Madina Munawwarah

12-04-2009 00:57

Os constantes Duás do nosso querido e amado profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam) tornou Madina numa cidade a ser invejada e num modelo a ser seguido.

Através das súplicas e preces do Profeta (sallallaho alaihi wassalam), ALLAH abençoou Madina Munawwarah e seus habitantes com inúmeras dádivas e favores. O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) rogava ao seu Senhor:

a) “Ó ALLAH, conceda a Madina o dobro das bênçãos de Makkah”. [Bukhari]

b) “Ó ALLAH, conceda o dobro das bênçãos”. [Musslim]

c) “Ó ALLAH, conceda-nos aqui a tranquilidade do coração e o bom sustento”. [Kanzul A’mal]

d) Sayidina Abu Huraira (RTA) narra que sempre que alguém apresentasse uma nova fruta da temporada (época) ao Profeta (sallallaho alaihi wassalam), após recebê-la, pedia o seguinte Duá:

“Ó ALLAH, conceda bênção nas nossas frutas, tornai a nossa cidade numa cidade cheia de bênçãos e também concedei bênção no nosso Saa e Mud (unidades de medida)”. [Musslim]

e) Na altura da sua migração de Makkah, o profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam) suplicou o seguinte: “Ó ALLAH! Tiraste-me da Tua mais querida cidade; por favor, levai-me para a Tua mais querida cidade no Mundo”. ALLAH aceitou o seu Duá e ele emigrou para Madina Munawwarah.

 

O coração do Profeta (sallallaho alaihi wassalam) estava repleto de amor por Madina Munawwarah. Sempre que regressava de uma viagem, ao aproximar-se de Madina, acelerava a sua montada e removia algo que estivesse a tapar o seu rosto, a fim de permitir que o ar tranquilizante de Madina atingisse a sua face [Bukhari].

Quando algum dos seus companheiros tentava cobrir o seu rosto a fim de protegê-la da poeira, o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) proibia-o de assim fazer, dizendo-lhe o seguinte: “A areia de Madina possui cura para todas as doenças, até mesmo para doenças fatais como a lepra.” [Kanzul A’mal].

É por esta mesma razão que um outro nome dado a Madina é Sháfiah, ou seja, curadora de doenças.

ALLAH Ta’ála concedeu distintas características e virtudes à cidade de Madina Munawwarah. Eis algumas delas:

a) Aisha (RTA) narra que quando alguém adoecia, Rassulullah (sallallaho alaihi wassalam) afirmava o seguinte: “Em nome de ALLAH, a areia da nossa terra, com a saliva de alguém de entre nós, o nosso doente será curado com a permissão de ALLAH”. [Bukhari]

b) Yáhia Bin Saíd (RTA) narra que o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) afirmou: “Nada poderá igualar ao martírio; no entanto, sob toda a face da Terra, não existe lugar algum onde eu deseje que seja a minha sepultura para além de Madina Munawwarah”; e repetiu estas palavras três vezes. [Muatta Imám Málik]

c) O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) também instruiu aos seus companheiros para que desejassem a morte em Madina, pois no Dia do Julgamento, ele será intercessor e testemunha para as pessoas sepultadas em Madina Munawwarah. É neste contexto que Umar Al-Faruq (RTA) frequentemente suplicava o seguinte: “Ó ALLAH, concedei-me a morte no Seu caminho (isto é, tornai-me mártir) e faça com que eu morra na cidade do Teu querido Profeta (sallallaho alaihi wassalam)”. [Bukhari]

d) O profeta Muhammad (sallallaho alaihi wassalam) fez o seguinte Duá: “Ó ALLAH! Ibrahim (AS) é Teu adorador e amigo; ele suplicou pela paz e prosperidade para os residentes de Makkah. Eu também sou teu adorador e profeta, imploro-Te que redobres as Tuas bênçãos para os residentes de Madina em comparação com Makkah. Por favor, abençoai os nossos pesos e medidas dos diversos artigos na totalidade”.

e) O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) afirmou: “Respeitai os residentes de Madina. Eu não imigrei apenas para Madina, mas a minha sepultura também será em Madina e eu serei ressuscitado da cidade de Madina no Dia do Julgamento. Vós deveis honrar os direitos dos residentes de Madina, pois eles são meus vizinhos; ignorai as suas falhas. Se a pessoa honrar os direitos dos meus vizinhos, eu irei interceder e testemunhar a favor dessa pessoa no Dia do Julgamento”.

