Makkah Mukarramah

12-04-2009 00:58

A cidade de Makkah localiza-se no reino da Arábia Saudita, mais para oeste e no sopé de um vale, na região de Hijáz, região essa completamente rodeada de montanhas.

A área mais baixa e horizontal chama-se Bass’sá, a que se localiza a ocidente de Haram é conhecida por Má’lá (terra mais alta) e a sudoeste é denominada Missfala (terra mais baixa). O Profeta Muhammad (s.a.w) nasceu e viveu nos limites de Má’lá até à sua emigração para Madina.

As coordenadas de Makkah Mukarramah são: 21º25’19’’N e 39º49’46’’E; a sua altitude é superior a 300 metros. As três principais vias que permitem entrar nesta sagrada cidade são: Má’lá, Missfala e Shubaikah.

 

VIRTUDES E PARTICULARIDADES

 

ALLAH escolheu esta abençoada cidade como o local mais sagrado na Terra. Foi aqui também onde nasceu o último profeta e mentor da humanidade – Muhammad (s.a.w), sendo neste mesmo lugar onde ele começou a divulgar ao mundo a última profecia e o Isslam.

 

ALLAH tornou obrigatório para os crentes efectuarem a peregrinação à Makkah pelo menos uma vez na vida (caso tenham capacidade para tal), de modo a cumprirem com o Hajj. É por este motivo que muçulmanos vindos de várias partes do mundo chegam a Makkah com corações repletos de amor, compaixão, humildade e submissão.

 

Mesmo que apareçam com ideias ou pensamentos pecaminosos, saem purificadas como no dia em que nasceram. Estas pessoas vêm com mentes abertas, desprovidas de qualquer adorno, envergando apenas vestes simples.

A cidade foi abençoada com tamanha santidade e segurança que o crente que lá entra fica imediatamente protegido e em segurança.

 

Makkah Mukarramah é pois essa honrosa cidade cuja santidade ALLAH juramentou, facto este referido por duas vezes no Al-Qur’án.

É aqui onde se encontra o Massjid Al-Harám, em que a recompensa de um único Salát efectuado é equivalente a cem mil vezes. O Ká’bah, que representa o Quibla – direcção para a qual todos os muçulmanos se voltam ao orar – também se encontra neste sagrado Massjid. É ainda o lugar onde se encontra a abençoada fonte de Zam-Zam.

É este o magnífico lugar que atrai os corações das pessoas como se de um íman se tratasse.

Apesar de proporcionar satisfação, o crente nunca se contenta em visitá-lo; quanto mais se visita, mais se deseja voltar. Aqui, existem locais onde os Duás (súplicas) são aceites, os pecados perdoados e as dificuldades aliviadas.

 

A cidade detém a honra de ser o único lugar completamente seguro no mundo, em que existem até estabelecimentos sem portas. É estritamente proibido andar armado.

Para além disso, não é permitida a entrada de não muçulmanos. A prática do mal atraía fúria ou aviso por parte de ALLAH. As consequências dos pecados praticados neste lugar sagrado assim como o castigo pelos mesmos também são superiores.

 

De seguida, mencionam-se alguns Hadices relacionados com as virtudes e particularidades de Makkah Mukarramah:

a)      De pé e num local de nome Haruza, o Profeta (s.a.w) dirigiu-se a Makkah dizendo:

 

Por ALLAH! És tu a melhor das terras de ALLAH e a mais amada! Não tivesse eu obrigado a te deixar, nunca o teria feito”. [Tirmizi]

 

b)      Dirigindo-se a Makkah, o Profeta (s.a.w) disse também:

 

 Amo-te mais do que qualquer outra cidade; não tivesse o meu povo me obrigado a abandonar, eu jamais teria ido viver em qualquer outro local”. [Tirmizi]

 

c)       Numa outra ocasião, o Profeta (s.a.w) dirigiu-se a Makkah dizendo:

 

Ó Makkah! Juro por ALLAH que te deixo sabendo que tu és a mais amada e honrada das cidades aos Olhos de ALLAH. Não tivessem os teus habitantes me obrigado a abandonar, eu jamais te teria deixado”. [Tirmizi]

 

d)      Certa vez o Profeta (s.a.w) disse:

 

Não existe cidade alguma onde o Dajjal (Anticristo) será impedido de entrar, com excepção de Makkah e Madina; em todas as ruas existirão anjos alinhados e prontos a defendê-las”. [Bukhari]

 

e)      O Profeta (s.a.w) disse ainda:

 

 No Dia de Quiyámat, eu serei o primeiro a me erguer do túmulo; seguir-se-ão Abu Bakr e Umar. Dirigir-me-ei então ao povo de Baqui e também eles ressuscitarão; seguidamente, aguardarei pelo povo de Makkah”. [Tirmizi]

 

f)       Quando os muçulmanos conquistaram Makkah,o Profeta (s.a.w) disse:

 

No dia em que criou os Céus e a Terra, ALLAH santificou esta cidade e a sua santidade deverá permanecer até o Dia de Quiyámat. Os seus espinhos não deverão ser arrancados, nem os seus animais maltratados e as coisas que caírem no chão (não deverão ser) apanhadas, a menos que seja com intenção de as restituir ao seu legítimo proprietário ou tornar público o seu achado de modo a descobrir a quem pertence. De modo semelhante, é proibido cortar a erva que aqui cresce naturalmente”. [Musslim]

 

OUTROS NOMES DE MAKKAH

 

1. MAKKAH

 

“Foi Ele Quem, no vale de Makkah, deteve as mãos deles afastando-as de vós, do mesmo modo como deteve as vossas mãos afastando-as deles, depois de vos ter dado vitória sobre eles.” [Al-Qur’án 48:24]

 

A palavra “Makkah” significa “erradicar” e toda sua área tem este nome pois é um local onde os pecados são erradicados. Este nome pode também significar a erradicação ou destruição de qualquer pessoa que aí pratique a repressão.

