O que se deve fazer quando nasce uma criança

11-04-2009 17:33

Os ensinamentos islâmicos abrangem todas as etapas da vida, começando logo que a criança nasce. E porque estes ensinamentos não estão ao alcance de muitos dos nossos irmãos, torna-se importante esclarecer algumas recomendações elementares aos pais sobre os recém-nascidos.

 

1. CORTE DO CORDÃO UMBILICAL E BANHO

 

Após o corte do cordão umbilical, deve-se dar banho ao recém-nascido e enterrar o cordão.

Isto é mais uma prova da importância que o Islão dá no que diz respeito à higiene.

 

2. ADHÁN, IQÁMAH E DUÁS

 

De seguida, deve-se dar o Adhán (em voz baixa) no ouvido direito e o Iqámah no ouvido esquerdo do bebé. Este acto é Sunnat, pois o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) assim o fez aquando do nascimento do seu neto.

O Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse que as crianças em cujos ouvidos são recitadas estas duas preces, (Adhán e Iqámah), serão salvas da epilepsia. É recomendado que seja um Álim ou um piedoso da família a fazê-lo. Caso não seja possível, qualquer muçulmano poderá fazê-lo.

Esta acção é um convite da parte de ALLAH, logo que a pessoa inicia a sua vida mundana. Depois do Iqámah, é recomendado que se faça Duá de protecção contra o Shaitán para o recém-nascido, e que ALLAH lhe guie e oriente para o caminho da verdade e que lhe torne num ser piedoso, podendo acrescentar outros Duás.

 

3. TAHNIK

 

A seguir ao Iqámah, é recomendado um piedoso (homem ou mulher) fazer o Tahnik, que consiste em esmagar com os dentes um bocado de tâmara ou uma outra fruta doce e colocá-lo na boca do bebé.

Assma (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Quando Abdullah Ibn Zubair nasceu, eu coloquei-o no colo do Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele). Ele pediu para que trouxessem uma tâmara, mastigou-a e aplicou a sua saliva na boca do recém-nascido, e pediu Duá a favor do mesmo”.

E de acordo com Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela), o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) fazia o Tahnik para as crianças que lhe eram trazidas e (também) fazia Duá para as mesmas.

 

4. AQUIQAH E RAPAR O CABELO

 

Aquiqah é uma acção que visa salvaguardar a criança contra doenças e maus olhares.

Consiste em sacrificar (degolar) dois cabritos ou carneiros, no caso do recém-nascido ser rapaz, e de um cabrito ou carneiro, se for rapariga.

O Aquiqah deve ser feito de preferência no sétimo dia após o nascimento da criança. Senão for possível nessa data, é recomendável que se faça no 14º, 21º ou 28º dia após o nascimento da criança e assim por diante, sempre em múltiplos de sete, a contar da data do nascimento.

Note-se que a contagem dos dias é feita na base do dia islâmico, que começa após o ocaso do Sol.

Se alguém não tiver possibilidades de sacrificar dois animais para o rapaz, que sacrifique pelo menos um.

Sayidina Abdullah Ibn Abbáss (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) fez Aquiqah dos seus netos Hassan e Hussein (r.a.), sacrificando um carneiro para cada um deles [Abu Dawud].

 

Segundo os comentadores, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) ofereceu um carneiro, provavelmente porque na altura ele podia suportar apenas aquele valor, ficando assim determinado para aqueles que possuem meios limitados.

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Se alguém tiver uma criança e desejar oferecer sacrifício a favor dela, poderá fazê-lo oferecendo duas ovelhas para o rapaz e uma para a rapariga”. [Abu Dawud, Mishkát]

 

No sétimo dia após o nascimento, juntamente com o Aquiqah, deve-se rapar o cabelo da criança e enterrá-lo.

Segundo Ali Ibn Abi Tálib (que Allah esteja satisfeito com ele), o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) sacrificou um cabrito no Aquiqah de Hassan (que Allah esteja satisfeito com ele) e disse à Fátima (que Allah esteja satisfeito com ela) para que rapasse o cabelo e distribuísse prata em caridade, equivalente ao peso do cabelo. Quando se pesou o cabelo, viu-se que era equivalente (em peso) a um Dirham (moeda) ou talvez menos [At-Tirmizi].

 

Neste Hadith, menciona-se a caridade em prata equivalente ao peso do cabelo juntamente com o sacrifício do animal, e por isso, alguns comentadores acham que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse a Fátima (que Allah esteja satisfeito com ela) para distribuir prata em caridade, pois na altura do nascimento de Hassan (que Allah esteja satisfeito com ele), a situação financeira dos seus pais (Ali e Fátima) não permitia o sacrifício de um animal. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) responsabilizou-se pelo sacrifício e disse a Fátima (que Allah esteja satisfeito com ela) para distribuir prata em caridade como forma de gratidão para com ALLAH.

