A água de Zam - Zam

12-04-2009 02:03

Os teólogos concordam unanimemente que a água de Zam-Zam é a melhor, a mais pura e superior de todas as águas existentes na Terra. Ela possui vários nomes, de entre os quais: Zam-Zam, Zammam, Zumazim, Rakdha Jibríl, Hazmatul-Jibríl.

 

Esta água tem a sua origem ligada à Hajrah, esposa do profeta Ibrahim (a.s.). Quando este deixou a esposa e o filho Issmail (a.s.) junto aos vales de Makkah, nas redondezas de Ká’bah, depois de um certo período, esgotou-se toda a comida que possuíam.

Nesta aflição, ela começou a correr entre os montes Safá e Marwá, na esperança de conseguir algo com o qual pudessem alimentar-se. De repente, ela deparou que junto dos calcanhares do seu filho jorrava água; imediatamente ela começou a criar barreiras em redor da fonte, receando que a água se desperdiçasse, pois eles encontravam-se num deserto.

Por essa razão, existem várias denominações a respeito de Zam-Zam: devido à sua abundância, devido à sua aglomeração, à sua colectividade e devido ao seu fluxo.

 

O poço de Zam-Zam tinha desaparecido por completo, devido aos pecados e opressões que as pessoas cometiam na sua proximidade.

Após o incidente dos Ass’hábul-Fil (donos dos elefantes) onde Abraha, o governador de Iémen, lançou um ataque em direcção a Makkah com o intuito de demolir o Ká’bah.

Abdul Mutallib, avô do profeta Muhammad (sallallahu alaihi wassallam), que na altura era o guardião de Ká’bah e uma personalidade muito respeitada e honrada no seio dos Quraish, teve um sonho no qual era solicitado a reabrir o poço de Zam-Zam. Ao despertar, ele disse: “Ó ALLAH, esclarecei melhor para mim”.

Num segundo sonho, foi-lhe informado: “Desenterre o Zam-Zam, que se encontra escondido entre o excreto e sangue, no lugar onde tu encontrarás um corvo junto ao formigueiro, em frente à pedra vermelha”.

 

No dia seguinte, dirigiu-se ao Massjidul-Harám e sentou-se à espera de poder observar os sinais. Mais tarde, uma vaca foi degolada perto do Massjid, onde caiu morta. Após ter sido removida a pele e levada a carne, aproximou-se um corvo, que se sentou sobre o excreto e começou a procurar pelo formigueiro. Abdul Mutallib começou a escavar no mesmo lugar.

Ao verem isso, os Quraishitas foram ao seu encontro e espantados, perguntaram-lhe a razão pela qual estava cavando. Ele respondeu: “Estou cavando um poço”.

Apesar de muita oposição por parte do seu povo, que tudo fizeram para impedir a escavação, Abdul Mutallib continuou, até que atingiu a nascente da água. Depois, construiu um reservatório através do qual a água era distribuída aos peregrinos.

 

O PROFETA MUHAMMAD (sallallahu alaihi wassallam) E A ÁGUA DE ZAM-ZAM

 

Sayidina Ibn Abbáss (r.a.) disse: “Apresentei ao Profeta (sallallahu alaihi wassallam) a água de Zam-Zam para beber e ele bebeu de pé”. [Al-Bukhari]

Sayidina Abu Dhar (r.a.) narra que Rassulullah (sallallahu alaihi wassallam) afirmou: “Jibraíl abriu o telhado da minha casa, entrou através dele, cortou o meu peito e lavou-o (coração) com a água de Zam-Zam. De seguida, veio com uma porcelana dourada, repleta de sabedoria e fé, esvaziou-a no meu peito (coração) e selou-o. Depois disso, ele pegou a minha mão e ascendeu comigo ao Céu (viagem de Mehráj).”

 

Ibn Ubai Malikiyah disse: “Estive com Ibn Abbáss (r.t.a.), quando chegou um homem e sentou-se junto dele. Ibn Abbáss (r.t.a.) perguntou-o: “De onde vens?Disse: “Vim após ter bebido a água de Zam-Zam”.

Ibn Abbáss (r.t.a.) disse: “Será que bebeste-a conforme devia ser bebida?” Disse: “E como é isso?

Ibn Abbáss (r.t.a.) disse: “Direccionas para o Quiblah, mencionas o Nome de ALLAH (i.é,dizer Bissmilláhir-Rahmánir-Rahim) e em seguida bebes, fazendo três pausas; quando terminares de beber, agradeça a ALLAH, O Exaltado, e de seguida enche o teu estômago com ela, pois eu escutei o Profeta (sallallahu alaihi wassallam) a dizer:

Na realidade, a diferença entre nós e os hipócritas é de eles não encherem os seus estômagos com Zam-Zam.” [Ibn Májah]

 

A MELHOR ÁGUA SOBRE A FACE DA TERRA

 

Sayidina Ibn Abbáss (r.t.a.) narra que o Profeta (sallallahu alaihi wassallam) disse: “A melhor água sobre a superfície da Terra é a água de Zam-Zam; ela é alimento para o esfomeado e cura para o doente. E a pior água sobre a superfície da Terra é a água do vale de Barhut em Hadhramaut (uma cidade no Iémen)”.

