As boas maneiras em casa

09-11-2010 22:43

Difundir bondade em casa

 

Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) disse: “O Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: «Quando Allah deseja um bem para com as pessoas de uma família, Ele introduz a bondade entre elas»”. (Ahmad)

De acordo com um outro relato: “Quando Allah ama as pessoas de uma família, Ele introduz a bondade entre elas.” (Ibn Abi al-Dunya e outros)

 

Por outras palavras, eles começam a ser gentis uns com os outros. Este é um dos meios para se alcançar a felicidade em casa, porque a bondade é muito benéfica para os esposos e os filhos e traz resultados que não seriam obtidos por intermédio da dureza ou severidade. Disse o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele): “Allah ama a bondade e dá a recompensa de uma forma que Ele não dá na severidade ou em qualquer outra coisa.” (Muslim)

 

Ajudar a esposa no trabalho de casa

 

Muitos homens acham que o trabalho doméstico é desprezível para eles e alguns pensam que este denigre a sua condição e posição se ajudarem as esposas neste tipo de trabalho. O Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele), no entanto, tinha por hábito “costurar as suas roupas, consertar os seus sapatos e fazer qualquer outra tarefa que os homens fazem em casa”. (Ahmad)

Isto era contado por sua esposa Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) quando perguntavam a ela sobre o que o Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) costumava fazer em sua casa; sua resposta era a descrição do que ela tinha visto. Segundo um outro relato, ela disse: “Ele era como qualquer outro ser humano: limpava suas roupas, ordenhava sua ovelha e servia-se.” (Ahmad)


Também perguntavam a Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) sobre o que o Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) costumava fazer em sua casa e ela dizia “Ele costumava servir sua família e, quando chegava a hora da oração, ele saía para rezar.” (Bukhari)

 

Se nós, os muçulmanos, fizéssemos o mesmo, hoje em dia, conquistaríamos três coisas:

  1. Estaríamos seguindo o exemplo do Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele);
  2. Estaríamos ajudando as nossas esposas;
  3. Nós nos sentiríamos mais humildes e menos arrogantes.

 

Alguns homens exigem das suas esposas a comida imediatamente, quando a panela ainda está no fogo e os filhos gritam para serem alimentados; ele não pega nos filhos ou espera sequer um pouco para ser servido. Que este hadith seja um lembrete e uma lição!

 

Ser afectuoso e brincar com os membros da família

 

Mostrar afecto para com a esposa e filhos é uma das coisas que leva à criação de uma atmosfera de felicidade e amizade em casa. Por isso, o Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) aconselhou Jabir (que Deus esteja satisfeito com ele) a casar-se com uma virgem dizendo “Por que você não se casa com um virgem, para que você brinque com ela e ela brinque com você e você a faça rir e ela o faça rir?” (Bukhari e Muslim)

 

O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) costumava tratar sua esposa Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) afectuosamente quando os dois faziam ghusl, conforme ela (que Deus esteja satisfeito com ela) disse: “O Mensageiro de Allah e eu costumávamos fazer ghusl juntos de um vaso e ele fingia pegar toda a água para que eu dissesse ‘Deixe um pouco para mim, deixe um pouco para mim’ – e os dois estávamos em estado de janabah (impureza)”. (Muslim)


O modo como o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) mostrava afecto para com as crianças também é bastante conhecido para ser citado. Frequentemente ele costumava mostrar a sua afeição para com Hassan e Hussein. Talvez esta seja uma das razões pelas quais as crianças se alegravam quando ele voltava de viagem; elas corriam para recebê-lo, conforme relatado no hadith sahih: “Sempre que ele retornava de uma viagem, as crianças de sua família corriam para encontrá-lo”. Ele (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) gostava de abraçá-las bem perto, como contou 'Abdullah ibn Jafar (que Deus esteja satisfeito com ele): “Sempre que o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) voltava de uma viagem nós saíamos para encontrá-lo. Um dia, nós o encontramos, Hassan, Hussein e eu. Ele carregou um de nós na sua frente e o outro nas suas costas até entrarmos em Medina”. (Muslim)

 

Compare-se isto com a situação em alguns tristes lares, onde não há brincadeiras  sinceras (isto é, brincadeiras que não envolvam mentiras), afecto e compaixão. Aquele que pensa que beijar os filhos é contrário à dignidade da condição de pai deve ler o seguinte hadith de Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ele), que disse: “O Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) beijava al-Hasan ibn 'Ali e al-Aqra' ibn Habis al-Tameemi estava sentado com ele. Al-Aqra’ disse: “Eu tenho dez filhos e nunca beijei qualquer um deles”. O Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) olhou para ele e disse: “Aquele que não mostra compaixão não terá compaixão”.

—————

Voltar