Madina Munawwarah ajuda a pessoa a remover os seus pecados assim como o forno remove as impurezas da prata. Segundo uma narração de Bukhari e Musslim, se a pessoa comer sete tâmaras “Ajwa”, um tipo de tâmara de Madina, durante a manhã, nenhum veneno ou magia prejudicará essa pessoa.

 

O Massjid-e-Nabawi e Massjid-e-Qubá estão baseados sob piedade. O Mimbar (púlpito) do Massjid-e-Nabawi servirá de escada para a entrada no Paraíso; a área entre o Mimbar e a campa do Profeta (sallallaho alaihi wassalam) é um dos jardins do Paraíso.

A montanha de Uhud, localizada em Madina, é uma das montanhas do Paraíso e era amada pelo Profeta (sallallaho alaihi wassalam).

 

O Dajjal não será capaz de entrar no coração da cidade de Madina. O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) afirmou: “A Fé retornará a Madina tal como a cobra retorna ao seu buraco”. ALLAH protegeu a cidade do Seu querido Profeta (sallallaho alaihi wassalam) contra todos os vestígios do Shaitán, purificando-a do politeísmo e dos renegados.

 

Foi a partir desta cidade que a mensagem do Islam e do Tauhíd (monoteísmo puro) chegou a todos os cantos do Mundo. Foi a partir do sagrado Massjid do Profeta (sallallaho alaihi wassalam) que a luz do conhecimento se espalhou para o resto do Mundo, sendo esta a primeira escola para os fiéis muçulmanos. A pessoa que efectuar um Salát no Massjid-e-Nabawi terá uma recompensa equivalente a cinquenta mil Salátes.

 

ALLAH jurou por Madina, dizendo: “Juro por esta cidade” [Al-Qur’án 90:1]. Imám Qurtubi afirma que neste versículo, “esta cidade” refere-se a Madina Munawwarah. ALLAH referiu a terra santa de Madina para Si próprio, quando afirmou: “Será que a terra de ALLAH não era vasta”? [Al-Qur’án 4:97]

É de salientar que o visitante da sagrada cidade de Madina é uma pessoa muito abençoada, pois ALLAH Ta’ála, através da Sua graça, escolheu-o para que efectuasse essa visita. Depois de gastar dinheiro, tempo e esforço para concretizar este grande sonho, a pessoa deve valorizar cada momento da sua estada nesta cidade sagrada, não desperdiçando o seu tempo em actividades fúteis.

 

Os cinco Salátes em congregação no Massjide-Nabawi, a recitação do sagrado Al-Qur’án e do Durud para o nosso querido Profeta (sallallaho alaihi wassalam), são as principais actividades a serem observadas. Devemos ainda aproveitar esta oportunidade para visitar lugares históricos e religiosos. Durante a permanência nesta cidade, deve-se observar o máximo respeito quer pela cidade, quer pelos seus habitantes, e evitar todo o tipo de pecado.

Que ALLAH Ta’ála conceda a cada um de nós a sorte e a oportunidade de visitarmos várias vezes Madina Munawwarah; o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) afirmou: “Aquele que visitar-me após a minha morte é como se tivesse visitado a mim durante a minha vida”.

Bem disse um poeta: “No Paraíso não encontro Madina, mas em Madina encontro o Paraíso”.

—————

Voltar