Acções dignas de um muçulmano

11-04-2009 17:19

Para que uma acção tenha validade perante ALLAH não é necessário que ela seja grande, pois por mais pequena que ela pareça, se for praticada com sinceridade e regularidade, o praticante obterá elevadas recompensas perante ALLAH. Neste contexto, inumeramos algumas acções recomendadas pelo Shariah:

 

Caridade

 

O Mensageiro de ALLAH (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A caridade não causa a dimuição na riqueza. Quando a pessoa extende a mão para dar caridade, (isso) primeiro passa pela Mão de ALLAH antes do mendigo, o que significa a aceitação Divina da caridade.

E disse: “Dois anjos descem (dos céus) todas as manhãs. Um ora (dizendo) «Ó ALLAH restitua aquele que gasta» e outro diz «Ó ALLAH arruina a riqueza daquele que guarda (retém)».

E ainda disse: “A caridade extingue o pecado como a água extingue o fogo.” (Relato de At-Tirmizi)

E também disse: “Protejei-vos do fogo do inferno mesmo se for (através) de uma meia tâmara em caridade, e quem mesmo isso não puder fazer, então que pronuncie pelo menos uma boa palavra.” (Relato de Al-Bukhari e Musslim)

 

ALLAH diz no Cur’ane: “Aqueles que gastam as suas riquezas de noite e de dia, em segredo e em público, esses terão recompensa junto ao seu Senhor e não haverá perigo para eles nem a preocupação.” (Cap.2 Vers 274)

 

Visitar o doente

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quando um muçulmano visita outro irmão muçulmano doente, ele certamente junta frutas do paraíso até o seu regresso.” (Relato de Musslim)

E num Hadice Qudssi consta que ALLAH dirá no Dia de Quiyamah: “Ó filho de Adam! Eu estive doente e tu não Me visitaste.” O Homem dirá: “Ó Meu Senhor! Como iria eu visitar-Te se Tu és o Senhor dos Mundos? ALLAH dirá: “Não sabias que fulano tal adoeceu e tu não o visitaste? Não sabias que se tu tivesses visitado, encontar-Me-ias com ele?”

 

Amparar viúvas

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Esse que cuida das necessidades da viúva e do pobre é como o guerreiro que combate pela causa de ALLAH ou como aquele que jejua durante o dia e ora durante a noite.” (Relato de Al-Bukhari)

 

Cuidar dos orfãos

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Eu e o indivíduo que se responsabiliza pelo orfão, estaremos (juntos) no Jannah assim” i.é exemplificou juntando os seus dois dedos (indicador e médio) e disse: “Quem passar a sua mão sobre a cabeça de um orfão como sinal de afeição somente para ALLAH, ser-lhe-á creditado recompensas por cada cabelo onde a sua mão passou.” (Relato de At-Tirmizi)

 

Olhar pelos vizinhos

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “O Anjo Gibrail referenciava tanto dos direitos dos vizinhos que cheguei a pensar que eles seriam considerados herdeiros”. E disse “Quem crê em ALLAH e no Último Dia que fale a verdade ou que se cale. E quem crê em ALLAH e no Último Dia que não moleste nem insulte os seus vizinhos, e quem crê em ALLAH e no Último Dia que trate os seus hóspedes generosamente.” (Relato de Al-Bukhari)

Consta uma narração em que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Não é crente quem come até se satisfazer (sassear) e dorme confortavelmente durante a noite enquanto o seu vizinho dorme esfomeado (e ele sabe disso)

 

Sorrir

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Toda boa acção do muçulmano é caridade e encontrar um seu irmão com face sorridente é uma das boas acções.” (Relato de Abu Dau e At-Tirmizi)

 

Apaziguar duas pessoas

 

Abu Darda narra que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Não querem que vos indique algo melhor que jejuar, caridade e orações (facultativas)?” Nós respondemos afirmativamente e ele disse: “Reconciliar entre dois indivíduos, desde que a disputa entre os dois seja destrutiva para ambos.

 

Remover obstáculos da estrada

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Vi com certeza, um homem passeando no Jannah por ter cortado uma árvore que incomodava os muçulmanos. (Relato de Musslim)

 

Bondade para com os pais

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “No contentamento dos pais encontra-se o contentamento de ALLAH, e no seu descontentamento, está o descontentamento de ALLAH.” (Relato de At-Tirmizi)

E disse: “Eles são o seu paraiso ou o seu inferno.” E ALLAH diz: “Sê bondoso para com (vossos) pais, parentes, orfãos, pobres e os viajantes necessitados.” (Cap.2 Vers 83)

 

Ajudar um muçulmano

 

Quem der de vestir a um muçulmano que não tem vestuário, ALLAH fará vestir a ele com robes verdes no Jannah. Quem der de comer a um muçulmano esfomeado, ALLAH alimentar-lhe-á com frutas do Jannah e quem der de beber a um muçulmano sedento, ALLAH dar-lhe-á de beber da fonte (de Jannah). (Relato de Abu Daud e At-Tirmizi)

 

Esforçar-se pela causa de Allah

 

Consta um Hadice Qudssi onde ALLAH diz: “Ó Filho de Adam! Se tu despenderes algum tempo pela Minha causa, Eu encherei o teu coração de alegria, e removerei a tua pobreza; e se tu não despenderes tempo pela Minha causa, manterei as tuas mãos ocupadas no trabalho e não removerei a tua pobreza. (Relato de Ahmad e Ibn Majah)

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Quem morre sem esforçar-se pela causa de ALLAH ou sem ter tido a intenção no seu coração, morre com sinal de hipocrisia.Relato de Musslim

 

E disse: “Nada é mais querido para ALLAH do que duas gotas e duas marcas: A gota (lágrima) que flui por temor a ALLAH e a gota de sangue derramado no caminho de ALLAH. As duas marcas são: A marca (da ferida) causada no caminho de ALLAH e a marca derivada do cumprimento das obrigações de ALLAH, i.é a marca de Sijdah (prostração).

 

Recordar a Allah (zikr)

 

Consta um Hadice Qudssi onde ALLAH diz: “Eu estou com os Meus servos quando eles recordam-Me e os seus lábios movem na minha recordação.” (Relato de Al-Bukhari)

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “Nenhum servo de ALLAH pratica uma acção que lhe protege mais dos castigos de ALLAH além da recordação a ALLAH.” (Relato de Ibn Majah, Muatta e At-Tirmizi)

 

Recitar o Cur’ane

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse: “A pessoa que recita uma letra do Cur’ane está praticando uma boa acção, mas tem a recompensa de dez boas acções. Eu não digo que Alif Lam Mim é uma letra mas sim Alif é uma letra, Lam é outra e Mim é outra.” (Relato de At-Tirmizi)

 

Procurar o ilm (Conhecimento)

 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bençãos de Deus estejam com ele) disse que sair de manhã para aprender um versículo do Cur’ane ou um capítulo de Ilm tem mais recompensas do que praticar 1000 Racates Nafl (facultativos). O estudante que morre enquanto estiver a procura do Ilm é mártir. E disse também que a aquisição do Ilm (conhecimento) produz no indvíduo o temor a ALLAH. E ainda disse que quem aprende pouco é melhor do que aquele que adora muito. E quem for a procura do Ilm, ALLAH abre-lhe um caminho para o Jannah.

 

—————

Voltar