O lugar da mãe

11-04-2009 18:10

Na verdade, a mãe ocupa um lugar exclusivo e distinto no íntimo de cada um. ALLAH diz no Al-Qurán: “E recomendamos ao homem, benevolência para com seus pais. Sua mãe carrega-o penosamente durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto.” [Al-Qur’án 46:15]

 

Consta que certa vez, Muawiyah Qushairy (que Allah esteja satisfeito com ele) perguntou ao profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele): “A quem devo servir e cuidar (isto é, quem merece maior atenção)?”

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “A tua mãe”. De seguida perguntou: “Quem vem a seguir?” O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “A tua mãe”. Ele (insistiu) mais uma vez: “Quem vem a seguir?” O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A tua mãe”. Ele perguntou pela quarta vez: “Quem vem a seguir?” Ao que respondeu: “Depois da tua mãe é o direito do teu pai e a seguir, os parentes consoante o grau (de parentesco)”. [Tirmizi, Abu Dawud]

 

A importância de cuidarmos da nossa mãe

 

De facto, não há gesto ou acção que possa compensar ou pagar o que uma mãe faz para o seu filho. Certa vez, um homem que tinha a sua mãe já em idade avançada, quis levá-la para fazer o Hajj (peregrinação). Carregou-a nas suas costas durante o Tawáf e prestou a melhor atenção possível, pensando que dessa forma, poderia pagar o que a mãe fizera por ele durante a sua vida.

Então, foi-lhe dito que tudo aquilo que fizera nem sequer cobria o pontapear do filho no útero da mãe, durante a gestação. O carinho, a atenção, a preocupação e a dedicação duma mãe não tem preço e não há moeda que possa pagar isso; é algo incomparável e insubstituível. No entanto, a mãe não espera que o filho pague o que ela fez por ele; no mínimo, o filho deve reconhecer esses favores únicos, estando sempre disponível para ela, pois segundo um Hadice, sobre os pés dela encontra-se o Paraíso.

 

Ibn Abbáss (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “O filho que se levanta de manhã obediente para com os seus pais a fim de satisfazer a ALLAH, então ALLAH abre-lhe duas portas do Jannat; se ele tiver (apenas) um (pai ou mãe), uma única porta lhe é aberta”. [Baihaqui]

 

Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que Rassulullah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Ele que seja humilhado, ele que seja desgraçado, ele que seja rebaixado”. Os Sahábah (que Allah esteja satisfeito com ele) perguntaram: “Quem?” O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “Infeliz é aquele cujos pais, ambos ou um deles, atingiram a velhice durante a sua vida (isto é, enquanto o filho esteve vivo) e não adquiriu o Jannat (ao tratar-lhes com bondade)”. [Musslim]

 

Na velhice, os pais não requerem muito de si. Eles necessitam apenas de um gesto, um olhar alegre, um sorriso, atenção, carinho e palavras doces; tudo isso poderão ser meios de se adquirir o Paraíso. Por esses actos, tanto eles assim como ALLAH estará satisfeito consigo. A conhecida passagem de Alqamah também nos ensina isso. Alqamah era um piedoso e passava o seu tempo no Salát e a jejuar. Na altura da morte, não conseguia pronunciar o Kalimah Shahádat, apesar da insistência dos que ali se encontravam presentes.

 

Ao ver aquela situação, a sua esposa enviou alguém a fim de informar ao profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) acerca da situação. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) perguntou se os pais dele estavam vivos, ao que informaram que apenas a mãe estava viva. Depois, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) perguntou à mãe de Alqamah sobre o seu filho, ao que respondeu: “Alqamah é uma pessoa piedosa, passa o seu tempo no Salát e Jejum e pratica o Tahajjud, mas ele sempre me desrespeita por causa da sua esposa; por isso, estou descontente com ele”.

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Seria melhor para ele se tu o perdoasses”. Contudo, ela recusou-se. De seguida, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) ordenou a Bilal (que Allah esteja satisfeito com ele) que juntasse lenha e queimasse Alqamah no fogo. Ouvindo isso, a mãe de Alqamah disse em consternação: “O meu filho vai ser queimado no fogo?”

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) respondeu: “Sim! Comparando com a punição de ALLAH, a nossa punição é inferior. Eu juro por ALLAH que enquanto tu estiveres descontente com ele, nem o Salát, nem o Sadaqah dele são aceites”. Ela disse: “Eu faço de todos vós aqui testemunhas, de que perdoei a Alqamah”.

 

Rassulullah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) dirigiu-se aos presentes e disse: “Vão ver se o Kalimah está ou não na boca de Alqamah (isto é, se ele está ou não a recitá-lo)”. Quando regressaram, as pessoas informaram de que ele estava recitando o Kalimah e, desta forma, deixou este Mundo.

Depois de lhe enterrarem, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse:

A fúria de ALLAH está sobre aquele que cria dificuldades para a sua mãe; que a fúria dos anjos e das pessoas estejam sobre ele. ALLAH não aceita os seus Ibádates Fardh (obrigatórios) nem Nafil (facultativos) sem que ele se arrependa e obedeça à sua mãe. Ele deve adquirir o contentamento da mãe quanto melhor puder. O contentamento de ALLAH depende do contentamento da mãe e a Sua ira depende da ira dela”. [Ahmad e Tabarani]

 

Beneficio de cuidarmos da nossa mãe

 

Consta ainda que quem deseja o aumento do Rizq (sustento) e longevidade, deverá ser bondoso para com os seus pais. Diz a Bíblia: “Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você, na terra que estou lhe dando.” [Deuteronônimo 5:16]

 

Muhammad Ibn Sirin conta que durante o tempo de Ussman Bin Affán (que Allah esteja satisfeito com ele), o preço de uma tamareira rondava nos mil Dirhames. Durante aquele periodo, Ussáma cortou uma das suas tamareiras, extraíu a medula e deu à sua mãe. As pessoas interrogaram-lhe: “O que te fez agir assim, quando o preço duma tamareira atingiu os mil Dirhames?”

Ele respondeu: “A minha mãe pediu-me isso e ela nunca antes pedira algo que eu fosse capaz de satisfazê-la, excepto isso”.

 

Portanto, quem tiver os pais vivos, que faça quanto puder por eles e nunca se arrependerá. E quem já não os tiver, que no mínimo faça Duá para eles. Que ALLAH que nos torne merecedores do Jannat. Ámin.

 

—————

Voltar