As virtudes do Tassbih

10-04-2009 23:40

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) afirmou: “Duas palavras são bastantes leves para a língua (fáceis de pronunciar), pesadas na balança e muito queridas pelo Rahmán (ALLAH): Subhánalláhi Wabihamdihi, Subhánalláhil Azim”. [Bukhari]

 

Ibn Abbáss (que Allah esteja satisfeito com ele) conta que, quando ALLAH criou o Arsh (Trono), ordenou aos anjos para que o levantassem. Quando os anjos sentiram-no pesado, ALLAH afirmou: Digam “Subhánallah”; e assim, os anjos conseguiram levantá-lo.

 

Mais tarde, os anjos tornaram a recitação deste Tassbih uma prática constante até à criação de Ádam (que Allah esteja satisfeito com ele). Certa vez, quando este espirrou, ALLAH ordenou-lhe a dizer “Alhamdulillah”, e ALLAH próprio respondeu dizendo “Yárhamuka Rabbuka Wa Liháza Khalaqtuka – que ALLAH tenha misericórdia de ti e Eu criei-te para esse fim”.

Ao ouvirem isso, os anjos retorquiram: “Esta é uma palavra abençoada, da qual não devemos negligenciar”. Assim, eles juntaram este Tassbih ao primeiro e, por muito tempo, ficaram a recitar “Subhánalláhi Walhamdulilláhi”, até o tempo da profecia de Nuh (que Allah esteja satisfeito com ele). O povo de Nuh (que Allah esteja satisfeito com ele) foi o primeiro a praticar a idolatria. ALLAH enviou a Revelação a Nuh (que Allah esteja satisfeito com ele), para que exortasse o seu povo a recitação de “Lá Iláha Illallah”, através da qual poderiam obter a satisfação de ALLAH.

 

Mais uma vez, os anjos concluíram que estas palavras eram bastante elevadas, começando a recitá-las juntamente com as anteriores. Assim, por muito tempo, os anjos glorificavam e louvavam ALLAH, recitando “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu”. Já na era da profecia de Ibrahim (que Allah esteja satisfeito com ele), quando ALLAH ordenou-o para que sacrificasse o seu filho e no lugar deste enviou um cordeiro, pela alegria, Ibrahim (que Allah esteja satisfeito com ele) pronunciou “Alláhu Akbar”. Mais uma vez, os anjos viram que estas palavras tinham um valor muito elevado, e acrescentaram-nas às anteriores, começando a recitar “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar”.

 

Quando Jibraíl (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou toda estas passagens ao Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele), em admiração, recitou “Lá Haula Walá Quwwata Illá Billáhil Aliyil Azim”. Então, Jibraíl (que Allah esteja satisfeito com ele) pediu ao Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) para que também juntasse estas palavras às anteriores, perfazendo “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar, Walá Haula Walá Quwwata Illá Billáhil Aliyil Azim”, cuja tradução é: “Glória para ALLAH e todos os Louvores para ALLAH; e não existe outra Divindade excepto ALLAH, e ALLAH é o Maior. E não há poder nem força excepto de ALLAH, o Altíssimo, o Grande”. [Tanbihul-Gáfilin]

 

O efeito de Tassbih

 

Khálid Bin Imran (que Allah esteja satisfeito com ele) narra o seguinte: “Certa vez, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) veio à nossa tribo e disse: Levem os vossos escudos (para protecção). Perguntaram-lhe: Ó Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele), será que receamos (perigo) por parte do inimigo? Respondeu: Não, tomem o escudo para protegerem-se do Fogo. Novamente foi interrogado: Qual é o escudo de protecção contra o Fogo? O Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) afirmou: Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar, Walá Haula Walá Quwwata Illá Billáhil Aliyil Azim.

 

No Dia de Quiyámah, estas palavras caminharão à frente da pessoa, dos seus lados e por detrás dela, isto é, caminhará à frente guiando-a em direcção ao Paraíso e protegê-la-á dos lados e por trás contra o fogo e outras calamidades. É este o Tassbih que é recitado várias vezes no Salátul-Tassbih. Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) afirmou: “A recitação de ‘Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar’, é mais querida para mim do que tudo sobre o qual o Sol ilumina (isto é, todo o Mundo)”.

 

Quando é que se deve intensificar a recitação

 

Ibn Mass’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) afirma que ALLAH dividiu o Akhláq (conduta) entre as pessoas assim como Ele distribuiu o Rizq (sustento). Na verdade, ALLAH concede a riqueza a todos, aos que Ele ama e aos que Ele não ama; no entanto, a riqueza de Imán (Fé) só concede aos Seus queridos. Por conseguinte, quando ALLAH expressa o Seu amor para com o Seu servo, Ele concede-lhe a Fé. A pessoa que se torna avarenta, teme qualquer perigo por parte do inimigo ou receia ser atingido por algum tipo de calamidade durante a noite, que recite em abundância as palavras “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar”.

 

Quando Ibn Mass’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) via algum necessitado a mendigar, justificando através do versículo [Al-Qur’án 2:145]: “Qual é a pessoa que concederá empréstimo a ALLAH”, afirmava que um bom empréstimo são as palavras “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar”. Com isso, ele pretendia dizer que a pessoa que estiver em dificuldades e nada possuir para dar em caridade, que recite estas palavras e obterá a recompensa de ter concedido Sadaqah.

 

Consta num Hadice em que o Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) encorajou os Sahábah (que Allah esteja satisfeito com eles) a darem Sadaqah. Abu Umámah (que Allah esteja satisfeito com ele), que estava sentado diante do Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele), movimentava os seus lábios; o Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) perguntou-lhe: “O que estás a recitar com esse movimento dos lábios?” Ele respondeu: “Ó Profeta de Allah (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele), estou observando as pessoas a darem caridade e, como nada possuo que possa dar em caridade, comecei a recitar “Subhánalláhi Walhamdulilláhi Walá Iláha Illalláhu Walláhu Akbar”.

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Allah estejam com ele) afirmou: “Ó Abu Umámah, a recitação destas palavras é melhor do que dares em caridade um Mud (unidade de medida) de ouro aos necessitados.

 

—————

Voltar