Sayidina Abu Bakr (r.t.a.) disse: “A pessoa deve gostar de beber e distribuir a água de Zam-Zam, caso seja possível”. Sayidina Ali (r.t.a.) disse: “O melhor poço para as pessoas é o Zam-Zam e a pior é a água de Barhut”.

Sayidina Ibn Abbáss (r.t.a.) disse: “Praticai o vosso Salát no lugar da oração dos piedosos e bebei da bebida dos piedosos”.

Perguntaram-lhe: “Onde é o lugar de oração dos piedosos?” Ao que respondeu: “Por baixo do calho.” (do Sagrado Ká’bah).

Quando lhe perguntaram: “Qual é a bebida dos piedosos?” Ele respondeu: “Água de Zam-Zam.

Sayidina Khalil Mujáhid At-Tábi’i (r.a.) disse: “(Zam-Zam) serve a intenção pela qual for bebida e você beneficia do objectivo pela qual foi bebida”. Era prática de alguns piedosos, que sempre que alguém os visitasse em Makkah, não lhes deixava partir sem que fossem servidos água de Zam-Zam.

 

A CURA ATRAVÉS DE ZAM-ZAM

 

Sayidatina Aisha (RTA) disse: “Rassulullah (sallallahu alaihi wassallam) costumava levar a água de Zam-Zam num odre, e também costumava deitá-la sobre o doente, fazendo-os bebê-la”.

Daqui deduz-se que é permissível levar a água de Zam-Zam para fora de Makkah.

Também se ilustra o método de se tratar os doentes com recurso à água de Zam-Zam, que consiste no seguinte: leva-se o doente para junto da água de Zam-Zam (isto se estiver em Makkah) e coloca-se a água num recipiente; depois derrama-se pouca água sobre o paciente com intenção de curá-lo através da ordem de ALLAH (também se pode lavar o doente com intenção de cura por parte de ALLAH); de seguida, o doente deverá beber a água o quanto puder.

É importante realçar aqui que a água de Zam-Zam só beneficia a quem tiver total fé e convicção nas palavras do Profeta (sallallahu alaihi wassallam), e crer profundamente de que somente ALLAH, O Exaltado, tem o poder de curar qualquer doença. O paciente não deve experimentá-la para ver se faz efeito ou não.

 

CURA PARA A FEBRE

 

Sayidina Abu Jamrah Al-Dhab’i (r.a.) disse: “Eu costumava sentar junto de Ibn Abbáss (r.t.a.) em Makkah. Certo dia, senti febre e ele disse: Arrefeça-o com a água de Zam-Zam, pois Rassulullah (sallallahu alaihi wassallam) afirmou: Ela (a febre) é da quentura do Fogo do Inferno, por isso, arrefeça-o com água, ou ele disse água de Zam-Zam”. [Al-Bukhari]

Sayidatina Assma (RTA), filha de SayidinaAbu Bakr (r.t.a.), costumava salpicar a água de Zam-Zam sobre a pessoa que estivesse com febre.

 

CURA PARA DOR DE CABEÇA E VISÃO

 

Dah’hák Ibn Muzahim citou as seguintes afirmações: encher a barriga com Zam-Zam liberta da hipocrisia; a água de Zam-Zam alivia dores de cabeça; olhar para o Zam-Zam fortifica a visão; virá um tempo em que a água de Zam-Zam será mais doce do que a dos rios Nilo e Eufrátes.

Este último facto tornou-se realidade no ano 281 AH, quando Makkah foi assolada por chuvas torrenciais, que encheram os vales ao ponto de o nível da água de Zam-Zam atingir alguns centímetros da borda do poço. As pessoas nunca tinham visto algo semelhante.

A sua água havia tornado mais doce do que a de qualquer outro poço.

 

PREVENÇÃO DA SEDE NO DIA DO JULGAMENTO

 

A pessoa que beber a água de Zam-Zam com intenção de não ter sede no Dia do Julgamento, poderá alcançar esse objectivo através da graça de ALLAH.

