A viagem para o Ákhirat

12-04-2009 00:37

Quando alguém pretende viajar para um outro país, ele antes consulta o seu agente de viagem para inteirar-se dos requisitos necessários. Certamente que necessitará de visto de entrada, certificado de vacinas, além de estar sujeito a inspecção alfandegária.

Em circunstâncias normais, ninguém viaja sem ter previamente tratado de todos aqueles aspectos burocráticos. A vida mundana é também uma viagem constante e irreversível, que tem o seu início desde que a pessoa nasce.O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: ”Viva no mundo como um estranho (estrangeiro) ou como um viajante.

 

O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) informou-nos sobre os requisitos e a provisão indicada para essa viagem. O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: ”No dia de Quiyámat ninguém dará um único passo sem antes responder às seguintes cinco perguntas:

1º Como é que passou a vida.

2º Como é que passou a juventude.

3º Como é que ganhou os bens.

4º Em que gastou os bens.

5º Como aplicou os conhecimentos que teve."

 

É de salientar que as respostas serão dadas consoante o nosso comportamento (acções) na vida do "Dunya" (mundo). Cada um que medite se está ou não apto para responder a estas questões. Recorde

que todas as nossas boas ou más acções são imediatamente registadas pelos Anjos (Kiráman e Cátibin) e no Dia de "Quiyámat", nós próprios faremos o nosso próprio julgamento. ALLAH ordenará a cada pessoa

para ler o seu registo e, por isso, não será necessário alguém dar a sentença. Os nossos órgãos testemunharão as boas ou más acções praticadas. Portanto além de ALLAH estar a ver tudo, nós também temos “sensores” que captam e registam tudo quanto fazemos, e nós próprios testemunharemos os nossos actos.

 

A morte é certa e dela ninguém escapará, nem ricos, nem pobres, nem santos, nem Profetas. Todos temos essa noção, mas iludimo-nos com o mundo e nem sempre levamos isso a sério. Recomenda-se que nos assuntos mundanos a pessoa encare como se fosse viver eternamente mas quanto aos assuntos de Ákhirat encare como se isso fosse o seu último acto. Isto significa que nos assuntos mundanos não é necessário apressarmo-nos, cada dia que tivermos é uma oportunidade para resolvermos os nossos problemas, mas para o Ákhirat temos que estar prontos; não sabemos quando o "Malakul Maut" bate à

nossa porta.

 

O Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse: "Os inteligentes e os nobres são os que mais recordam a morte e estão constantemente a prepararem-se para o seu encontro." (Ibn Maja)

ALLAH diz no Cur’ane: ”A vida do mundo não é mais do que uma brincadeira e um passatempo (de alguns dias). Muito melhor é a morada no Akhirat para os que passam a vida na piedade. Não o compreendeis?" (Cap 6 Vers 32)

No Dia do Juízo Final, certas pessoas estarão isentas de julgamento e serão encaminhados directamente para os seus felizes destinos. Ibn Abbass (R.T.A.) narra que certa vez o Mensageiro de ALLAH saíu de sua casa e disse: ”Os povos (passados) foram-me apresentados. Com alguns mensageiros vi somente um homem (que aceitou a sua profecia). Alguns tinham dois (homens) e outros tinham um grupo. Outros ainda não tinham ninguém. Depois vi um grande grupo. Devido à sua extensão numérica, parecia cobrir o horizonte. Eu pensei que ALLAH fizesse desse grupo, o meu. Foi-me dito que era Mussa (A.S.) com o seu povo. Seguidamente foi-me dito, eleve o seu olhar. Quando elevei, vi um grande grupo, como se tivesse coberto o horizonte. Foi-me dito vê a seu redor. Vi um grande grupo que de facto cobria o horizonte.

