Meh'raj

11-04-2009 18:18

«Glorificado seja Aquele que transportou o seu servo, de noite, do lugar Inviolável da Oração (Mesquita Sagrada em Meca) ao mui distante Lugar da Oração (Mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém), cujas cercanias Nós abençoámos, para que pudessemos mostrar-lhe alguns dos Nossos Sinais! Na verdade, Ele ouve e vê tudo». (Alcorão, 17:1)

 

Os muçulmanos celebram na 27ª noite do Mês de Rajab, a noite de Meh’raj, a ascenção do Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) da Mesquita de Meca à Mesquita de Jerusalém (Masjid-ul-Aqsa), e daí, a sua ascensão aos Céus, para encontro com Allah. O evento tem um significado triplo para os muçulmanos: histórico, sagrado e místico.

 

 

Significado histórico

 

O facto histórico está situado no ano 620 do calendário cristão. Haviam 10 anos que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) recebera a revelação dos primeiros versículos do Alcorão e há cerca de 8 pregava em público a devoção a Allah único.

 

Kadhija (que Allah esteja satisfeito com ela), sua esposa e a primeira pessoa a lhe apoiar, tinha falecido no ano anterior. O Profeta (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) contava apenas com alguns poucos seguidores, estava isolado dentro da própria tribo (os coraixitas), sem nenhum protector humano desde a morte do seu tio Abu Talib e encontrava-se no limite das suas forças. A permanência em Makkah torna-se insustentável.

 

A confiança na protecção divina não significa descuidar de si mesmo  e a única saída possível para evitar a agressão física, naquela altura, era uma aliança com uma outra tribo e a transferência para outra cidade (que era Yatrib, depois conhecida por Madinah).

 

Enquanto não recebia ordem de Allah para emigrar para Medina, uma noite o Profeta (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) rezou na Caaba e teve uma desagradável conversa com Abû Jahl, indo depois para casa e conversou sobre essa situação com a sua prima, Umm Hâni (que Allah esteja satisfeito com ela), a filha de Abû Tâlib e irmã de Hazrat Ali (que Allah esteja satisfeito com ele), adormecendo de seguida.

 

Mal tinha acabado de dormir, quando Allah disse: “Oh Gabriel, sabes que noite é esta? Esta noite, transmite minha ordem e boas novas a todos os meus Mundos! Esta noite trarei o Meu bem-amado à Minha Presença. Os Meus Céus, A Minha Árvore de Lotus, O Meu Trono, o Meu Paraíso se adornarão com os pés de Meu bem-amado. Diz a Isrâfil que deixe a sua trompeta por esta noite para servir ao Meu bem-amado. Que Micael adie a distribuição de provisões. Que Ezrâ’il deixe a recolha de almas por esta noite. A todos eles e a ti, ó Gibrail, concedo a honra de servir ao Meu bem-amado. Por esta noite, que Mâlik apague o fogo do Inferno. Que os guardas do Inferno não se movam de seu lugar.

 

Que o Meu Paraíso se adorne novamente, esta noite. Diz a Ridwân que todos se devem preparar. Que usem vestimentas celestiais novas e coloquem os seus adornos. Devem preparar-se para receber o Meu bem-amado. Esta noite convidei o Meu bem-amado Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele). … Que o céu se arregale mais esplendidamente que numa noite comum. Que as estrelas resplandeçam com mais brilho que o usual. Que as almas dos Profetas se preparem para saudar a Muhammad! Ó Gabriel, vai ao Paraíso e busca para o Meu bem-amado uma túnica esplêndida, uma coroa, e o corcel celestial chamado Burâq. Que se ponha a túnica, a coroa …; Que monte o Burâq; que cavalgue para ver o Meu Trono, o Meu Paraíso! Dai as Minhas saudações a esse Mensageiro! Neste momento está a dormir na casa de Umm Hâni, triste e desanimado pela crueldade desses incrédulos.

 

Que venha! Que contemple o Meu Trono, o Meu Pedestal e o Meu Paraíso! Esses incrédulos têm estado a dizer-lhe: ‘Tu és pobre, enquanto nós somos ricos. O poder e a força pertencem a nós. Não tens amigos excepto mendigos e escravos’. Oh Gabriel, quem é realmente pobre, quem é rico, quem é poderoso, quem é humilde, quem é temporal, quem é eterno? Esta noite, vou conceder a Minha graça e favor como nunca o fiz, e nunca o farei, com nenhum outro Mensageiro e Profeta. Mostrar-lhe-ei os favores que Eu preparei para a sua Comunidade … ".

 

E nesse momento, o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) sentiu então ser acordado pelo arcanjo Gibrail (que Allah esteja satisfeito com ele), cumprimentado e colocado na garupa de um cavalo celeste, cujo nome era Burâq.

 

"A Viagem Nocturna" (al-isrá) teve uma paragem em Jerusalém, onde hoje se encontra a Mesquita de Al Aqsa. Depois de orar, subiu por uma escada e eis que foi elevado aos céus.

 

 

Significado sagrado

 

A dimensão sagrada da al-isrá wal mi'raj está contida na mensagem recebida pelo Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) durante a sua estadia na esfera divina e em contacto com o Senhor do Universo: Allah oferece a obrigação da oração, cinco vezes ao dia. A importância da oração, como um dos cinco pilares do Islão, pode ser medida pelo facto de ser a única recomendação transmitida directamente por Allah ao Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele), sem a intermediação do arcanjo Gabriel, como ocorreu por exemplo com o Alcorão Sagrado.

 

No Alcorão, a oração é citada 117 vezes como um dom concedido aos seres humanos para a sua ascensão espiritual. "Sou Allah. Não há divindade além de Mim! Adorai-Me, pois, e observai a oração, para louvar o Meu nome (20:14). É certo que prosperarão os crentes, que são humildes nas suas orações (231-2)."

 

Toda a Criação, por sua própria natureza, está submetida e louva ao Senhor, mas só ao ser humano foi concedida uma parcela de livre-arbítrio. Essa possibilidade de escolha é o que nos aproxima "de Allah", nos torna os únicos, entre todas as coisas criadas, "capacitados e livres para rezar". A escolha que fazemos determina a grandeza ou a tragédia da nossa condição.

 

 

Significado místico

 

A maioria dos eruditos islâmicos vêem al-isrá wal mi'raj como a ascensão física do Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) aos céus - uma experiência mística e pessoal; uma experiência fundamental para o desenvolvimento da espiritualidade islâmica.

 

 

Naquele mesmo ano em que se deu a Mi'raj (a ascenção), o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) converteu seis peregrinos que tinham vindo a Meca de um oásis fértil, habitado por árabes e judeus no meio do deserto. Dois anos depois, seria feita a Hégira, a célebre migração de Meca para Medina, e iniciada a contagem da era Islâmica.

 

Os Muçulmanos de todo o mundo celebram e relembram esta ascensão física do Profeta (que a Paz e Bençãos deDeus estejam com ele) aos Céus, agradecendo a Allah as cinco orações que Ele prescreveu para o povo muçulmano que, desde então, não cessa de as praticar diariamente em todo o mundo.

 

—————

Voltar