Kibr (o orgulho)

11-04-2009 17:31

 

O orgulho, ou seja, Kibr, é uma doença devastadora. Uma pessoa orgulhosa considera a si própria superior em relação às outras, em termos de Kamal, i.é, características de perfeição e, ao mesmo tempo, despreza os outros e considera-os baixos em relação a si.

 

Orgulho é rejeitar a verdade e menosprezar as pessoas.[Mishkát]

 

ALLAH faz referência a esta doença em diversos versículos:

“Eu afastarei dos Meus mandamentos, aqueles que exibem orgulho no mundo, algo que eles não possuem direito.”

“E é assim que ALLAH sela todo o coração de todo aquele que é orgulhoso e arrogante.”

“Certamente que ALLAH não gosta de orgulhosos (arrogantes).”

 

À luz destes versículos, deduz-se que o orgulho é uma qualidade tão negativa que, a pessoa que se envolve nele, perde o poder de raciocínio, chegando ao ponto de se privar da compreensão dos versículos Divinos.

Ele não recebe a orientação Divina (Taufiq) de ponderar sob os versículos do Poder Divino, privando-se de obter o Má’rifat e reconhecimento por parte de ALLAH.

Do mesmo modo, em vários Hadices Profeta de Allah (que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com ele) fez referência à maldade e abominação do orgulho:

 

 “Aquele que adopta a atitude de orgulho e arrogância, ALLAH rebaixa-lo-á e, como consequência, ele será desprezado e humilhado perante o olhar das pessoas. Embora no seu próprio parecer, ele julga-se grande, porém, perante o olhar de outrém, ele será mais desprezado e desvalorizado do que cães e suínos.” [Shá’bul-Imán]

 

Abdullah Ibn Mass’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) relata que Profeta de Allah (que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “A pessoa que possui orgulho no seu coração (mesmo que for) semelhante ao (tamanho dum) átomo, não entrará no Jannat (Paraíso)”. [Mishkát]

Nota: Grandeza e orgulho são pertenças exclusivas de ALLAH, O qual possui na Sua Mão a vida e a morte, honra e desonra das pessoas, e que é Eterno, sendo as restantes criaturas mortais. ALLAH afirma no Al-Qur’án:

E a Ele pertence a grandeza e orgulho, nos céus e na terra, e somente Ele é Todo Poderoso, o Sábio.” (Al-Qur’án 45:37)

 

O perigo de se ter orgulho

 

Assim sendo, a pessoa que adopta orgulho e grandeza, auto-proclamando superior em relação aos restantes servos de ALLAH, esquece-se da sua realidade, tentando tornar-se oposição a ALLAH, pelo que é considerado um grande criminoso, como tendo cometido um crime imperdoável. Por essa razão, Profeta de Allah (que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com ele) anunciou que devido a essa característica “Faraónica”, ele não poderá entrar no Paraíso.

 

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que Profeta de Allah (que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “ALLAH afirma: Orgulho é o Meu robe e a grandeza é o Meu envoltório, por conseguinte, aquele que entrar em disputa Comigo a respeito de qualquer uma dessas coisas, Eu atirá-lo- ei no Fogo do Inferno, sem que isso faça qualquer diferença para Mim”. [Mishkát]

 

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que Profeta de Allah (que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com ele) afirmou: “No Dia de Quiyámah (Julgamento), sairá do Fogo do Inferno uma garganta que terá dois ouvidos através dos quais escutarão, dois olhos através dos quais observarão, e uma língua através da qual conversará e dirá: Eu estou incumbido sob três tipos de pessoas: para toda aquela pessoa que for arrogante e teimosa, toda aquela pessoa que cometer Shirk (fazer parceiro) com ALLAH e, para o autor de fotografias.” [At-Tirmizi]

 

De certa forma, orgulho até vem a ser pior que Kufr (descrença), pois a pessoa adopta Kufr devido ao orgulho e grandeza, tornando-os num obstáculo para a aceitação da verdade. Foram estes mesmos factores (orgulho e grandeza) que tornaram o Ibliss (Satanás) num Káfir (descrente). ALLAH afirma no Al-Qur’án:

“Ele recusou e exibiu arrogância, tendo-se tornado de entre os descrentes.” [Al-Qur’án 2:34]

 

Que ALLAH nos proteja, através da Sua graça, do orgulho e da arrogância e nos conceda a humildade. Ámin.

—————

Voltar