 

2. BAKKAH

 

“Na verdade, a primeira Casa (sagrada) erguida para a raça humana é a que está emBakkah, é abençoada, servindo de orientação para os mundos.” [Al-Qur’án 3:96]

 

A palavra “Bakkah” significa “aniquilar” ou “destruir por completo”; este é um dos nomes desta cidade pois ela aniquila a altivez e orgulho de tiranos e pessoas arrogantes.

 

3. UMMUL-QURÁ

 

“Eis aqui o Livro abençoado que temos revelado (a ti, ó Muhammad), para confirmar aquilo que fora revelado antes dele, e para que advirtas com ele à Mãe das cidades e as que estão ao seu redor.” [Al-Qur’án 6:92]

 

Ummul-Qurá ou “a mãe de todas as cidades”refere-se a Makkah devido a quatro razões enumeradas pelos Ulamá, explicando o motivo da atribuição deste nome:

a)      Foi o primeiríssimo afloramento de terra, a partir do qual se propagaram os restantes. Segundo pesquisas antigas e modernas, essa área localiza-se no centro de toda a terra seca.

b)      É a mais antiga de todas as cidades e, consequentemente, a mãe de todas elas.

c)       Uma vez que é o Quibla dos muçulmanos e todos se voltam para o Ka’bah quando praticam o Salát, o título que lhe é atribuído é correcto pois a palavra “Umm” se refere também a voltar-se para uma determinada direcção.

d)      Comparativamente a outras cidades, o seu estatuto é equiparado ao de uma mãe para com os seus filhos.

 

4. AL-BALAD E AL-BALADUL AMIN

 

“E recorda-te quando Ibrahim disse: Ó Senhor meu! Torne esta Cidade, lugar de segurança...” [Al-Qur’án 14:35]

 

“E por esta Cidade segura.” [Al-Qur’án 95:3]

 

Em ambos os versículos, a frase “esta cidade”se refere a Makkah. Allama Ibn Jawzi disseque, aquando do período da ignorância, as pessoas que viviam com medo e aflição, encontravam sempre paz em Makkah.

Os árabes utilizam as palavras Ámin e Amin alternadamente (ambas traduzidas por “pacífica”).

 

5. AL-BALADAH

 

“Apenas fui ordenado adorar ao Senhor desta cidade (Makkah), a qual Ele santificou...” [Al-Qur’án 27:91]

 

Allama Ibn Jawzi esclarece que ao se referir a cidade pretende-se dizer Makkah Mukarramah.

 

6. HARAM ÁMIN

 

“Porventura, Nós não temos estabelecido para eles um santuário seguro?” [Al-Qur’án 28:57]

 

Ao longo da história, Makkah foi sempre descrita como um berço de segurança e paz, não obstante o facto de terem sido vários os povos e culturas que a controlaram. Era prática constante dos povos manterem toda a cidade no estado de Ihrám e, sempre que o medo afligia a alguém, era aí que ele encontrava segurança e paz.

Makkah não é um local seguro apenas para o Homem, pois assim também é para as plantas e animais. Aquando da conquista de Makkah, o Profeta (s.a.w) disse: “No dia em que criou os Céus e a Terra, ALLAH fez deste um lugar sagrado e assim deverá permanecer até o Dia de Quiyámat; nenhuma planta será arrancada e nenhum animal será molestado.

 

7. WÁDI GHAIR DHI ZAR

 

“Ó Senhor nosso! Eu estabeleci parte da minha descendência (Issmail) num vale inculto...” [Al-Qur’án 14:37]

 

Allama Ibn Jawzi defende que este versículo se refere a Makkah, pois trata-se de um local sem vegetação.

 

8. MA’ÁD

 

Quando o Profeta (s.a.w) foi obrigado a abandonar Makkah, ALLAH o consolou dizendo:

 

“Na verdade, Aquele que te tornou obrigatório a prática e a propagação do Qur’án, levar-te-á de volta ao teu ponto de retorno.” [Al-Qur’án 28:85]

 

Abdullah Ibn Abbass (R.A.) disse que Ma’ád ou “ponto de retorno” refere-se a Makkah, à qual ALLAH prometeu ao Profeta (s.a.w) que ele iria regressar.

 

9. QÁRI’AH

 

“E quantas cidades mais poderosas que tua cidade (Makkah), que te expulsou.” [Al-Qur’án 47:13]

 

10. MASSJID AL-HARÁM

 

“Glorificado seja Aquele que transportou o Seu servo durante a noite, do Massjidul-Haram (Makkah) para Massjidul-Aqsa...” [Al-Qur’án 17:1]

 

Quando o Al-Qur’án menciona o Massjid Al-Harám, refere-se a um dos seguintes factos:

        Apenas o Ká’bah.

        O Ká’bah juntamente com o Massjid Al-Harám, o que é a referência mais comum.

        Toda a área de Haram.

        Toda a cidade de Makkah.

 

As fronteiras que delimitam a área de Haram são: Tan’im ou Massjid Aisha (a 7,5 km), Nakhlah (a13 km), Adhátu Laban (a 16 km), Hudaibiyah, Ji’ranah e Arafát (todas estas a 22 km de Makkah).

—————

Voltar