O mês de Safar

06-12-2009 18:22

O mês de Safar é um dos doze meses da Hégira e é o mês que se segue ao Muharram. Alguns exegetas disseram que tomou este nome porque Meca ficava vazia (isfaar), isto é, toda a sua população partia quando viajavam durante este mês. Também foi dito que este mês tem o nome de Safar porque os árabes costumavam atacar outras tribos nesta época e deixavam despojados dos seus bens (sifran min al-mataa') aqueles que eles encontrassem, ou seja, eles tomavam todos os seus pertences e deixavam-nos sem nada.

 

O que foi narrado a respeito dos árabes da Jahiliyyah.

 

Os árabes foram responsáveis por dois erros sérios no que se refere ao mês de Safar. Primeiro, eles brincavam com este mês, ora antecipando ora adiando a sua data e, em segundo lugar, eram supersticiosos a respeito do mês.

Sabe-se que Deus criou o ano e o número dos seus meses é doze, quatro dos quais Ele tornou sagrado, nos quais foi proibido lutar. Estes meses são: Dhu’l-Qi’dah, Dhu’l-Hijjah, Muharram e Rajab. Este conceito está confirmado no Livro de Allah, onde Ele diz:

"Para Deus o número dos meses é de doze (em um ano), como foi ordenado por Deus no dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados (isto é, o 1°, o 7°, o 11° e o 12°); tal é o cômputo exacto. Durante estes meses não vos condeneis..." (at-Tawbah 9:36)

 

Os mushrikin sabiam disto mas eles costumavam adiá-los ou antecipá-los, de acordo com seus caprichos e desejos, como por exemplo, colocar o mês de Safar no lugar do mês de Muharram. Eles acreditavam que a 'Umrah realizada durante os meses do Hajj era uma das piores acções.

Foi narrado que Ibn 'Abas (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: «Eles achavam que a 'Umrah durante os meses do Hajj era uma das piores acções na terra. Eles faziam no Muharram e Safar e costumavam dizer “Quando os ferimentos das costas do camelo sararem (depois de retornarem do Hajj) e as pegadas dos camelos se desfizerem e o mês de Safar acabar, então (naquela época) a 'Umrah é permitida para aquele que deseje realizá-la.”» (Narrado por al-Bukhari e Muslim)

 

Foi narrado de ibn 'Abas (que Deus esteja satisfeito com ele) que Junadah ibn 'Awf ibn Umayyah al-Kinani todos os anos por esta ocasião costumava dizer que ninguém poderia criticar Abu Thamaamah ou rejeitar o que ele dizia e que Safar no primeiro ano não seria sagrado, então nós o tornaríamos sagrado um ano sim outro não.

De acordo com uma outra versão, ele costumava dizer: "Nós antecipamos o Muharram e adiamos o Safar." Então no ano seguinte ele diria, "Nós tornámos o Safar sagrado e atrasamos o Muharram." Este era o adiantamento.

 

Mujahid narra que "O adiamento (de um mês sagrado) é na verdade uma adição à descrença" (al-Tawbah 9:37) - eles realizavam o Hajj no mês Dhu'l-Hijjah por dois anos, depois no Muharram por dois anos, e depois no mês de Safar por dois anos. Eles faziam o Hajj em cada mês durante dois anos até Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele) fazer o Hajj no mês de Dhu'l-Qi'dah e quando o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus esteja com ele) realizou o Hajj estava no mês de Dhu'l-Hijjah.

 

 

Em relação às superstições referentes ao mês de Safar

 

Estas eram bem conhecidas entre as pessoas da Jahihiyyah e ainda existem entre alguns dos que se dizem muçulmanos.

Foi narrado que Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus esteja com ele) disse: «Não (há) 'Adwa (nenhuma doença contagiosa é transmitida sem a permissão de Allah) nem existe qualquer mau agouro (vindo dos pássaros), nem qualquer Hamah, nem existe (qualquer mau agouro no mês) de Safar, e deveis fugir do leproso como se foge de um leão.»” (narrado por al-Bukhari e Muslim)

 

O Sheik Ibn 'Uthaymin (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "A palavra 'Safar' foi interpretada de diversas maneiras:

(i) para referir-se ao conhecido mês de Safar, em relação ao qual os árabes eram supersticiosos.

(ii) para referir-se a uma doença do estômago dos camelos que passa de um camelo para o outro e que citada junto com a palavra 'adwa (contágio), tem o sentido de mencionar alguma coisa específica junto a alguma coisa geral.