Qassim Ibn Muhammad Ibn Ibad escutou Suwaid Ibn Said afirmando: “Vi Abdullah Ibn Mubárak (r.a.) em Makkah, a aproximar-se do Zam-Zam; em seguida, ele derramou alguma água sobre si e depois, virando para o Quiblah, disse: Ó ALLAH, certamente que Ibn Abu Mawal disse-nos sob autoridade de Muhammad Ibn Munkadir (r.a.), de que o Profeta (sallallahu alaihi wassallam) disse: “Zam-Zam serve a intenção pela qual for bebida”; eu bebo-a para me prevenir da sede no Dia do Julgamento. De seguida, ele bebeu-a.

 

PROCURA DO ILM (CONHECIMENTO)

 

Quantos teólogos adquiriram conhecimento (Ilm) e foram abençoados com a memorização, após terem bebido do Zam-Zam! Quantos foram os juristas, cujos corações ALLAH iluminou, para aceitarem o conhecimento da Sua religião, após terem bebido o Zam-Zam! Isto não é fora de comum, pois a água de Zam-Zam é abençoada. Ibn Huzaimah (r.a.) foi interrogado a respeito da proveniência do seu conhecimento e ele disse: O Profeta (sallallahu alaihi wassallam) afirmou: “Zam-Zam serve a intenção pela qual for bebida”. Por isso, quando eu bebi, pedi a ALLAH para me conceder conhecimento benéfico. Ó estudantes, avancem e bebam a água de Zam-Zam, e peçam a ALLAH que vos conceda Ilm benéfico [Al-Hákim].

 

ZAM-ZAM E A CURA DO CANCRO

 

Uma marroquina narra a própria experiência no seu livro “Lá Tansa ALLAH” (Não Esqueça ALLAH). Ela adoeceu seriamente, até ao ponto de os médicos dizerem: “Sentimos muito em informar-lhe que o cancro espalhou-se por todo o peito e a senhora não poderá viver mais do que 3 dias, pois não há cura para tal!”

Antes de regressar a Marrocos, o seu marido sugeriu-lhe que viajassem para Makkah, afim de efectuarem Umrah. Ela conta: “Efectuei Itikáf (reclusão) na Casa de ALLAH e bebia continuamente a água de Zam-Zam, alimentando-me diariamente apenas com um pedaço de pão e um ovo. Passava os meus dias efectuando Salátes, recitando Qur’án e fazendo Duá. Durante quatro dias, eu não sabia o que era dia e noite.

Recitava o Sagrado Al-Qur’án do princípio ao fim, e quando efectuava o Salát, prostrava-me por um longo período, chorando com remorsos pelas inúmeras bênçãos que ALLAH me concedera, e pelas obrigações religiosas que eu tivera negligenciado.

Alguns dias depois, deparei que as marcas vermelhas sobre o meu peito tinham desaparecido por completo, e senti que algo havia acontecido. Decidi voltar para Paris e consultar novamente os médicos. Chegados lá, os médicos ficaram espantados e repetiram as suas inspecções por várias vezes, não acreditando nos factos que se encontravam à sua frente!”

 

Ela regressou a Marrocos e contou a sua história aos familiares e amigos, de como o seu cancro tinha sido milagrosamente curado pelo consumo da água de Zam-Zam.

Em Marrocos, surgem-lhe novamente as dores e ela volta a ser internada. Depois, continuou com o tratamento pela terapia “Kimo”, que possui efeitos secundários bastante nefastos: deformações no corpo, queda de cabelo, etc.

Quando todos tinham perdido as esperanças, eis que mais um milagre acontece: “Sonhei com uma luz brilhante que quase cegou os meus olhos; eu estava certa de que era o Profeta (sallallahu alaihi wassallam). Contei-lhe a minha história enquanto ele escutava atentamente. Quando terminei, ele esfregou a minha cabeça com as suas abençoadas mãos e aconselhou-me a ter paciência, dizendo-me que tudo o que estava a acontecer, era uma bênção. De seguida, ele apertou fortemente a minha cabeça, até que despertei. A mão do Profeta (sallallahu alaihi wassallam) estava a esfregar a minha cabeça careca, enquanto me aconselhava dizendo numa voz cheia de piedade: Por ALLAH, nada te afligirá senão bênçãos.

 

O cancro desapareceu-lhe por completo e ela passou a viver saudável.

Ela termina a sua história dizendo: “Existe uma força oculta que o cérebro não possui habilidade de compreender; essa força é ALLAH. Enquanto a possuíres, continua vivendo a tua vida na íntegra, pois ALLAH estará contigo e as portas dos céus estarão sempre abertas. É somente através de ALLAH que se obtém superioridade sobre aterra, por isso... Não Esqueça ALLAH!

 

DUÁ AO BEBER A ÁGUA DE ZAM-ZAM

 

Tradução: “Ó ALLAH! Eu peço-Te o Ilm (conhecimento) benéfico, a abundância na provisão e a cura de todas as doenças”.

 

—————

Voltar