A relação com os nossos pais

09-11-2010 22:42

Na vida acelerada dos dias actuais, muitas vezes ficamos tão ocupados que nos esquecemos dos direitos dos nossos pais. Os valores familiares vão sendo esquecidos e quase sempre os nossos amigos são mais importantes do que nossos parentes.

 

O que melhor enfatiza o bom tratamento que devemos dar a nossos pais é o versículo do Alcorão (com a interpretação de seu significado):

“E vosso Senhor ordenou que não adoreis a ninguém senão Ele, e que sejais bondosos com vossos pais. Se um deles ou ambos chegarem à idade avançada em vossa companhia, não os rejeiteis e nem os repreendeis e falai com eles em termos honrosos.” (Alcorão 17:23)

 

São duas as conclusões notáveis que podem ser observadas neste versículo. Em primeiro lugar, Allah, o Exaltado, chama a atenção para o tratamento que devemos dispensar aos nossos pais, seguido da ordem de só adorarmos a Ele. Isto mostra a importância de sermos gentis com os nossos pais e a elevada condição que Allah colocou os pais nas nossas vidas. Em segundo lugar, Ele nos ordena a não proferirmos sequer os mais mínimos comentários inadequados a eles; então, é realmente surpreendente que algumas pessoas gritem com os seus pais e até lhes digam que se calem.

 

Além do mais, quando perguntaram ao Mensageiro de Allah (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) que acção era a melhor, ele respondeu: “A oração nas horas aprazadas”. Em seguida perguntaram: “E depois?”, ao que ele respondeu: “A amabilidade com os pais”. De novo perguntaram: “E depois?”. Ele respondeu: “O combate activo (jihad) pela causa de Allah.” (Muslim)

 

Vivendo ou não com os seus pais, ou se ambos ainda estão vivos, eis aqui algumas dicas para um bom relacionamento com eles:

 

Se mora com os pais

Tenha por hábito trazer alguma coisa para casa. Por exemplo, compre um presente ou um doce sempre que receber o seu salário;

Passe algum tempo com eles todos os dias, seja para recitar o Alcorão ou ler ahadith juntos, seja para executar tarefas domésticas ou simplesmente manter conversas agradáveis.

Saia com eles.

Atender a tudo o que eles pedirem para que você faça, desde que em consonância com o Islão.

 

Se você não mora com seus pais

Visite-os regularmente – uma vez por semana ou a cada duas semanas.

Se não puder visitá-los com frequência porque, por exemplo, mora longe, então faça alguma coisa boa e chame-os para sua casa.

Também pode enviar cartas e não se esqueça de cumprimentá-los por ocasião das festas islâmicas (Ramadão, Eid, etc.)

 

Se um de seus pais já morreu

Um hadith autêntico narra que um homem veio ter com o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) e perguntou se ele poderia fazer algo de bom pelos seus pais depois deles morrerem. O Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) lhe disse que fizesse o seguinte:

  • Súplica (duá) e pedir o perdão (istighfar) para eles;
  • Executar as suas últimas vontades;
  • Relacionar-se com os parentes que provavelmente sentirão muito a morte dos pais e
  • Honrar os amigos deles.

Noutro hadith, o Profeta (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) também nos ensinou que, entre as boas ações que favorecem aquele morreu, é a de “um filho justo que suplica por ele/ela”.

 

Dificuldades com os pais

Aqueles que voltam para o Islão, muitas vezes enfrentam dificuldades com os pais não muçulmanos. De igual modo, aquele que segue  novos actos de adoração (como deixar a barba crescer ou vestir o niqab) pode viver situações desagradáveis com eles. Embora o muçulmano não deva abandonar esses actos de adoração em obediência aos pais, ele, ainda assim, deve manter uma boa relação com os pais e tratá-los com amabilidade.

 

Allah, o Exaltado, ordenou-nos a obedecer aos nossos pais, mesmo que eles não sejam muçulmanos – mas, uma vez mais, desde que o que seja pedido esteja em consonância com o Islão. Situações como essas exigem uma boa dose de paciência e podem ser consideradas oportunidades para mostrarmos aos nossos pais que a nossa crença nos tornou melhores e nos fez mais próximos a eles.

 

Finalmente, gostaria de encerrar com a súplica do Profeta Ibrahim (que a Paz de Deus esteja com ele) tal como se encontra no Alcorão (com a interpretação do significado):

“Ó Senhor meu, faze-me observante da oração, assim como à minha prole! Ó Senhor nosso, escuta a minha súplica! Ó Senhor nosso, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos fiéis, no Dia da prestação de contas! ”. (Ibrahim 14:40-41)

—————

Voltar