 

O tipo e as condições do animal para o Aquiqah são idênticos aos do Qurbani.

A carne de Aquiqah pode ser distribuída (preparada ou não) ou servida aos familiares e amigos. No entanto, é aconselhável dividi-la em três partes, uma para os pobres e outras duas para amigos e familiares. Não é obrigatório oferecer toda a carne aos pobres. Ela é lícita para os pais, avós e outros familiares.

 

O animal para o Aquiqah pode ser macho ou fêmea, ao contrário do que erradamente se pensa, que no caso do rapaz deve ser macho e para a rapariga deve ser fêmea. É também incorrecto dizer-se que os ossos desse animal não podem ser quebrados e que a cabeça e os pés devem ser enterrados. Tais ditos não têm qualquer base no Shariat. Também não é obrigatório fazer-se o Aquiqah imediatamente após rapar o cabelo do bebé.

É igualmente incorrecto fazer o Aquiqah para uma criança falecida. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “O rapaz fica em penhor pelo seu Aquiqah. É lhe feito sacrifício a seu favor no sétimo dia, é lhe dado o nome e a sua cabeça é rapada”. [Mishkát]

 

5. DAR UM BOM NOME

 

É direito da criança ter um bom nome. Ao contrário do que acontece em alguns povos, em que se dá às crianças nomes de animais, vegetais ou frutos, como por exemplo, Coelho, Leitão, Carneiro, Peixe, Feijão, Figo, Castigo, Domingos, etc., o critério de nomes no Islão é à base do melhor significado.

Não é necessário que seja nome de profetas ou mensageiros, pois o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) também deu nomes como Hassan, Hussein aos seus netos e Munzir, ao filho de Ansar. Os Hadiths contêm claras exortações sobre este ponto.

Abdullah Ibn Abbáss (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “É também direito da criança sobre o seu pai, que ele lhe dê um bom nome e lhe ensine boas maneiras”. [Al-Baihaqui]

 

Abu Darda (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “No Dia da Ressurreição, vós sereis chamados pelos vossos nomes e pelos nomes dos vossos pais, i.é, filiação completa. Portanto, denominai-os com bons nomes”. [Mussnad Ahmad, Abu Dawud] Infelizmente, tem-se notado que na escolha de nomes, algumas pessoas não procuram saber o seu significado, optando pura e simplesmente pelo nome que soa melhor, que seja raro ou que esteja em voga. Quando a criança começar a pronunciar as primeiras palavras, deverá ser-lhe ensinada a recitar o primeiro Kalimah: Lá IláhaIllalláhu, Muhammadur Rassulullah.

 

6. CIRCUNCISÃO

 

Al-Khitán ou circuncisão é um símbolo de Islão e é um Sunnat muito importante aplicado a indivíduos do sexo masculino. Existem vários Hadices confirmando este facto.

A circuncisão consiste em retirar a pele da glande do pénis. Ela foi instituída como objectivo de prevenir a acumulação do esmegma.

O primeiro a cumprir essa prática, por ordem de ALLAH, foi Ibrahim (que a Paz de Deus esteja com ele) [Al-Bukhari], e ALLAH ordena-nos no Al-Qur’án a seguirmos a doutrina de Ibrahim (que a Paz de Deus esteja com ele): “ALLAH disse a verdade; seguí pois, a religião de Ibrahim, monoteísta, sincero, que não era dos idólatras.” [Al-Qur’án 3:95]

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) considerou ainda a circuncisão um Sunnat de todos os profetas [At-Tirmizi].

Ammar Ibn Yassir (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “De entre as coisas relacionadas ao Fitra (instinto) humano são: Bochechar (com água), usar água para limpar o nariz, aparar o bigode, limpar os dentes (utilizar o Misswák), cortar as unhas, remover os pêlos púbicos e axilares e a circuncisão”. [Ahmad]

É recomendado fazer a circuncisão o mais cedo possível, pois o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) assim o fez aos seus netos no sétimo dia de vida. [Al-Baihaqui]

 

A circuncisão protege contra o carcinoma de células escamosas do pénis. Este tumor é virtualmente desconhecido entre os que fazem a circuncisão nos primeiros dias de vida. Em regiões onde a circuncisão não representa rotina, o carcinoma é muito comum. Na verdade, o Islão traz benefícios aqui neste mundo assim como no Além.

 

Algo a Ponderar: O nosso Azán e o nosso Iqámah ja foram feitos. Falta somente o nosso Salát (Janáza)! Esta é a realidade desta vida mundana.

 

—————

Voltar