7 erros mais comuns que cometemos nas orações

12-04-2009 00:01

Erro nº 1: Recitar a Sura al-Fatiha rapidamente sem fazer pausas após cada versículo.

 

O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) costumava fazer pausas após cada versículo deste sura. (Abu Dawood).

Erro nº2: Colocar os braços de lado do corpo, no rukoo’ ou sujood, e juntar a barriga às coxas no sujood.


O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) disse: ”Que nenhum de vós se apoie sobre os antebraços (no sujood) como um cão. Que descansem sobre as vossas palmas e mantenham os vossos cotovelos afastados do vosso corpo.” (Sahih Muslim)

 

O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) costumava manter os seus braços afastados do corpo durante o rukoo’ e sujood, de maneira a que a clareza dos seus sovacos eram visíveis. (Sahih Muslim)

 


 

Erro nº3: Olhar para cima durante a oração


Isto pode causar a perda de concentração. Nós somos instruídos a baixar o nosso olhar, e olhar para o ponto no qual a nossa cabeça irá ser colocada durante o sujood. O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) avisou: “Que aqueles que levantam o seu olhar durante a oração deixem de o fazer, caso contrário o seu olhar não voltará para eles (por exemplo, perdem a sua visão)”. (Muslim)

 


 

Erro nº4: Colocar apenas a ponta da cabeça no chão durante o sujood

  
O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) disse: ”Sou instruído a prostrar nos sete ossos da testa e do nariz, nas duas mãos (palmas), nos dois joelhos e nos dois pés.” (Sahih Muslim)

A aplicação da instrução anterior implica repousar a testa e o nariz no chão durante o sujood.

 


 

Erro nº5: Movimentos rápidos do orador que não permitem o descanso e a calma no rukoo’ ou sujood 

 

O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) viu um homem que não tinha completado o seu rukoo’ (inclinação, vénia), e efectuou um sujood muito curto (prostração). Ele, o Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam), disse: ”Se um homem morre enquanto ora desta maneira, ele morrerá defendendo outra religião que não a religião de Muhammad (sallallahu alaihi wassallam)."

 

Abu Hurairah (RA) disse:  "O meu amado amigo, Muhammad (sallallahu alaihi wassallam) proibiu-me de estar em posições durante a oração que imitem o bicar de um galo (significando a rapidez de execução da oração), mexer os olhos como um raposa e o sentar como o de macacos (isto é, sentar nas coxas).” (Imam Ahmad & at-Tayalisi)

 

O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) disse: ” O pior ladrão é aquele que rouba da sua própria oração.” As pessoas perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam), como é possível alguém roubar da sua própria oração?” O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) respondeu “ao não completar o seu rukoo’ e sujood.” (At Tabarani & al-Hakim)


Completar rukoo’ e sujood significa ficar nessa posição tempo suficiente de modo que se consiga recitar três vezes 'Subhana rabbiyal Adtheem', CALMAMENTE, e 'Subhana rabbiyal-a'ala' três vezes CALMAMENTE, no sujood. O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) também disse que: ”Aquele que não completar o seu rukoo’ e sujood, a sua oração não é válida.” (Abu Dawood & outros)

 


 

Erro nº6: Contar tasbeeh com a mão esquerda

 

O Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) costumava contar o tasbeeh com os dedos da sua mão direita após o salat. Ibn Qudamah (RA) disse: "O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) usava a sua mão direita para o tasbeeh.” (Abu Dawood)

 

O hadith acima mencionado indica claramente que o Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) usava apenas uma mão para contar tasbeeh. Nenhum muçulmano com uma mente sã poderia imaginar que o Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) usava a sua mão esquerda para contar o tasbeeh.

 

Aa'ishah (RA) disse que o Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) apenas usava a sua mão esquerda para Istinjaa', ou para se limpar a si próprio após as suas necessidades fisiológicas. Nunca a usava para contar o tasbeeh.

 

Yasirah (RA) narra que o Profeta de Allah (sallallahu alaihi wassallam) instruiu as mulheres para contar o tasbeeh com os seus dedos.

 
O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) disse: “Eles (os dedos) serão feitos para falar, e serão questionados (no dia da Ressurreição)”. (At-Tirmidhi)

 

O hadith acima indica que é preferível contar o tasbeeh nos dedos da mão direita do que fazê-lo com o masbahah (terço).


 

Erro nº7: Atravessar à frente de uma pessoa que está a rezar


O Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi wassallam) avisou: “Se aquele que atravessa à frente de uma pessoa que ora soubesse as consequências de o ter feito, ele teria esperado 40* em vez de ter atravessado à frente dele”. (Sahih Bukhari and Muslim).

 

*Os 40 que são narrados podem ser dias, meses ou mesmo anos. Allah saberá melhor.

 

—————

Voltar