e por várias vezes tentou degolar o filho, mas ALLAH tinha ordenado a faca que não cortasse. Assim, uma nova revelação de ALLAH chega: “Ó lbrahim tu confirmaste (realizaste) o teu sonho, i.e., sem dúvida, o objectivo do teste foi alcançado, isto foi um grande teste. Agora deixa o teu filho e sacrifica esse cameiro (branco) no lugar do teu filho. É assim que Nós recompensamos os que praticam o bem.

 

Eis o relato do Cur’ane:

“Então, quando ambos se submeteram a ALLAH, Ibrahim o fez tombar, com a testa na terra (preparando o filho para o sacrifício). Nós chamámo-lo: Ó lbrahim! Com efeito, já realizaste a visão (sonho). Na verdade, é assim que recompensamos os benfeitores. Na verdade, isto foi uma prova clara. E resgatámos o filho com um sacrifício grandioso. E o fizemos (lbrahim) passar para posteridade. Que a paz esteja com lbrahim (Cap. 37)

 

Naquele mesmo momento, Gibrail (que Allah esteja satisfeito com ele) que trazia o cameiro exclamou: “ALLAHUAKBAR, ALLAHUAKBAR. Nisso, lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: LA ILAHA ILLALLAHU WALLAHUAKBAR. E por sua vez, Issmail (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: ALLAHU AKBAR WALIL-LAHIL-HAM’D.

 

É de recordar que a partir destas três frases se formou o Takbir que os muçulmanos recitam durante o período dos Ides. lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) agradeceu a ALLAH e com a mesma faca que utilizou repetidamente sobre o pescoço de Issmail, sacrificou o carneiro. Este sacrificio, por ter sido aceite por ALLAH, tomou-se numa recordação e símbolo da doutrina e dos seguidores de lbrahim (que Allah esteja satisfeito com ele), assim como consta no Cur’ane:

“E (recordai) quando o Senhor pôs a lbrahim em prova com as Suas ordens e ele as cumpriu. “Então, Ele (ALLAH) disse: “Eu nomear-te-ei chefe de todos os povos”, lbrahim disse: “E também dos meus descendentes?ALLAH disse: “A Minha promessa não inclui os injustos. (Cap. 2, Vers 125)

 

 

 

Recompensas do Curbani

 

Consta num Hadice, que certa vez os Sahabas perguntaram ao Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) sobre o Curbani, pelo que o Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) respondeu: “É o Sunnat do vosso pai lbrahim”.

Então os Sahabas perguntaram: “Que recompensa teremos nisso?” O Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse:

Por cada pêlo do animal tereis uma recompensa”. Segundo Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela), o Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse:

“No dia de Sacrifício (Eid-ul-Adha) ninguém pratica qualquer acção que seja mais querida perante ALLAH a não ser a de derramar o sangue (do animal, degolado); porque na verdade, o animal sacrificado virá no Dia da Ressurreição com os seus chifres, seus pêlos, suas patas e dará peso da sua acção pesadamente; na verdade, o seu sangue (do animal) alcançou a aceitação de ALLAH antes de cair no chão. Por isso, alegra-te nisso.” (Relato de lbn Maja)

 

 

 

Condições para o Curbani

 

Segundo a escola de Imam Hanafi, o Curbani é Wajib (compulsório) para todo muçulmano são, adulto (que tenha atingido a puberdade), com condições financeiras ou que tenha no mínimo 613,35 gramas de prata ou 87,49 gramas de ouro ou equivalente em dinheiro ou ainda em bens ou produtos. O Curbani não é obrigatorio para os pobres e viajantes (de acordo com o Shariah).