 

Então disseram-me: Este é o teu grupo e com eles outros 70.000 (tipos de pessoas) entrarão no Jannat sem prestação de contas. Esses serão aqueles que não recorrerem a advinhos, nem indulgem-se nas bruxarias nem marcam os seus corpos (como cura). Esses somente confiam no seu Criador.” (Muttafaq-Alaih)

 

Depreende-se deste Hadice que a boa conduta neste mundo, ou seja, a obediência total às ordens de ALLAH, servirá para adquirirmos o “livre trânsito” no Ákhirat.

O Mensageiro de ALLAH (sallallaho alaihi wassalam) disse: “No Dia de Quiyámat um pregador proclamará: «Onde estão os prudentes?» As pessoas retorquirão: «Quem são so prudentes?» Dirá: «São os que sempre recordaram a ALLAH, estando sentados, de pé, ou deitados, ponderaram sobre a criação dos céus e da terra e diziam: «Ó ALLAH! Tu não criaste tudo isto em vão. Nós glorifi cámo-Te; salvai-nos do fogo do Inferno.» Seguidamente aparecer-lhes-á uma bandeira, seguir-lhe-ão e ser-lhes-á dito para entrar no Jannat e lá permanecerem eternamente.” (Targuib)

 

Também consta que o praticante dos cinco Salates, será admitido no Jannat sem prestar de conta. Haverá também os que beneficiarão da intercessão do Profeta (sallallaho alaihi wassalam). Abu Hurairah (R.T.A.) certa vez perguntou ao Mensageiro de ALLAH (sallallaho alaihi wassalam) quem será o maior beneficiado da sua intercessão no Dia da Ressurreição. O Mensageiro de ALLAH (sallallaho alaihi wassalam) respondeu: ”Tomando em conta a tua ansiedade pelo Ilm, eu poderia esperar que ninguém além de ti fizesse essa pergunta antes.” Depois o Profeta (sallallaho alaihi wassalam) disse a Abu Huraira (R.T.A.) que o mais abençoado ou o mais beneficiado da sua intercessão será a pessoa que proclama “Lá Iláha Illal Láhu” com sinceridade.” (Al-Bukhari)

 

Zaid Bin Arkám (R.T.A.) narra que o Mensageiro de ALLAH (sallallaho alaihi wassalam) disse: ”Quem recitar «Lá Iláha Illal Láhu» com sinceridade entrará no Paraíso. Alguém perguntou qual era o sinal de sinceridade. Ele se explicou dizendo que isto (a sinceridade) impede de se praticar coisas proibidas.” Allama Ainí (R.A.) cita que o Mensageiro de ALLAH (sallallaho alaihi wassalam) intercederá no Dia de Quiyámat em seis vias diferentes. Primeiro, será para aliviar o intolerável desespero e a suspensão no campo de Julgamento, onde todas as pessoas estarão aflitas de várias formas e preferirão serem enviadas para o inferno a fim de esse desespero e incerteza tenha um fim.

 

Eles se dirigirão a todos os Profetas de elite, um por um, pedindo para que interceda perante ALLAH, o Poderoso, mas ninguém atender-lhes-á. Por fim, o Mensageiro de ALLAH intercederá a favor de todas as pessoas, incluíndo os Jinnes e homens, crentes e não crentes. Seguidamente o Mensageiro de ALLAH intercederá para se atenuar o castigo de alguns descrentes, como se refere no Hadice sobre Abu Talib.

A terceira será para se tirar do inferno alguns crentes que foram para ali lançados. A quarta será para perdoar do inferno alguns crentes que devido aos seus erros foram condenados a tal. A quinta será a favor de alguns crentes para que sejam admitidos no Jannat, sem ajustes de contas. E, fi nalmente, a sexta será para elevar o estatuto dos crentes em geral.

 

Pratique boas acções, peça encarecidamente o perdão a ALLAH, diariamente; reflicta sobre todas as suas acções; tente corrigí-las procurando cumprir rigorosamente as ordens de ALLAH e os Sunnates do Profeta (sallallaho alaihi wassalam). ALLAH é Perdoador, gosta de perdoar o Seu servo sincero, peça-Lhe perdão.

—————

Voltar