O Eid-ul-Fitr (Festa do fim de Ramadão)

17-09-2009 17:36

No dia 01 do mês de Shawwal, décimo mês do calendário Islâmico, celebra-se o Eid-ul Fitre que marca o fim do jejum de Ramadan.

Nessa data, os muçulmanos iniciam o dia oferecendo uma especial oração em conjunto, após o nascer do sol, sendo costume fazerem-se visitas aos amigos e familiares e a todos aqueles que participam na alegria da festa.

 

As crianças recebem oferendas e roupa nova, enquanto os adultos trocam saudações e vestem-se do melhor. É uma boa ocasião para a troca de prendas entre amigos e familiares, como forma de reforçar os laços existentes e promover o amor mútuo, pois o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse:

"Ofereçam prendas uns aos outros, porque a prenda remove o rancor do peito." (Relato de At-Tirmizi)

Aisha (que Allah esteja satisfeita com ela) diz que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) aceitava prendas e em troca também dava prendas. (Relato de AI-Bukhari)

 

É obrigação de cada muçulmano, que não seja pobre, fazer caridade aos membros mais pobres da comunidade, para lhes permitir passar também o dia de festa de uma forma mais agradável. Essa caridade chama-se "Sadacatul-Fitre".

 

A festa do Eid-ul-Fitre é um momento para o agradecimento a ALLAH por ter permitido aos muçulmanos observar o jejum, durante todo o mês de Ramadan e é uma ocasião para orações, saudações, expressão de alegria e encontros entre famílias. É Sunnah (tradição do Profeta) no dia de Eid tomar banho, utilizar o "misswák", "itr (perfume), comer tâmaras ou qualquer coisa doce e dar o "Sadacatul-Fitre" antes de ir fazer a oração de Eid-ul-Fitre.

 

O dia de festa chama-se Eid. Derivado de "Aud" (voltar), pois este dia repete-se e volta todos os anos. É "Musstahab" para a pessoa que pretenda cumprir o Salatul-Eid ir por um caminho e regressar por outro, pois o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) fazia o mesmo, segundo o relato de AI-Bukhari.

É também "Musstahab" congratular outro irmão muçulmano nesse dia dizendo-lhe "Tacabba Lallaho-minná wa minkum" (ALLAH que aceite de nós e de vós todos os nossos actos de adoração, o jejum, a recitação do Alçorão, o Salah, a caridade, etc.)

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) usava a sua melhor roupa nos dias de Eid e ordenou aos seus seguidores a fazerem o mesmo e a utilizarem o melhor perfume ao seu alcance.

—————

Voltar