 

 

 

Animal para o Curbani

 

Para o Curbani podem ser utilizados os seguintes animais quadrúpedes: cabrito, carneiro, camelo, búfalo ou vaca. Os carneiros e cabritos devem ter no mínimo um ano de idade. As vacas devem ter no mínimo dois anos e os camelos cinco anos. O animal deve ser saudável e sem defeitos. Animais deficientes, deformados e aleijados não são permitidos para o Curbani. Contudo, é permitido utilizar para o Curbani animais castrados. Quem pretender fazer o Curbani deve escolher urn animal perfeito e gordo. Não se pode utilizar para o Curbani animais com os seguintes defeitos:

1. Cego ou zarolho.

2. Que tenha perdido um terço da sua orelha ou que nasceu sem orelha.

3. Com chifres partidos.

4. Com um terço ou mais do seu rabo cortado.

5. Sem dentes ou que tenha a maior parte dos seus dentes partidos.

6. Aleijado.

7. Carneiro cujo rabo fora cortado, enquanto pequeno.

 

 

A permissão de se juntar o Curbani de sete pessoas numa vaca ou camelo

 

O Curbani estabelecido por pessoa é de um cabrito, ovelha ou carneiro mas, no entanto, é permitido associar sete pessoas e fazer-se o Curbani de uma vaca ou camelo.

Se alguém comprar uma vaca com intenção de sacrificá-la a seu favor e mais tarde, i.é, antes de sacrificá-la, quiser admitir mais seis pessoas é permitido, embora seja aconselhável que a pessoa se associe no acto da compra. Jabir Bin Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele) narra: “No ano de Hudaibiyah (ano 6 Hijra), nós e o Mensageiro de ALLAH (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) sacrificamos um camelo para sete pessoas e uma vaca para sete pessoas.” (Relato de Musslim)

 

Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse: “A vaca serve para sete e o camelo serve para sete.” (Musslim, Abu Daud)

 

 

 

Os dias para o Curbani

 

Os dias para Curbani, segundo a interpretação de Imam Abu Hanifa são 10,11 e 12 de “Dhul-Hijja”, i.e, até a hora de Maghrib do dia 13. No entanto, é recomendável e mais valioso fazer-se na manhã do dia l0 de Dhul Hijja. É de recordar que não é permitido fazer-se o Curbani antes do Imam terminar os rituais de Eid.

Os Imams Shafei e Ahmad incluem o dia 13 como o de Curbani. Jundab Al Bajali narra: “Eu vi o Mensageiro de ALLAH (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) observando o Salat de Eid no Dia de Sacrifício (10 de Dhul Hijja) e depois fez o Khutba e disse: “Aquele que sacrificou o (animal) antes de praticar o Salat (de Eid), deverá oferecer (sacrificar) de novo no lugar daquele e quem não sacrificou o animal, deverá sacrificar recitando o nome de ALLAH.” (Musslim)

 

Isto significa que o Curbani deve ser praticado apenas após o Salatul Eid.

 

Umm Salama, (que Allah esteja satisfeito com ela) uma das esposas do Mensageiro de ALLAH, narra que o Mensageiro de ALLAH (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem tiver um animal por sacrificar e entra no mês de “Dhul Hijja”, não deverá cortar o seu cabelo nem cortar unhas (i.e.da pessoa que pretende fazer o Curbani) até sacrificar o animal.” (Musslim)

 

Portanto, quem pretender fazer o Curbani, deve assim proceder durante os primeiros dez dias de “Dhul Hijja”, isto como forma de criar na mente do sacrificante, uma assimilação espiritual entre o peregrino e o não peregrino, que também está vedado a fazer antes de sacrificar o animal no dia 10 de “Dhul Hijja”.

Quern pretender sacrificar um animal deve afiar bem a faca, pois o Profeta (Que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse: “ALLAH recomenda-nos a ser mais misericordiosos para todos; sempre que sacrificarem, façam de forma benévola e quando fizerem o Zabah (sacrifício), que afiem as vossas facas e façam isto de forma mais fácil para o animal.

 

É permitido à pessoa que faz o sacrificio comer a carne ou oferecer a quem desejar, pobre ou rico; ou poderá guardar para si, se assim o quiser. No entanto, é recomendável dividir a carne em três partes iguais sendo uma para o seu uso, outra para os familiares, vizinhos, amigos e a terceira parte para os pobres.

 

—————

Voltar