O mês de Muharram

11-04-2009 18:22

Muharram é o primeiro mês do calendário islâmico e um mês bastante virtuoso. Neste mês, mais concretamente no dia 10, conhecido como dia de Ashura (um honrado e distinto dia), ocorreram acontecimentos históricos. Segundo um Hadice, foi neste dia que ALLAH criou o mundo e, também no mesmo dia, concedeu novamente a Sua misericórdia a Ádam (que Allah esteja satisfeito com ele) depois de o ter exilado do Paraíso.

 

 

Virtudes do jejum neste mês

 

É recomendável jejuar-se nos dias 9 e 10 ou 10 e 11 deste mês, perfazendo dois jejuns no total. Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) foi interrogado sobre qual o melhor Salát após os obrigatórios, ao que respondeu: “O Salát que é praticado no meio da noite (Tahajjud)”.

 

Tendo sido interrogado novamente: “Qual o melhor jejum após o Ramadhán?” Ao que ele respondeu: “O mês de ALLAH, ao que denominamos por Al-Muharram”. Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que uma pessoa se aproximou do Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) e interrogou: “Que mês me ordenas a jejuar após o Ramadhán?” Ao que respondeu: “Se pretenderes jejuar após o Ramadhán, jejue no mês de Muharram; é o mês de ALLAH no qual existe um dia em que ALLAH perdoou um povo, e Ele (poderá) perdoar outro povo”. [Bukhari]

 

Ibn Abbass (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que quando o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) chegou a Madina, encontrou os judeus a jejuarem no dia de Ashura, ao que perguntou: “Qual o significado deste dia no qual vós jejuais”? Responderam: “Este é o dia em que ALLAH libertou o profeta Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) e seus seguidores e afogou Fir’aun e seu exército; (então) Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) jejuou neste dia como forma de agradecimento. Assim, nós também jejuamos neste dia”. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) disse: “Nós temos mais direito sobre Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) do que vós e somos mais próximos a ele do que vós”. Então, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) jejuou neste dia e ordenou aos Sahábah (que Allah esteja satisfeito com eles) que fizessem o mesmo. [Musslim]

 

E disse ainda: “Quem jejuar neste dia, ser-lhe-ão perdoados os pecados do ano anterior”. “Se ALLAH quiser, no próximo ano iremos jejuar (também) no dia 9 (de Muharram)”; contudo, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) faleceu antes da chegada do ano seguinte. [Musslim]

 

Práticas erradas neste mês

 

Foi também neste dia em que ALLAH honrou o neto do Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele), Imám Hussein (que Allah esteja satisfeito com ele), ao lhe conceder o martírio em Karbalá (Iraque).

No entanto, é errado considerar este como um mês de luto, pois assim como foi mencionado, muitos outros acontecimentos, talvez ainda mais importantes, também ocorreram nesta data.

 

Sendo assim, porque não se considera o Rabiul-Awwal como um mês de luto, pois foi nele que o profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) faleceu; está claro que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) é muito mais importante do que qualquer outra pessoa ou Imám. Se é dada uma elevada consideração ao Imám Hussain (que Allah esteja satisfeito com ele), é por ele ter sido neto do Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele). O Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) proibiu rigorosamente o luto para além de três dias, excepto às viúvas, a quem lhes foi conferido o direito a um período superior pelo falecimento do seu marido.

 

É igualmente errado dar condolências ou oferecer bebidas às pessoas com intenção de aliviar a sede dos mártires de Karbalá (que ALLAH esteja satisfeito com eles) ou ainda achar que isso faz com que as pessoas se recordem da sede que os mártires tiveram na altura da morte. Se certas pessoas choram e lamentam pela morte de Imám Hussain (que Allah esteja satisfeito com ele) devido ao amor que nutrem por ele, então a lógica seria também deixar de beber para sentir o que ele sofreu, pois não teve sequer uma gota de água para beber. O amor toma a forma do amado; que lógica é essa de beber em nome daquele que morreu com sede?

 

Isso é algo ridículo e não passa de práticas inovadas e erradas no Isslam. É um grande pecado (Shirk) pronunciar palavras tais como “Yá Ali” ou “Yá Hussain”, etc. São denominações exclusivas que podem ser utilizadas somente para o Único Omnipresente – ALLAH. A auto-mutilação também é condenada no Shari’ah.

 

—————

Voltar