(iii) 'Safar' significa o mês de Safar, e o que é citado aqui é o adiamento dos meses sagrados, pelos quais aqueles que não acreditavam extraviaram-se, quando atrasavam os meses sagrados e transformavam o Safar num mês sagrado, ano sim ano não.

 

A posição mais correcta é a que significa o mês de Safar, em relação ao qual havia muitas superstições no período da Jahiliyyah. O tempo não produz efeito (sobre a vida das pessoas) e Allah jamais decretou que devesse exercer qualquer efeito. Como qualquer outro mês, o bem e o mal podem acontecer durante este mês.

 

 

O que foi narrado no Islão que contraria a opinião das pessoas da Jahiliyyah no que se refere a este mês.

 

Mencionamos acima o hadice de Abu Hurairah (que Deus esteja satisfeito com ele), narrado em al-Sahihayn, que explica que a crença das pessoas da Jahiliyyah referente ao Safar é repreensível e que este mês nada mais é do que um dos meses de Allah e que ele não tem vontade própria, ele passa e está sujeito ao controle de Allah.

 

Inovações e crenças corrompidas referentes a este mês, existente entre pessoas que se dizem muçulmanas.

 

Alguns exegetas do nosso país afirmam que na religião islâmica existe uma oração naafil (facultativa) que é feita na última quarta-feira do mês de Safar, na hora da oração Duha (no meio da manhã), consistindo em quatro rak'ahs com um taslim.

Em cada rak'ah devem ser recitadas as Suratas al-Fatiha e al-Kauthar 17 vezes, a Surata al-Ikhlas 50 vezes, al-Mi'wadhatayn (as duas últimas suratas do Alcorão), uma vez cada. Isto é feito em cada rak'ah, e em seguida diz-se salam e quando disser salam está prescrito que deve recitar

"E Allah tem todo o poder e controle sobre Seus Assuntos, mas a maioria dos homens não sabe". (Yusuf 12:21) 360 vezes, e "Jawhar al-Kamal" (a essência da perfeição) três vezes e acabar dizendo,

"Glorificado seja o Senhor, o Senhor da honra e do poder! (Ele está livre) daquilo que atribuem a Ele! E a paz esteja com os Mensageiros! E louvado seja Allah, Senhor do 'Aalamin (universo) (ser humano, génios e tudo o que existe)" (al-Saffat 37:180-182)

 

E fazem a caridade ao pobre e dizem que esta ayah é especial para proteger contra as calamidades que chegam na última quarta-feira do mês de Safar.

Eles dizem que, durante o ano, 320.000 calamidades descem e tudo chega na última quarta-feira do mês de Safar. Portanto, este é o dia mais difícil de todo o ano. Mas aquele que recitar esta oração da forma descrita, Allah protegerá com a Sua generosidade de todas as calamidades que chegarem neste dia e elas não se aproximarão da pessoa mas afectarão àqueles que não fizerem esta oração, como os bebés.

 

No entanto, desconhece-se completamente qualquer base no Alcorão ou na Sunnah que fundamente a oração naafil mencionada. Não temos prova de que alguém entre os salaf desta Umah ou os justos da última geração tenha feito esta oração naafil. Portanto, é uma inovação repreensível.

 

Foi narrado que o Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus esteja com ele) disse: "Aquele que pratica uma acção que não esteja de acordo com os nossos assuntos (Islão), esta acção será rejeitada." E disse: "Aquele que inova alguma coisa neste nosso assunto não é parte dele, será rejeitado."

 

Quem atribuir esta oração e as coisas que ela diz ao Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus esteja com ele) ou a qualquer dos Sahabah (que Deus esteja satisfeito com eles) está inventando uma mentira séria e Allah lhe dará a punição que merece por suas mentiras. (Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 2/354)

 

Hadices falsos que foram narrados referentes a Safar.

 

Existem hadices referentes a este mês que dão as datas dos acontecimentos futuros. Isto inclui hadices nos quais se menciona tal e tal data, como, por exemplo: "No ano tal e tal, acontecerá tal e tal coisa" ou "No mês tal e tal, acontecerá tal e tal coisa."

São como as palavras de um grande mentiroso: "Quando a lua se eclipsar no Muharram, haverá um aumento nos preços, lutas e o governante será desviado das questões públicas e quando o eclipse for no mês de Safar tal e tal coisa acontecerá... " e assim por diante, como o mentiroso disse referente a todos os meses.

Todos os hadices deste tipo são falsos ou inventados. (al-Manaar al-Munif, p. 64)

 

E Allah sabe mais e melhor.

—————

Voltar